Quando completei 15 anos, em 2009, eu tive a sorte de ser presenteado com a coleção de livros Desventuras em Série, do Lemony Snicket. Curioso que dois dias após o meu aniversário eu precisei ficar de cama por uma semana depois de uma operação às pressas. Para não ser dominado pelo tédio resolvi ler todos os livros da série e no fim dessa mesma semana descobri que eu havia encontrado uma das histórias mais divertidas e interessantes das que hoje fazem parte da minha coleção.

A coletânea infantil – sim, é para crianças mas foi muito bem recebida pelos jovens e adultos – conta a história dos três jovens Baudelaire, Violet, Klaus e Sunny, que entram em uma aventura pra descobrir o mistério por trás da morte de seus pais enquanto fogem de Olaf, um conde nada corpulento que corre atrás da herança das crianças, e em cada livro acabam indo para uma família e cidade diferentes.

Vale a leitura pela condução rápida que o Lemony dá à história e que nunca deixa a trama se perder. E ele ainda abre portas pra conversar com o leitor – minha qualidade preferida nos seus livros; de vez em quando até explica a diferença entre o sentido figurado e literal das coisas. Mas o mais interessante é o modo excêntrico como ele trata as suas histórias: pro Snicket Desventuras em Séries é uma história triste e muito desagradável, e ele mesmo faz questão de anunciar isso em quase todos os livros da coleção; isso fica claro logo na primeira frase do primeiro livro, “Se vocês se interessam por histórias com finais felizes, é melhor ler algum outro livro”.

E a história também chamou a atenção de Hollywood! Vocês devem saber disso, já que é tradição anual o filme ser exibido na Sessão da Tarde da Globo. Em 2005 a coletânea foi para as telas em uma adorável adaptação protagonizada por Jim Carrey, Emily Browning e Liam Aiken – e conta até com uma pontinha da Meryl Streep. O filme é divertidíssimo e nele Jim Carrey está mais engraçado que em qualquer uma de suas comédias – e esse é o maior problema do filme já que nunca sentimos que as crianças realmente estão em perigo. Mas fica tudo bem quando o diretor, mesmo descaradamente, faz um excelente trabalho na hora de passar a excentricidade do Snicket e de criar um mundo fantasioso incrível e nada discreto apesar de sombrio.

A história completa é contada em 13 livros – o filme conta só a dos três primeiros – , mas não se assustem pois são muito pequenos. O maior deles tem 285 páginas, mas a relação entre os irmãos e a trama principal são tão interessantes que você consegue ler um dos livros em um dia sem se sentir cansado.

Se você  leu algum dos livros ou já assistiu ao filme, diga pra gente o que achou! Pra saber mais sobre a história dos três jovens vocês podem entrar no site da coleção ou no site oficial do filme.

Obs.¹: O nome original da serie e do filme é A Series Of Unfortunate Events.
Obs.²: O filme concorreu a quatro Oscars:  melhor maquiagem (ganhou esse), melhor figurino, melhor direção de arte (meu atributo preferido do filme) e melhor trilha sonora.

Comentários

O filme realmente tem uma direção de arte fabulosa. Mas confesso que a história não me agradou muito, apesar que tive curiosidade de ler os livros. xD

Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas adorei o filme. Achei muito pouco o filme ganhar apenas o Oscar de melhor maquiagem…
Att.,
Luks

Eu também já li todos os livros! Teve uma época que eu adorava e era meio fanática. Eu ainda gosto muito da série mas fiquei muito decepcionada com o final. Não que eu esperasse que ele fosse mais “feliz” eu sabia que isso era quase impossível mas por que eu achei que algumas perguntas permaneceram sem resposta… mas emfim, se o nosso caro Lemony continuar escrevendo (e eu já vi boatos a esse respeito) eu com certeza vou comprar os livros.
O filme é bem legal, a arte, os figurinos e os atores escolhidos são excelentes mas a história deixou um pouco a desejar, não sei…
Excelente post!

Eu já assisti o filme e amei Desventuraras em Séries! Eu tenho vontade de ler os livros, mas eu perdi a minha carteirinha da biblioteca, então por enquanto não dá. xD Se bem que eu posso baixar ilegalmente (que feio):P

Mas, em relação ao filme, eu achei muito legal. Jim Carey é fantástico, ótimo ator! E eu gosto de ambientes sombrios e, mesmo sendo um filme pra criança, não assusta tanto.

Acho que vou ler os livros e depois te falo o que eu achei. Beijos
Falando nisso, a história dos livros é muito diferente da contada no filme? (porque isso sempre acontece nas adaptações)
Beijos

O filme foi bem fiel à história. Só que o final do filme (olha o spoiler) é, na verdade, o final do primeiro livro. Algumas outras coisinhas foram alteradas também, mas o filme passa praticamente a mesma mensagem, ideia de perigo e diversão dos livros.

Nunca li o livro. Sempre assisto o filme o considero inteligentíssimo! Todo o enredo, os personagens, o modo de cada um falar é deslumbrante pra mim. Foi ótimo saber que é tão fácil adquirir os livros. Será minha próxima compra com certeza!

Ahhh, eu AMO essa série! Foi ela que fez eu me apaixonar pelo mundo dos livros, li já tem um bom tempo e tenho todos aqui na minha estante! Fiquei super surpresa ao ver o post aqui hihi :)

Já li essa série e amei, acho que todos devem ler pois todo o conteúdo é muito interessante e chama muita atenção… aliás vou comprar todos os livros !!

eu gostei muito do filme, sempre q passa na TV eu assisto
tô louca pra ler os livros

Lembro qeu era pequena quando lançou o filme e fui no cinema. Saí de lá toda feliz adorando a história. E eu até queria ler os livros na época mas achava que eram grandes pra minha idade (oi? É eu pensava isso e pensei com um tanto de livros).

Ano passado comecei a ler a série, pegando os livros emprestados, e amei. Só parei pq não achei mais quem emprestasse (pretendo comprar agora hihih). A história é apaixonante e os comentários do autor a respeito da história são ótimos, alguns inclusive engraçadinhos.

http://alegraas.blogspot.com/

Nossa! Não achei que eu encontraria tanta gente que já leu os livros. Imaginei que a maioria comentaria só do filme. Fico feliz por isso; os livros são muito bons e gosto de saber que mais pessoas compartilham a minha opinião sobre essa história.

Gente ! A séculos eu to tentando comprar os livros pela internet, mas não consigo achar um que venda a coleção completa :/ Vcs podem passar o link (se vcs tiverem) ou alguém que saiba ?
O MA tá cada vez melhor ! Tô adorando :)

Gente ! A séculos eu to tentando comprar os livros pela internet, mas não consigo achar um que venda a coleção completa :/ Vcs podem passar o link (se vcs tiverem) ou alguém que saiba ?
O MA tá cada vez melhor ! Tô adorando :D

Os 13 livros de Desventuras em Série são meus livros preferidos. Todos bem escrito, a história é fantástica. E o Lemony Snicket, um dos melhores escritores que eu já li.

Cara eu amo de morrer a serie de livros, li 7 livros em uma semana e não conseguia parar de ler, 1- e otimo a interração do autor com o leitor, 2- a historia e interresantissima e quando voc pensa que vai sair uma coisa boa, só piora rss. 3- é maravilhosooo e ponto final.

Sobre o Filme não gostei, ele mistura as historias dos três primeiros livros e deixa muiiiiiiiiito a desejar.

TENHO TANTAS CURIOSIDADES SOBRE O FINAL QUE NÃO FOI TOTALMENTE CLARO!

Lemony CONTINUA ESCREVENDO PLISSSS

Os comentários estão desativados