Minhas aulas na faculdade começaram novamente no início de maio, mas só criei vergonha para personalizar meu caderno agora no feriado. Pois é, de uns tempos pra cá não tenho usado nenhuma capa original nem na mais simples agendinha de telefone, são raras as que me agradam. Aproveitei o momento craft para montar esse DIY para vocês, ensinando a personalizar cadernos de arame em especial, que são mais chatinhos, mas mesmo assim, bem bobinhos de fazer. Espero que gostem. :)

Materiais

  1. 1 imagem (de boa qualidade) impressa em papel fotográfico A4
  2. 1 caderno de arame (comprei um bem baratinho, olhando mais a qualidade das folhas do que o resto)
  3. Lápis
  4. 1/2 metro de papel contact transparente (se a loja vender em menor quantidade, 30 cm é o suficiente)
  5. Tesoura
  6. Cola
  7. Furador de papel
  8. Régua (esqueci de colocar na foto)
  9. Alicate (opcional)

Para fazer

  • Sabe aquelas pontas tortinhas da espiral? Use o alicate ou a mão mesmo para dobrar e desdobrá-las até se quebrarem.
  • Sem o empecilho das pontas, retire a espiral com muito cuidado, segurando o caderno com firmeza para as folhas não desalinharem.
  • Pronto, capa solta para ser personalizada. Deixe o “resto” do caderno reservado, em um lugar que ninguém vá mexer.
  • Posicione a capa no papel fotográfico e risque bem rente com o lápis. Atenção para não traçar mais do que deveria e acabar cortando parte da imagem que você escolheu.

  • Com a imagem do tamanho exato da capa, cole as duas. É para cobrir os furinhos mesmo, pode ficar tranquilo(a).
  • Coloque a capa em cima do lado contrário do papel contact e use o quadriculado para marcar cerca de 1 cm nas bordas. Corte o contact.
  • Com muito cuidado, descole a parte adesiva e aplique na ponta superior da capa para firmar. Vá puxando o restante aos poucos e use a régua para se certificar que não crie bolhas de ar.
  • Pronto, deve ficar mais ou menos assim, com as sobras de contact em toda a borda.

  • Dobre as bordas para as costas da capa. Novamente, o plástico vai cobrir os furinhos, mas não tem problema.
  • Quando fiz meu primeiro caderno personalizado, tentei levar a capa a uma papelaria para usar aqueles furadores rápidos que eles usam para encadernar cópias; mas segundo a atendente, o espaço entre furos é menor que o de um caderno, então só me restou usar um furador. Se o seu tiver aquela proteção por baixo que armazena as bolinhas de papel, retire para ver bem o que está fazendo. Use só um lado do furador para não ter erro, e vá furando de um em um, até terminar toda a capa. O contact atrapalha um pouco, então muita calma para não ficar mal feito. Eu estava com um pouco de pressa, então o meu não ficou lá o melhor trabalho do mundo. ):
  • Depois de pronta, posicione a capa no resto das folhas.
  • Agora é só colocar a espiral e dobrar as pontinhas novamente!

Acho que todo mundo já sabia fazer isso, né? Ou não? Fica uma foto com três dos meus vários cadernos personalizados; o de câmeras é meu xodó, por que será? :)

Comentários

Meu deus que lindo *o* ,adorei o tutorial,parece ser bem prático e fácil de fazer e o melhor de tudo é o fato de não precisar de materiais muito complexos e difíceis de encontrar. Com certeza vou fazer!
Até mais *-*

Lindíssimo o seu caderno, Zé! Amei. Acabei me inspirando para reformar o meu também, já que meu caderno da faculdade tá bem velhinho e feinho. Com poucos materiais e gastando bem pouco você deixou seu caderno adorável. <3

T-O-P DEMAIS SEUS CADERNOS! Já iz alguns personalizados, mas não ficaram muito legais. Mas eu adorei o de câmera fotográfica. Tem como disponibilizar as imagens que você usou?

Tenho certeza que se eu tirar a espiral não conseguirei colocar de volta. Mas adorei a ideia, mesmo quase não usando cadernos na faculdade.

Adorei o seu post Zé!
Queria te dar uma dica que fica super fácil também pra fazer, você pode imprimir a arte em gráficas rápidas já em papel adesivo, assim fica mais fácil de aplicar e pra não ficar com brilho e sujar rápido o papel é só pedir laminação fosca ou jateada na própria grafica sem falar que não é nada caro. :)

Abraço.

Gostei da ideia, já tinha pensado em personalizar os próprios cadernos, mas nunca pensei em tirar todo o espiral e furar todos os buraquinhos..

Achei bem válida pra quando não tiver nenhuma capa de caderno que goste ou quando quer personalizar um caderno simples e barato..

Vou tentar fazer isso ano que vem, vai que rola né?

Ah, já que está voltando para a faculdade, podia fazer um post falando de como que é o curso (é design gráfico né?), quais as aulas, matérias, trabalhos, etc..

Oi Katia, fiz um post desse em 2011, mas já estou querendo atualizar com novos comentários. Só vou esperar dar mais um tempo de aulas pra ter mais conteúdo pra falar. :)

Ah, agora que eu vi :s
Eu não acompanhava o blog naquela época, por isso eu não sabia..
Valeu por responder :D

Curti muito a ideia já estou fazendo isso já com o meu aproveitar que as aulas ainda estão no inicio! Zé, eu até procurei no seu pinterest mas não encontrei a estampa de caderno que vc mostrou ali em cima. Queria muito fazer com ela!
Abraço

já faz alguns anos que só uso caderno personalizado! Só tem benefícios: fica com a minha cara, é super barato e ninguém tem igual. Sempre compro aqueles cadernos simples que vendem em atacado e, além da capa, mudo várias coisas! Crio divisórias pras matérias, faço folha de rosto, às vezes até pinto a espiral…
Ótimo post, sempre bom incentivar a criatividade!

Que boa ideia! É muito melhor do que ficar tentando fazer o desenho ou colar a impressão na própria capa que vem com o caderno! Adorei!
Somos meio vizinhos… hehehe Sou de Juiz de Fora e acabei de começar meu blog! Dá uma passada lá se vc puder!
Beijão!

Fofíssimo! Seus cadernos ficaram lindos! Também personalizo os meus e gosto de fazer meus próprios, uma dica também (para pessoas sem dons manuais para bricolagens exceto para desenhos e piano) funciona muito bem imprimir a imagem já em papel fotográfico resinado auto adesivo. É barato e poupa o trabalho de passar contact depois ;D (para pessoas preguiçosas como eu XD)
Aparentemente temos muita coisa em comum! Adorei seu site, parabéns :]

Oi, gente meu furador não fura a capa D: comprei outro mas tb não fura O.O O furador que vc usou é o convencional, aqueles da escola? rs

Cheguei ao sem blog sem querer, na busca de alternativas para os materiais da faculdade. Não consigo achar quase nada que me agrade nas papelarias e, por isso, adorei a sua ideia! Mas no passo a passo, você não mostrou aonde foi utilizada a cola na lista de materiais acima. Como ela foi utilizada?
Obrigada e parabéns pelo blog!

Como voce fez essa imagem, quero personalizar o meu caderno com varias fotos do meu idolo mas nao sei como juntar essas imagens

Zé queria saber se tem um jeito mais fácil de tirar a mola ou se tem um lugar pra me indicar de comprar a folha a mola e a capa separados.

Oi, tudo bem?? Adorei as capas que você fez para os seus cadernos!! Sei que o post é meio antigo, mas guardei o link nas minhas notas pra fazer meus cadernos do ano que vem!! E queria perguntar, aonde você achou essa imagem com os detalhes amarelos que você usou para fotografar o tutorial? Essa que tem a régua, a borracha, lápis, enfim, as coisas que se usa na escola/faculadade?? Aguardo sua resposta! Bjs.

Gostei mesmo, irei usar as imagens da Lana Del Rey, sei que não vou conseguir colocar a espiral de volta no lugar. E as folhas vão ficar todas desorganizadas, já havia pensado em fazer isto, pois meu irmão sempre fez, só queria saber como, mas mesmo assim vou tentar.

Queria saber qual tem que ser o tamanho da imagem para ela ficar com uma qualidade boa e do tamanho certo da folha na hora que eu imprimir

O melhor Tuto que eu já vi.. pretendo fazer todos os meus cadernos desse ano com o tema ‘A culpa é das estrelas’ ..Ajudou muito, obrigada!

Já tinha feito uns cadernos personalizados antes nesse mesmo estilo, mas tinha ficado beeem amador. Com as suas dicas ficou muito melhor! :]
Fiz outros com o seu tutorial, ficou perfeito!
Obrigada!

Oi, gostaria de saber onde posso encontrar essa imagens legais?! Gostaria que vc mandasse algum link, ou algo do tipo…

Oi, peguei algumas imagens da internet pra fazer a minha capa e distribuí elas sobre o espaço que havia na “folha” mas algumas das imagens não estavam com a qualidade muito boa, se eu imprimir em papel foto e rm uma impressora boa, a imagem vai sair melhor?

Hoje fiz o meu, mas ao invés de furar com o furador (o meu furo sai maior) eu usei uma chave de fenda fina com a ponta esquentada no fogo e fui furando e ficou bem mais fácil e com menos chance de dar erro. O contact a gente não pôs nos furos, mas fico muito.

Eu usei uma imagem do Fab Ciraolo, um ilustrador incrível.

Amei sua postagem, cadernos de 30 reais nunca mais!

Beijos,

Laura

ola, muito legal… gostaria de saber aonde voce achou esses desenhos para a capa do caderno/agenda… grata desde ja.

Adorei !!
Bom como eu sou fanatica pela banda Charlie bronw jr. vou fazer uma capa com o vocalista Chorão, mt pratico e mt facil de fazer adorei msm Zé *-*

Nossaaaaaaaaaaaaaaaa eu ameeei mtt
vo ate melhora meus cadernos akii
nossa serio fico mtmtmt lindooo *-* parabens ^^

Oi, seu tutorial estálindo! Sò tenho uma duvida, como volta a meter as argolas? Nao ficam tortas para meter depois?

Dá, mas fica aparecendo o fundo ali onde fica a espiral. É só cortar a imagem que você for usar bem rente à ela, e colar por cima.

Oi, voce podia me responder? Estou tentando criar meu negócio de artesanato e os cadernos com capas personalizadas me ajudariam muito a vender a meus amigos.

Se puder diga como se volta a meter as argolas, obrigada!

Não tem segredo, Inês! É só tirá-las com cuidado como eu expliquei, deixar as folhas reservadas (elas não podem desalinhar), fazer a personalização da capa, furar, e depois voltar com a espiral/argola!

Olá! Estou fazendo um post no meu blog com algumas sugestões do que fazer nas férias. Em uma das dicas, vou dar a sugestão do caderno personalizado. Será que eu poderia indicar essa sua postagem, para quem se interessar pela personalização acessá-la?

Oi, desculpa, não consegui achar a foto com detalhes amarelos com a régua, caderno (…) no seu pinterest, você pode mandá-la?

Primeiro, amei seu blog. Segundo, amei esse tutorial. Estava louca procurando tutoriais a tempo de conseguir fazer tudo antes das aulas começarem, mas o seu foi o único que ficava caprichoso e maneiro. “Bônus!”

Mano c me ajudou pra caramba \õ merece um salve heuheu. Vou fazer minha capa, espero que fique boa ;-;

O que dizer deste blog que acabei de conhecer e já amo? sz
Adorei o tutorial, foi o mai facil que eu achei de fazer, vou vir sempre aqui, irei fã *-*

Adorei a ideia de retirar a espiral, eu estava pesquisando modos de personalizar meus novos cadernos, mas estava com dúvidas em como fazer com as espirais.
Ótima ideia!

Esse é o terceiro ano que eu venho nesse site pra olhar o tutorial de capas, que faço nos meus cadernos, acho que o seu tutorial é o melhor! ;D

Muito legal ganhei um caderno ridículo e minhas aulas começão amanhã vou fazer isso.
com a capa da banda One Republic.

Adorei, hoje fui comprar meu caderno e não tinha nenhum pois queria algo diferente. Então decidi personalizar, irei fazer dois: um da minha banda favorita e um sobre meu filme favorito. Assim que eu terminar postarei a foto. Obrigada pela dica, e já amei o blog!

Olá Zé amei as suas dicas vou tentar fazer em um caderno simples que comprei. Peguei um otimo modelo em um blog…..queria saber se posso mostrar aqui quando eu terminar?……bjoos…….mel

Adorei o tutorial :D vou fazer o meu mas não vou fazer a parte dos furinhos só vou colar a capa e colocar o contact por cima para poupar tempo kkkkk

Oi Zé! Gostei muito do tutorial e vou tentar personalizar meu caderno também, você pode me mandar o link dessa imagem (a que tem o livro, a régua e etc…)?

Deixe uma resposta