25 • janeiro • 2013

Zé Zorzan

Imagine a cena: Alguns parentes chegam, ou amigos, ou a(o) namorada(o), e em algum momento da conversa um deles sugere que o outro pegue os álbuns antigos da família para relembrar as festas de aniversário, as viagens à praia, as gestações… todos ali em volta do sofá folheando as fotos protegidas por películas de plástico transparente. De repente, uma das crianças mais novas da família chega do quarto entediada com a programação ruim na TV e ao vê-la, a mesma pessoa que sugeriu o álbum, agora tem a ideia de ver as fotos da criança quando ela era recém-nascida, coisa de 4 anos atrás: “Vamos lá no computador que o Sebastião Roberto pode parar o trabalho da escola um pouquinho pra gente ver.” “Pelo amor de Deus, passa isso mais devagar, Tião!”

Perceberam a diferença? Com certeza isso já aconteceu com você ou perto de você, né?

Não que eu sou contra a fotografia digital, muito longe disso. Mas eu sinto falta de como era mais interessante tirar uma hora de um domingo para sentar no sofá depois de um banho, pegar a caixa de sapato cheia de álbuns de 1900 e guaraná de rolha e olhar com calma, uma por uma, apreciando. No computador, você senta na mesma cadeira que leu e-mails estressantes e que passou horas procrastinando no Facebook, nem um pouco sagrado para um momento que deveria ser relaxante e perceptivo.

Foi pensando nisso que eu decidi começar o projeto-campanha 11 Por Mês, que se resume basicamente em imprimir 11 fotos, em cada um dos 12 meses a partir de 2013, ou seja, para a vida toda! O resultado será um punhado com 132 fotos representando o ano todo, o que é uma quantidade mais do que suficiente, não acham?

Sem regras, sem necessidade de planejar e clicar fotos especialmente para o projeto. Apenas fotografe durante o mês. Quando ele estiver em seus últimos dias, sente no computador, selecione as 11 mais legais e leve para imprimir! Não precisam ser fotos dignas de Flickr, basta serem registros: dos amigos na festa aos felinos no Instagram.

Como prometi, resolvi usar esse tema para gravar o primeiro vídeo do blog onde eu apareço, hahaha. Nele eu explico basicamente o que já está escrito no post, mas vale assistir. Só não reparem: eu estava com vergonha.

O projeto tinha uma intenção mais pessoal no início, mas decidi tentar cultivar a ideia e ver se mais pessoas topam encher as caixas de sapato comigo. Para isso, convidei alguns blogueiros e vocês leitores para escreverem sobre o projeto e tentarem comigo! Basta postar todo fim de mês falando sobre as fotos escolhidas e mostrando elas bonitinhas e impressas para os leitores. Caso não queira explicar como o projeto funciona, criei uma página específica para isso, é só deixar o link no post. :)

E se quiser clicar suas 11 fotos reunidas e postar no Instagram ou Twitter, não se esqueça de usar a tag #11pormesNa fan page do blog também tem uma imagem para compartilhar o projeto-campanha com seus amigos e incentivá-los a aderir!

É isso, não espero um grande sucesso, mas não quis privar todo esse pensamento comigo, juntem-se a mim nesse propósito! Espalhem essa ideia!

Por uma memória melhor documentada.

Tenho 21 anos, sou de Cataguases (Minas) e trabalho como web designer, sempre mantendo e praticando minha paixão pela fotografia nas horas vagas.
Compartilhe:


  1. Monalisa
    25 de janeiro de 2013 às 18:40

    ÓTIMA CAMPANHA!! Acho super importante revelar as fotos e continuar aquela linda tradição de albuns de retratos. Estou com um monte de fotos p revelar hahahaha
    Ah e to com um projeto de mandar por cartas algumas dessas fotos, qualquer coisa da uma olhadinha

    http://monalisagr.blogspot.com.br/2013/01/desejos-para-2013.html

    Responder


    • 25 de janeiro de 2013 às 18:56

      Adorei a ideia, Monalisa! *-*

      Responder

  2. Beatriz de Brito
    25 de janeiro de 2013 às 18:40

    “Adoro você caminhão” kkkkkkkkkk. Sinceramente você é um fofo, eu estou com vontade de participar desse projeto, mesmo que a maioria das fotinhas sejam de celular por que minha câmera é muito robusta pra ficar levando por ai. Quem sabe não surge um álbum customizado no final do ano? rsrs. Adorei a ideia.

    Responder


    • 25 de janeiro de 2013 às 18:57

      Imagina, ia ficar lindo o álbum! E não tem problema ser de celular, poxa! UIAHDASDF

      Responder

  3. Gabi Siqueira
    25 de janeiro de 2013 às 18:44

    Opá, tô dentro. *—–*
    Adorei a ideia. :D

    Responder

  4. Douglas
    25 de janeiro de 2013 às 18:44

    OLHA SÓ O ZÉ AWFAKFEOÇKLZS,G~´PWof]aófapfãl
    Legals, não sei se vou aderir ao projeto, mas vontade não falta!

    Responder

  5. Mariana
    25 de janeiro de 2013 às 18:45

    Adorei a ideia e já irei botar em prática a revelação daqui alguns dias! ;)

    Responder

  6. Denyse Mathias
    25 de janeiro de 2013 às 18:49

    Zé, super bacana esse projeto. Acho que todo mundo sente falta desses momentos de sentar no sofá e dar risada com essas fotos e passar de mão em mão, eu tenho!
    Já aderi.

    Responder

  7. Francesco Leite
    25 de janeiro de 2013 às 19:10

    Mas não é de hoje mesmo essa vontade de fazer vídeo aparecendo né, Zé? :)
    Achei o vídeo incrível, a ideia do projeto muito, mas muito boa; inclusive achava que só eu tinha esse lance com as fotografias antigas, bom ver gente que se interessa também hehe. No ensino médio eu inventava de fazer com os amigos uma espécie de chá da tarde (só que durante a aula, de manhã hahaha) que a gente se reunia com comidinhas e cada um tinha que trazer um álbum da infância. Nem preciso dizer que estou ansioso pra ver as fotos do projeto né? E pensando muito em participar também.
    Enfim, to muito feliz com a iniciativa, continua fazendo videos!
    abraço.

    Responder


    • 25 de janeiro de 2013 às 19:34

      Hahaha, que legal isso do chá da “tarde”! Participa sim, Neto! :)

      Responder

  8. Bia Melo
    25 de janeiro de 2013 às 21:26

    Adorei a ideia! Sempre quero revelar minhas fotos mas acabo adiando.
    Amanhã mesmo irei revelar minhas 11 fotos! (:

    Responder

  9. Lívia
    25 de janeiro de 2013 às 22:57

    Opaa! Vou aderir geral! A-M-O quando a família se reúne pra ver as fotos da infância, de vez em quando eu sozinha vou lá e as pego pra ver ^^ Na casa da minha prima eles compraram um mini-baú pra colocá-las, tipo pra representar bem a “relíquia” haha, achei lindo <3
    Eu tava querendo fazer isso com minhas fotos mais recentes pra usar na decoração do meu quarto. Boa ideia Zé, ela veio em bom tempo! o/

    Responder

  10. Mel
    25 de janeiro de 2013 às 23:33

    Adorei, Zé! Fiquei super feliz com o convite e com certeza irei participar :D
    Ei, você ficou ótimo no vídeo. Queria ficar tão tranquila assim na frente da câmera haha
    Beijos

    Responder


    • 25 de janeiro de 2013 às 23:41

      Hahaha, sério que me achou tranquilo? Eu vejo uns trechos e me dá até calafrios das minhas caras de nervoso! Mas que bom que estão tendo essa impressão, né? :)

      Responder

  11. Hélvio
    26 de janeiro de 2013 às 00:57

    Amei o projeto, estou pensando em começá-lo. E a respeito do vídeo: Zé, você nasceu pra isso AHSUUAHSHUAUHS ok, não é pra tanto, mas você falou super bem, ficou bem natural mesmo. Faça mais vídeos para nossa alegria, please! hahah

    Responder


    • 26 de janeiro de 2013 às 01:08

      Hahaha, tentarei!

      Responder

  12. karol M
    26 de janeiro de 2013 às 08:07

    Adorei a idéias, eu realmente sinto falta da época em que revelávamos fotos sempre.
    colocarei em pratica :D
    Beijos,
    karolm1.blogspot.com.br

    Responder

  13. Ediago Quincó
    26 de janeiro de 2013 às 09:55

    Achei a ideia super criativa, Parabéns. Acho que vou ingressar nessa pelo fato de achar que costumes antigos nunca devem morrer, mas sim evoluir. Parabéns também pelo blog que, de fato, é maravilhoso!!!!

    Responder


    • 26 de janeiro de 2013 às 12:49

      Obrigado, Ediago! :D

      Responder

  14. Lucas
    26 de janeiro de 2013 às 09:57

    Ótima campanha, vou aderir! Trabalho em um laboratório de revelação, então até fica mais fácil pra mim rs

    Responder


    • 26 de janeiro de 2013 às 12:49

      Opa, assim que é bom!

      Responder

  15. Gabriela
    26 de janeiro de 2013 às 11:49

    agora sim vim ler com mais calma! ehauehauehau a idéia é bem boa. acredito que no final do ano vai ser uma experiência muito interessante, poder ver as fotos, e no próximo, estando mais distante ainda dos fatos… só tem a ser um momento muito agradável. *o* fiquei feliz com o convite e aceeeeeeeito, claro *-*

    digo só que vou tentar fazer isso com fotos analógicas, pra ja pegar o embalo! hahaha

    Responder


    • 26 de janeiro de 2013 às 12:43

      Hahaha, é uma boa também, Gabi! Vai ser tipo, 1 filme por mês!

      Responder

      • Gabriela
        26 de janeiro de 2013 às 16:17

        ahaaaam. mas acabarei me rendendo ao digital também, meu bolso nao guenta. hahahahah

        Responder

  16. Rebeka
    26 de janeiro de 2013 às 12:35

    Zé, seu lindo, amei o projeto! Bem interessante e trás de volta pra realidade atual aquela coisa maravilhosa da família reunida. Ah, e por favor, faça mais vídeos! Você fala super bem *-*

    Responder


    • 26 de janeiro de 2013 às 12:51

      Tentarei fazer, Rebeka! :)

      Responder

  17. Rafael
    26 de janeiro de 2013 às 13:10

    Zééé, então, tenho uma pergunta, qual o programa que usou pra editar o vídeo?? E gostei muito do vídeo foi bem feito, parabéns..

    Responder


    • 26 de janeiro de 2013 às 13:17

      Adobe Premiere Pro CS6. :)

      Responder

  18. Will
    26 de janeiro de 2013 às 14:14

    Ótimo projeto! Há dias eu penso em imprimir várias fotos, porque realmente no pc elas não têm o mesmo sentimento. Vou selecionar várias para imprimir! :D

    Responder

  19. Raone Araujo
    26 de janeiro de 2013 às 14:34

    Hey, achei muito bacana a ideia do Projeto! :)
    Inclusive estava olhando alguns álbuns antigos da minha família no início do ano e pensando em como esse hábito foi se perdendo ao longo do tempo e dando lugar para a tecnologia, que se tornou algo primordial em nossas vidas!
    Estou até pensando em participar, se bem que no início teria que revelar as fotos capturadas com a câmera do meu celular mesmo, até comprar a minha DSLR (espero que logo!). O lado bom é que eu já tirei mais de 11 fotos em janeiro com o celular, então agora é sentar e selecionar as “melhores”.

    O vídeo ficou ótimo, adorei a trilha sonora (não conhecia a cantora Zee Avi, mas já adorei!).

    Responder


    • 26 de janeiro de 2013 às 16:20

      Participa sim! O importante é imprimir, mesmo sendo de celular. :)

      Responder

  20. Arthur Marques
    26 de janeiro de 2013 às 16:02

    Haha o sotaque (:
    Queria o tempo de volta quando era Polaroid ):
    Eu tenho 2 fotos minhas em Polaroid hehe
    Vou tentar fazer o projeto, muito boa a ideia. (:
    Flw

    Responder

  21. Francelle Morgan
    26 de janeiro de 2013 às 16:19

    Ah, que incrível esse projeto! Sério, eu também sinto saudade das reuniões para olhar álbuns de fotografia, mas por um tempo achei que era só eu que sentia essa saudade. Legal saber que existem pessoas querendo trazer de volta um costume tão legal como esse…XD
    Confesso que quase nunca me sobra tempo ou inspiração pra tirar fotos (ou grana pra imprimí-las em papel bonitinho, de foto mesmo), mas vou tentar aderir ao projeto também! XD

    Parabéns pela iniciativa e também pelo vídeo, até porque tu nem aparenta nervosismo não viu?! Se fosse eu, nem conseguia falar nada e iria acabar desistindo da gravação.

    Beeijos amore, adoro teu blog!

    Responder


    • 26 de janeiro de 2013 às 17:58

      Obrigado, Francelle! *-*

      Responder

  22. Manoela Bueno
    26 de janeiro de 2013 às 18:33

    Adorei a ideia! Vou fazer cada mês com um tema (como por exemplo, uma cor)! Quero ver como minha parede vai ficar depois de tantas fotos, com certeza vou amar! Beijoss, adoro seu blog :)))

    Responder

  23. Donna Yellow
    26 de janeiro de 2013 às 19:57

    Ooooi Zé, vi o projeto em um blog, e corri aqui para ver e fiquei encantada com us iniciativa e com seu blog claro que é muiito criativo e fez os olhos de uma designer se encherem de alegria rs.
    Com certeza participarei <3

    Quero acabar com as fotos digitais, e ter historia para contar quando estiver velhinha hahaha

    Con amore, Donna Yellow ?

    maybe yellow

    Responder


    • 26 de janeiro de 2013 às 21:03

      Participa sim! Em que blog você viu sobre o projeto?

      Responder

  24. Bianca
    27 de janeiro de 2013 às 01:56

    Adorei Zé!
    Adoro ter as fotos reveladas e confesso que faz muito tempo que não faço isso, infelizmente!
    Como tenho viajado bastante, to com várias fotos ‘atrasadas’ pra revelar, portanto o primeiro mes terá mais que 11 fotos. Melhor assim né? haha
    Parabéns pela ideia! :)

    Responder

  25. Jonathan Cassio
    27 de janeiro de 2013 às 20:23

    Me abriu até um sorriso ao ler sobre o projeto e a ideia é deliciosa. Comecei a interessar por fotografia visitando o melhor ângulo e vou já procurar a câmera analógica dos meus pais que está em algum lugar escondido no armário. A ansiedade pra revelar só final do mês será maior.
    Uma primeira experiência que vou ter. E adorei o vídeo. ^^

    Responder

  26. Thalita
    27 de janeiro de 2013 às 22:18

    Amei essa ideia Zé! Vou participar, com certeza!

    Responder

  27. Natália
    28 de janeiro de 2013 às 16:03

    Adorei o vídeo, Zé, principalmente que você não tem probleminha de ficar olhando pra telinha da câmera ao invés de olhar pra câmera! HAHAHAHA :P

    E participando já. Só ainda não sabemos se vamos fazer no Lomogracinha ou nos nossos blogs pessoais. \o/

    Responder


    • 28 de janeiro de 2013 às 16:44

      IUAHSUIDFHASDU Pois é, mas eu tenho meus tiques, né?
      Ah, tudo bem! Onde for, será ótimo!

      Responder

  28. Jeferson Marques
    29 de janeiro de 2013 às 11:33

    Muito legal….Mas eu estou pensando em fazer um fotolivro anual….Que acha?
    Ahh…descobri esse site e to curtindo as dicas….Vlw!!!

    Responder


    • 29 de janeiro de 2013 às 12:32

      É uma boa ideia!

      Responder

  29. Yasmin de Carvalho
    29 de janeiro de 2013 às 17:13

    Você parece ser muito simpático, Zé! Adorei o vídeo :)

    Responder


    • 29 de janeiro de 2013 às 17:16

      Haha, obrigado Yasmin!

      Responder

  30. Francisco Vorcaro
    29 de janeiro de 2013 às 20:44

    Oi Zé! Sempre fui apaixonado por fotografia, mas infelizmente não pude curtir muito na infância. Porém hoje, tenho uma Canon EOS Rebel analógica e uma Sony HX1 e adorei a idéia do projeto. Vou fazê-lo com a analógica e ver no que vai dar.

    Parabéns pelo blog! Ele é maravilhoso !!!

    Responder

  31. Ester Rocha
    01 de fevereiro de 2013 às 02:11

    Gostei do projeto, também sinto falta de “ter em mãos” as fotos. Queria fazer um mural no meu quarto, até imprimi algumas fotos ano passado mas ainda não coloquei nenhuma foto em lugar nenhum, quem sabe não me animo também para colocá-las. Esse ano comecei o projeto 365 (http://365project.org/esterrocha/365/2013-01) não atualizo a página do projeto todo dia e acabo sempre tirando as fotos com o celular, mas estou conseguindo tirar as fotos certinho (~feliz ;]), acho que este projeto 11 por mês vai estimular em dias de preguiça para tirar as fotos para o projeto 365, e reciprocamente/analogamente/igualmente (matemática impregnada em tudo o que escrevo! não encontro uma palavra fora do matematiquês :/ ).
    Queria uma câmera analógica, mas minha mãe disse que eu não preciso dela. :/ Vou revelar as digitais mesmo.

    Responder

    • Francisco Vorcaro
      02 de fevereiro de 2013 às 19:47

      Oi Ester,

      Hoje em dia as câmeras analógicas estão baratinhas, mesmo as slr’. Eu acredito que a surpresa é mais do que só a alegria de encontrar fotos bonitas na revelação, mas olhar, calcular, apontar e disparar e deixar que a imaginação voe na composição de toda esta magia até o resultado final. Eu ainda não tenho um blog de fotografia, mas quem sabe em breve. :)

      Responder

  32. Marie M.
    04 de fevereiro de 2013 às 19:06

    Eu sou daquelas que sempre chega atrasada nas brincadeiras e é claro que esse projeto não é diferente, né? Hahaha
    Achei a ideia maravilhosa e eu vou me juntar à vocês! Já fiz um post explicativo no meu blog e todo final de mês vou postar as minhas fotos preferidas/impressas para o projeto!
    Boa ideia, Zé ;)
    Beijão!

    Responder

  33. Dany
    04 de fevereiro de 2013 às 21:36

    Dica de programa de video já para fazer nosso videozinhos legais e matar os amigos de inveja. Nunca sei um bom. Tem algum simples e de preferencia em portugues rsrsrsrs ??? E um que coloque o balãozinho também.

    Responder


    • 04 de fevereiro de 2013 às 23:19

      Bom, eu uso o Adobe Premiere. Mas já usei o VideoPad Editor e gostava.

      Responder

  34. Gabriel Asafe
    06 de fevereiro de 2013 às 17:18

    Parabéns pela ideia, Zé! Estou aderindo a ela e de cara vou revelar 22 duas fotos (11 de janeiro e 11 de fevereiro) pra repor do mês passado. Inclusive vou fazer um post no meu blog incentivando que os leitores façam o mesmo. Espero que não tenha problema em fazer um link com a página do “11 Por Mês”.

    Responder


    • 07 de fevereiro de 2013 às 11:05

      Claro que não tem problema. :)

      Responder

  35. Stephanie
    19 de fevereiro de 2013 às 18:41

    Adorei a iniciativa! Vou fazer também (já com atraso do mês de janeiro haha) *_*
    Nada como manusear fotos!

    Responder

  36. Thalita Carvalho
    27 de fevereiro de 2013 às 23:22

    Ei Zé! Coloquei sobre o projeto no meu blog junto com minhas fotos de janeiro:

    http://blogmeraki.wordpress.com/2013/02/28/project-eleven-by-month/

    Responder

  37. Carol Martins
    01 de março de 2013 às 13:47

    Amei a ideia! E bom, essa é minha primeira visita ao blog.! Ainda dá tempo de participar?

    Responder


    • 01 de março de 2013 às 14:12

      Claro, pode começar quando quiser! :)

      Responder

  38. Pingback: 11 por mês - A series of serendipity

  39. ANGÉLICA CIRNE
    05 de março de 2013 às 20:53

    Eu amo fotografia e amei o seu blog, também adorei a ideia do projeto, eu revelava muitas imagens porque faço scrapbook, de um ano pra cá dei uma parada mas gostei da ideia e como tenho fotografado todo mês pra um projeto que tenho com mais duas amigas o Click 3 (se quiser passar no meu blog pra dar uma olhada depois) vai ser legal revelar algumas. Mas fiquei curiosa por que 11 fotos?

    Responder

  40. ANGÉLICA CIRNE
    05 de março de 2013 às 21:05

    Oi Zé, já entendi depois que vi o vídeo o porquê do 11. Assim que revelar dos meus primeiros dois meses posto no meu blog e linko o seu.

    Responder


    • 05 de março de 2013 às 21:24

      ADSIFHADU Isso, assim eu fico sabendo e coloco o link no post onde eu mostro as minhas! ^^

      Responder

  41. Lisa Cristine
    08 de março de 2013 às 15:52

    Sinceramente este projeto só faz aumentar o meu conceito sobre o blog, Zé. Com certeza, passar as fotos no computador é chato, mas muito chato mesmo. Quero ver minhas fotografias ficaram amareladas… irei começar também o mesmo projeto, postando em meu blog e fazendo um novo albúm de fotografia e espero que os resultados fiquem maravilhosos!

    Responder


    • 08 de março de 2013 às 21:47

      Comece sim Lisa, e manda depois o post onde você mostrou as suas pra eu ver! :D

      Responder

  42. Lívia A.M.
    14 de março de 2013 às 10:08

    Já aderi ao projeto…. fiz até um post no meu blog e compartilhei a idéia com a galera!!!
    http://meudiariodebolso.wordpress.com/2013/03/14/projeto-11-por-mes/

    Responder

  43. Requieri Tozzi
    26 de março de 2013 às 19:48

    Ei Zé, adorei esse projeto, e vou aderir, logo mais farei uma postagens publicando no meu blog também, achei bem criativo, sou apaixonada por fotografia e eu ainda me lembro da época analógica hahaha, eu era nova mas ainda tenho cameras analógicas aqui em casa! As vezes compro um filme para brincar com elas, mas enfim.. Sucesso, bjs!

    Responder

  44. Arthur Amaral
    01 de abril de 2013 às 12:05

    Zé, vou aderir o projeto em questão e em breve irei divulgar em meu blog. Abraços

    Responder

  45. Pingback: Alguns projetos fotográficos | Brainstormando

  46. Leaandro Limaa
    05 de julho de 2013 às 01:48

    Achei o “PROJETO 11 POR MÊS” simplesmente sensacional. Com certeza vou aderir. Amo fotografia.
    Logo, atualizarei meu blog falando sobre o projeto, espero que mais pessoas/blogueiros/leitores façam parte dessa história!

    Tenho uma Zenit 122 e comprei minha Canon T3i ontem; que me diz dessas máquinas, Zé?

    : Leeandro Limaa

    Responder


    • 05 de julho de 2013 às 08:37

      Tenho ambas e gosto muito. ;)

      Responder

  47. Fernanda Lopes Hernandez
    14 de julho de 2013 às 16:32

    Zé, adorei e idéia !!!! Eu sempre fiz álbuns de viagens, mas as do dia a dia, que também estão cheias de momentos para relembrar, acabatam renegadas ao HD do computador!!!

    Seu blog ja tinha me enchido de energia para correr atras de uma Cânon que tanto sonho há tempos ( vou tentar concretizar agora em agosto!! ), e agora to louca para sair registrando tudo e selecionando as preferidas para o projeto 11 por mês!!

    Parabéns pelo blog!!!

    Responder


    • 14 de julho de 2013 às 22:20

      Obrigado, Fernanda. ;)

      Responder

  48. Pingback: Entrando na onda dos projetos fotográficos | Sorvete Colorê

  49. Pingback: Diário: 11 por mês (agosto) – Larissa | Lomogracinha

  50. Rafaela
    19 de agosto de 2013 às 05:40

    Oi Zé, já tinha lido sobre o #11pormes há algum tempo e em algum lugar, mas só hoje vi o seu vídeo (super fofo!!) e decidi começar, com um pouquinho de atraso. Acredito que ainda em tempo. Quanto ao vídeo, nota 10, nada a mudar….Parabéns garoto!! :)

    Responder


    • 19 de agosto de 2013 às 11:29

      Ah, que bom que gostou, Rafaela! :) Pode participar do projeto ainda sim!

      Responder


Deixe um comentário!


Comentário:
Para ter sua foto no avatar dos comentários, siga essa tutorial.