Não sei se perceberam, mas sou um grande fã do Joseph Gordon-Levitt – de (500) Dias Com ElaUm dos trabalhos dele que chama muito a minha atenção é o “The Tiny Book of Tiny Stories”, que em tradução literal se intitula “O Pequeno Livro das Pequenas Histórias”.

O livro é parte de um projeto do Joseph chamado HitRECord, um site em que ele cria videos, histórias, canções e derivados com a colaboração de qualquer pessoa disposta a ajudar. Partindo desse projeto, Tiny Book, que está em seu primeiro volume, é uma colaboração de mais de oito mil pessoas (uau) com pequenas histórias. Muitas dessas histórias são apenas uma ou duas frases cheias de sarcasmo e trocadilhos mas todas com um significado ideológico, como “Não é irônico quando é o tempo todo”.

Segundo palavras do próprio Joseph, essa ideia tem a intenção de criar um projeto conjunto que possa chamar a atenção das pessoas para a criatividade comunal de cada ser humano, algo que está presente na cultura da sociedade desde o período pré-histórico. E ele ainda afirma que nessa época o ser humano tinha liberdade criativa e a reutilização da ideia de alguém para criar algo novo não era crime, e é por isso, então, que o Tiny Book utiliza a ideia de várias pessoas para criar um único livro.

Infelizmente, ele ainda não se encontra disponível no Brasil e vai demorar para isso acontecer. Se for do seu interesse, você pode encontra-lo na amazon.com. Mas enquanto não temos a oportunidade de conferir o livro(inho) inteiro, eu trouxe para vocês algumas das minhas “pequenas histórias” preferidas do Tiny Bookna verdade foram as únicas que eu encontrei, mas eu gosto muito de todas elas. Espero que vocês gostem e compreendam as pequenas histórias como algo grandioso, pois, como o grupo do HitRECord insiste em dizer, “o mundo não é só feito de átomos, mas também de pequenas histórias”.

Aqui vão algumas e vale dar uma olhada nas ilustrações de cada uma. À primeira vista a maioria dos textos pode não fazer sentido, mas depois de uma segunda lida você consegue captar a mensagem (ou não):

“Um dia, antes do café-da-manhã, uma laranja rolou para fora do balcão e fugiu de seu destino quicando feliz pela porta da cozinha. Cheio de esperança, o ovo a seguiu.”

“Eu coleto estrelas tremulantes em vidros de pepinos, abrindo furos em suas tampas para que elas possam respirar.”

“OH… Esse é um daqueles lugares em que eu deveria me vestir bem?”

” ‘Olha só quem eu encontrei…’ gabou-se Coincidência. ‘Por favor…’ Destino flertou, ‘era pra ter acontecido’.”

“A esposa do Doutor comeu duas maçãs por dia, só por precaução. Mas seu marido continuou a voltar para casa.”  (Ok, essa eu não entendi.)

“Quando eu era mais jovem, eu queria ser algo. Agora eu só quero ser mais jovem.”

E mais:

“Estou pronto para mais uma aventura agora, me leve para bem longe, por favor!” “Ok, mais uma…mas então você lerá para mim depois.”

“Você se foi. Não deixou endereço. Mas eu te mando cartas mesmo assim.”

“Quando você for um fantasma, sinta-se livre para me assombrar.”

“Suas mãos estavam fracas e tremendo de carregar tantos livros da livraria. Era a melhor sensação do mundo.”

“Um homem me tocou: suas mãos…minha coxa. Eu toquei ele também: meu punho… seu queixo.”

“O elemento da surpresa não era permitido perto da tabela periódica.”

“Eu te amo tanto que eu não consigo suportar. Então eu sento.”

“Se eu ler a nossa história de trás para frente, será sobre como eu “desquebrei” seu coração, e então nós fomos felizes até que um dia você esqueceu de mim completamente.”

“Era uma vez um…Fim.”

Gostaram? Se vocês também tem alguma “pequena história” como as do HitRECord, mostrem pra gente! E fiquem ligados no tumblr do Joseph Gordon-Levitt, ele sempre posta algumas histórias do livro – além de outras coisas interessantes.

Comentários

Que delícia de post! Gosto muito do Joseph Gordon-Levitt, desde os primeiros filmes; na verdade os filmes antigos dele são os que eu mais gosto. Nunca vou esquecer da ótima interpretação em ‘Mistérios da Carne’, chocante! Você já assistiu Nivaldo?

Eu tenho MUITA vontade de assistir a esse filme. Fiquei sabendo que o Joseph ta ótimo nele, mas infelizmente não consigo achar em nenhuma locadora da minha cidade, e não sou muito fã de downloads.
Eu prefiro os filmes atuais dele; as escolhas que ele faz sempre me dão mais animação. Mas ele tem ótimos filmes na lista, até mesmo os mais antigos.

Existe uma frase em inglês que é “An apple a day, keeps de doctor away”; a partir daí é possível ter uma ideia sobre a esposa do médico ;)

opa, corrigindo meu comentário anterior “keeps THE doctor away”; falha minha rs

Posso falar? Um dos melhores posts que eu já vi aqui no Melhor Ângulo. Adorei esse livro. Sou fã das coisas que tenha pitadas de sarcasmos/ironias. Apesar de gostar muito de cinema não me lembro agora de assistido algum filme dele, é provável que sim. Não assisti(500)Dias Com Ela. Mas tudo bem.

Parabéns pelo post. Realmente gostei muito e agora quero esse livro. hahaha

Que bom que gostou :)

O HitRecord faz vários outros trabalhos bacanas, se eu achar alguma coisa interessante como o Tiny Book eu mostrarei pra vocês.
E sobre o Joseph, vale a pena dar uma olhadinha nos trabalhos dele. Talvez você o tenha visto em A Origem (Inception), com o Leonardo DiCaprio e etc. Ele também fez 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você que é bem famosinho também.

Gostei muito do livro! Fiquei com vontade de comprar. Gosto de pequenas frases mas com grande significado. Seria legal uma versão em português.

EU tambem adorei o post, Adoro assistir “500 dias com ela” ( q por sinal ja umas 500 vezes hahahha ) não conhecia o Trabalho do Joseph, mas me encantei, q pena q o livro ainda não chego no Brasil, tu sabes onde posso encontrar mais o trabalho dele?

Os comentários estão desativados