24 • março • 2012

Você já viu algum vídeo de vlog ou meme compartilhado no Facebook de gente reclamando que hoje em dia todo mundo quer ser e se diz fotógrafo? Acha um absurdo? Saiba que eu nem tanto. As coisas não precisam ser sempre combatidas com xingamentos ou reclamações via redes sociais contra essas pessoas, porque basicamente isso só as incentiva a fazerem as revoltadas e não mudarem mesmo, algo mais ou menos “3 bilhões de pessoas no mundo e ninguém pediu sua opinião”, sabe?

Você gosta de fotografia? Adora os posts da categoria aqui no blog e em outros favoritos? Mas é isso mesmo que você quer como profissão? Já te disseram que você tem jeito pra coisa ou facilidade para aprender a fotografar cada vez melhor?

Se você respondeu todas essas perguntas com um “sim”, ótimo, você está no caminho certo. Se alguma (principalmente as duas últimas) levaram um “não” ou “não sei”, é hora de parar, sentar e analisar de fato se o mundo à sua volta não está te fazendo querer ser fotógrafo apenas por parecer a profissão dos sonhos: divertida, interessante e sem muitos compromissos, o que pode acabar caindo por terra quando se encontra com a instabilidade, exigências do mercado, etc.

Afinal, você gosta de fotografias ou fotografia? Não parece, mas é extremamente diferente. Blogs, sites, livros e revistas que dão dicas para fotografar melhor estão apenas dando dicas de como fotografar melhor e não “como ser um fotógrafo incrível”. Nenhum desses meios está tentando formar fotógrafos, a maioria (principalmente blogs para adolescentes e jovens como o Melhor Ângulo) quer te ajudar a registrar melhor os momentos da sua vida!

Já vi reclamações de profissionais que dizem que a invenção das câmeras digitais compactas e do fácil compartilhamento destruiu a definição do fotógrafo e banalizou a profissão, e eu concordo em partes, mas acho que isso pode ser reverter se as coisas fossem mais claras. Quer um exemplo mais do que próximo? Eu, José Luiz Zorzan Júnior que vos fala, não quero ser fotógrafo profissional, pelo menos não é meu objetivo agora. “MEU DEUS, O ZÉ NÃO QUER SER FOTÓGRAFO!” Eu estudo fotografia, tenho um blog que fala principalmente disso e fotografo sim, mas isso não quer dizer que eu sou ou pretendo viver disso. E sério, levou um tempo para eu me entender; sim, já passei por essa de me achar fotógrafo quando tinha uns 16 anos.

Enfim, meus caros amigos. O post de hoje não está sendo uma indireta pra você, seu primo, sua mãe ou seu cachorro, afinal não leio a bio de cada um no Twitter pra saber se alguém aqui se intitula fotógrafo em vão, só é um desabafo menos agressivo do que os que eu vejo por aí sobre o assunto e queria saber agora a opinião de vocês. Você já passou por essa fase? Acha que essa manifestação toda é balela? Me conta nos comentários.

Tenho 21 anos, sou de Cataguases (Minas) e trabalho como web designer, sempre mantendo e praticando minha paixão pela fotografia nas horas vagas.
Compartilhe:


  1. Marcelo Viana
    24 de março de 2012 às 18:54

    Concordo plenamente com o que você disse, Zé. Acredito que já passei dessa fase de querer viver da fotografia. Quero levá-la como hobby, mas isso não significa que eu não possa aprimorar minhas técnicas. Pensando assim, quando eu estiver em um emprego estável estudarei fotografia.

    Responder

  2. Morgana Rocha
    24 de março de 2012 às 18:58

    Acho que sim, muita gente se acha fotógrafo(a), mas apenas gosta disso. Ser fotógrafo é um profissão, agora gostar de fotografia é outra coisa, é fazer disso um hobby. Por causa disso a profissão ficou um pouco banalizada, mas não totalmente. Tem muita gente que gosta disso e pretende levar a sério, mas que por enquanto ainda não tem essa oportunidade.

    Responder

  3. Carol
    24 de março de 2012 às 19:07

    Concordo muito com você! E ainda não sei se já passei ou estou passando por essa fase, como você mesmo disse, gostar de fotografar e achar isso interessante, não quer dizer que essa seja a profissão certa, agente também tem que pesar tudo, se realmente vamos nos esforçar e nos comprometer com o trabalho. Como disse, ainda não sei em que fase estou, se ainda é ou não a de ser fotógrafa, mas mesmo assim adoro fotografias e quero fazer um curso ! :)

    Responder

  4. Renê Carvalho
    24 de março de 2012 às 20:04

    Com certeza Não fui feito pra essa área.. Porem uma das Coisas mais belas que existem é uma Foto Bonita..!

    Responder

  5. Natasha
    24 de março de 2012 às 20:09

    Você é lindo ! hihihi

    Responder

  6. Lary
    24 de março de 2012 às 21:41

    Concordo com vc, eu não sirvo para ser fotográfa não. Minhas fotos saem muito feias kkkkk

    Bju>> the-lovers-world.blogspot.com

    Responder

  7. Thamiris C
    24 de março de 2012 às 21:48

    Adorei o texto, Zé! Penso assim como você.

    Responder

  8. Biiah
    24 de março de 2012 às 23:16

    Adorei as perguntas, me fez pensar se realmente quero ser fotografa, alias eu toh nessa fase de refletir. So não me decidi ainda por causa do ramo ser meio instavel de complicado de se trabalhar, sei q vc não vira um fotografo com “nome” do dia pra noite, mas vale tentar com muito esforço e dedicação,Adoro fotografia, e eh uma das minhas duvidas de profissão, rs. mas obg (: vc m deu as perguntas certas para pensar.

    Responder

  9. Felipe Vieira Carvalho
    25 de março de 2012 às 09:19

    Ontem mesmo vi um post numa comunidade no facebook falando que a maioria das pessoas que se sentem fotógrafos são adolescentes com uma Cannon e o restante são realmente fotógrafos profissionais. E vi um monte de comentários à favor da tirinha.
    Não acredito que só porque uma pessoa tenha uma câmera ela possa ser uma profissional. Até porque não é simplesmente ligar a câmera e sair tirando fotos por aí. Como em qualquer outro trabalho isso envolve muita técnica e muito aprendizado. E se o “adolescente” for muito focado ele pode querer aprender tudo isso e se tornar um profissional ou não.
    Os fotógrafos se sentem ofendidos apenas porque as pessoas se intitulam como eles. Mas tem uma grande diferença, até porque na hora de contratar alguém para um trabalho vai o profissional ou o que pratica por hobby?

    Eu amo fotografia, sou fascinado! Mas ontem mesmo quando fui cobrir um pauta como fotógrafo para o jornal laboratório da minha faculdade pude perceber como é complicado ser fotojornalista. A pessoa tem que ter muita técnica, ser atento, rápido e saber fazer a foto ali na hora(não pode perder nada). Um tanto diferente das fotos pousadas. Eu quero aprender as técnicas ser o bom o suficiente para aprender a utilizar todos os recursos, fazer fotos incríveis e sentir que eu posso fazer algo como um profissional sem ser um. Fotografia para mim ainda é um hobby apaixonante. E se por acaso eu queira que se torne uma profissão terei que aprender muito ainda.

    Acredito que toda essa história seja uma rixa, Adolescente X Fotógrafo profissional. Que parte mais dos profissionais do que dos adolescentes. Eles (aqueles que não querem ser profissionais no futuro) levam as coisas mais leve fazendo fotos, editando-as e colocando na internet para que possam ver. E como eu disse, o profissional não vai perder trabalho por causa disso.
    Tenho por mim que essa rixa é a mesma que rola com blogueiros x jornalistas. Um pouco sem sentido.

    Não vejo problema os adolescente se sentirem um pouco fotógrafos e levar isso como um hobby. Até porque não é tão fácil usar as câmeras profissionais. E ao invés de os fotógrafos ficarem ofendidos com isso porque eles não incentivam, aconselhem, deem dicas e mostre as dificuldades para os jovens que façam da fotografia um hobby, mas que pode ser tornar um profissão?

    Gostar e tirar fotos boas não fazem com que você se um profissional, e sim fotógrafo amador.

    Responder

    • Felipe Vieira Carvalho
      25 de março de 2012 às 09:29

      *Não vejo problema os adolescentes… *aconselham… *uma profissão

      *Gostar e tirar fotos boas não fazem com que você se torne um profissional e sim um fotógrafo amador.

      Responder


    • 25 de março de 2012 às 12:33

      Exatamente, Felipe. O problema são as pessoas que se julgam FOTÓGRAFAS mesmo não conhecendo técnicas o suficiente e nunca terem feito algum trabalho na área, pessoas que vivem de tirar foto no iPhone ou na câmera que os pais compraram há anos atrás, editar, jogar no Flickr e depois colocar na bio do Twitter: “Amo livros, televisão e sou fotógrafo”.

      Responder

  10. RAPHAEL SERAFIM
    25 de março de 2012 às 12:48

    Zé posso fazer uma pergunta nada a ve? la vai
    vc fez curso de designer grafico pra fazer seus layouts?
    sao muuuuuito bons parabens!
    estou querendo aprender sobre o assunto, queria saber se precisa ser programador pra fazer layouts de sites… enfim… sou totalmente cru no assunto…rs
    o seu blog eh de algum site de hospedagem gratuito? acho q nao neh…rsrsr
    abraço!

    Responder


    • 25 de março de 2012 às 13:31

      Fiz não, Raphael, aprendi na base da prática mesmo. E não precisa ser programador, o layout é todo feito no Photoshop ou outro programa do tipo. Mas é claro que é bom saber programar também. O M.A. tem hospedagem paga.

      Responder

      • RAPHAEL SERAFIM
        26 de março de 2012 às 22:15

        valew Zeh! ;]

        Responder

  11. Bárbara H.
    25 de março de 2012 às 21:12

    Acho que tem dois lados.. Os adolescentes que tem um tumblr e olham aquelas ‘câmeras com lentes enormes’ e querem uma igual pra virarem um ‘garoto (a) tumblr’. E o outro lado, que são os adolescentes que vê a fotografia como uma arte e que por achar um trabalho bonito, quer exerce-lo. Acho que você, ao escrever esse texto, banalizou um pouco, pois tem aqueles adolescentes, que querem levar a sério isso e que tem uma câmera boa e que não sabe utilizar tudo o que ela oferece, mas esta estudando e pondo em prática o que aprende.
    Tenho esta opinião, pois, eu mesma tenho a uma câmera e não é por isso que as minhas fotos são profissionais. Não me auto-intitulo Fotografa! Só que a ‘sociedade’ ao ver uma ‘câmera grande’ já acha que a pessoa é fotógrafo ou que esta ‘se achando’ por ter a câmera.
    Sempre lembrando, esta é a Minha opinião.

    Responder

  12. Priscilla Macedo
    25 de março de 2012 às 21:35

    Super concordo. Adorei o post *-*

    Responder

  13. Priscilla Macedo
    25 de março de 2012 às 21:39

    Realmente hoje em dia, é como se fosse moda seguir a profissão de fotógrafo, as pessoas pensam que por terem descobrido o macro da câmera manda muito bem, ou pelo simples fato de ter uma câmera boa, mas não é bem assim. As pessoas precisam de um choque de realidade e entender que fotografar não é a apenas tirar boas fotos, é além de tudo, uma arte. Precisa-se de amor por TUDO que envolve a fotografia, por cada detalhe e não só por um simples clique.

    Responder

  14. Felipe Souza
    26 de março de 2012 às 12:11

    Amo fotografia e gosto de fotografar, mas também não vejo isso como uma profissão que eu queira exercer. Acho que muitas das pessoas que não são profissionais fotografam pelo prazer, por hobby, e é isso que os “profissionais” não entendem achando que as pessoas estão se sentindo verdadeiros fotografos mesmo não o sendo.

    Responder

  15. Augusto Machado
    26 de março de 2012 às 12:51

    A cerca de três anos eu me apaixonei por fotografia, por fotografar. Amo mesmo isso e cada dia mais quero isso como profissão. Eu sei que ao mesmo tempo existem milhões de pessoas no mercado, existe exigência de outras partes. Acho também indigno não ter algo que “comprove” essa profissão, afinal eu vejo varias pessoas que compram uma Nikon hoje e amanhã são fotógrafos autointitulados. Eu sei também que no começo um fotografo não ganha horrores de dinheiro e que talvez isso nem aconteça dependendo de seu trabalho, mas eu também acredito que eu não posso fazer algo que eu realmente não ame fazer. Quando eu fotografo não é por mera obrigação por que eu estou ganhando pra isso, mas porque me da prazer. Eu realmente quero essa profissão voltada para a área mais comercial, moda, editoriais, enfim ..

    Responder

  16. yasmin
    26 de março de 2012 às 14:57

    eu concordo nós adolescentes mudamos muito de opinião uma ora queromo isso outra hora agente quer outra coisa é assim msm
    mais para ser um fotografo profissional tem qe estuda bastante e se especializa beem no assunto ;*
    aah vooc é lindo Zé u.u

    Responder

  17. anna
    27 de março de 2012 às 13:34

    boa! :)

    Responder

  18. anna
    27 de março de 2012 às 13:38

  19. Johann Roos
    27 de março de 2012 às 17:00

    Fala Zé, acompanho o seu blog a alguns meses já, e so tenho de te agradecer cara, parabéns pelo trabalho que você faz aqui.

    A cerca de um ano comprei uma câmera(compacta)da sony, lendo o manual dessa câmera eu descobri o modo Manual (M), eu não fazia ideia do que isso significava, pesquisei li muito sobre fotografia, tecinicas, enquadramento, cores, iluminação… e o mais importante pra mim, conheci alguns fotógrafos da minha região, que me ensinaram muita coisa, tive o meu primeiro contato com uma DSLR, ainda não comprei a minha, mas vou comprar.
    Enfim, eu descobri a verdadeira arte da fotografia e cedo, pois tenho apenas 16 anos, aprendi muita coisa e ainda tenho muito oque aprender e acho realmente que é isso oque eu quero, já tenho contato com a ‘profissão’

    Tenho uma pagina do Flickr, vou deixar o link aqui para se alguém quiser dar uma olhada,criticas são sempre bem vindas rs’

    http://www.flickr.com/johannroos/

    Responder


    • 27 de março de 2012 às 17:57

      Que bom que o blog tem ajudado, Johann, e vi suas fotos, está indo muito bem, cheguei a favoritar algumas.

      Responder

  20. gabriel
    15 de abril de 2012 às 18:34

    Eu estudo fotografia e fotografo sim, mas isso não quer dizer que eu sou ou pretendo viver disso. 2

    mas pretendo trabalhar com books infantis

    Responder

  21. Felipe
    06 de novembro de 2012 às 00:29

    Adoro fotografias, chego a registrar 5.000 fotos em uma viagem de 30 dias e sempre levo 3 máquinas fotográficas para cada momento específico.
    É um excelente hobby, recomendo a todos!

    Parabéns pelo site!

    Felipe – http://www.fotografiasdepaisagens.com

    Responder

  22. Brenda Lomeu
    11 de janeiro de 2013 às 15:29

    Eu amo fotografias e amo fotografar, é um hobby realmente muito prazeroso. Para mim fotografias são capazes de descrever: sentimentos, eras, sonhos, uma vida inteira.. Existem pessoas que nasceram para viver a fotografia na pele (profissionais), outras para ter a oportunidade de ver o mundo atraves de uma lente apenas por prazer (amadores, como eu!). Realmente as pessoas ainda precisam aprender a separar as coisas, assim como ocorrem com fotografos, ocorrem com musicos, pintores, jogadores de futebol, etc. – Pretendo ser designer, adoro criar, editar e principalmente fazer transparecer ideias atraves de imagens e palavras. Entro para a faculdade esse ano, farei o mesmo curso que o Zé, na mesma faculdade, se tudo der certo serei designer em 4 anos e meio (:

    Responder

  23. Karla Cibelle
    16 de janeiro de 2013 às 18:49

    Primeiramente eu gostaria de dizer que te admiro muito, acho incrível o modo como você se esforça, seu trabalho, seu talento, parabéns, de verdade.
    Eu levo a fotografia muito a sério, na verdade levo tudo o que é arte a sério, são minha vida, tenho um compromisso com a arte desde que me intendo por gente. Desde criança eu amo a fotografia, achava um máximo segurar aquela caixinha preta e saber que la dentro cabia o que eu quisesse hahaha, minha mãe queria morrer quando eu pegava a câmera escondida…
    mas enfim, eu gostaria muito de poder trabalhar nessa área da fotografia, na verdade já trabalho com isso, tirando fotos para algumas pessoas e etc, mas digo profissionalmente, uma coisa mais séria, só não sei como. Nunca fiz curso algum de fotografia, aprendi o que sei na pratica, a pratica foi a minha escola, mas gostaria de aprimorar tudo o que sei e, claro, aprender mais coisas, tenho muito o que aprender ainda.
    Assim como eu disse lá no começo: amo tudo que é relacionado a arte, (não é atoa que sou professora de pintura a óleo), adoro a moda, gosto de estilizar, customizar, recriar, costurar, inventar e etc, gosto de editar, mexer no photoshop e tudo mais… só tenho um problema, quero poder futuramente trabalhar com tudo isso ao mesmo tempo, inclusive fotografia, só não sei ainda como trabalhar em algo que envolvesse tudo isso, tudo o que é visual, talvez agora eu esteja passando por essa “tal” faze, ai ai… :/

    ps: perdoem me pelo texto enorme, eu tenho um certo probleminha em me expressar com as palavras, (por isso me expresso com imagens).

    Responder


    • 17 de janeiro de 2013 às 13:01

      Hahaha, gostei de ler seu comentário Karla! E obrigado pela parte que me toca. :)

      Responder

  24. Greice Kely
    12 de junho de 2013 às 18:44

    Li TODOS os comentários!! Me identifiquei com um monte de gente ^^ Eu sempre amei fotografia! Hoje, com 16 aninhos de idade, consegui comprar uma Fujifilm (com meu dinheirinho suado!!) e estou amando a sensação de poder realmente eternizar cada imagem…
    Onde moro cada por-do-sol é mais uma maravilha!
    Eu sempre quis fazer de tudo xD Pintar, tocar, fotografar, atuar e escrever… Hoje sei q as coisas são beeem mais difíceis… Mas, se Deus quiser, eu ainda vou poder fazer um curso para cada uma dessas coisas… Mas, por enquanto, pretendo manter tudo isso como um Hobby.
    Venho descobrindo várias e várias coisas novas sobre fotografia agora e já na semana q vem eu vou começar meu “trabalho” como fotógrafa (muito amadora) em um blog de uma amiga minha…
    Espero q isso tbm me ajude a ter mais certeza do q eu quero…
    E uma perguntinha, se me permite…
    Porque vc decidiu não ser mais fotógrafo? Pelo salário? .-. (muita curiosidade) ;)
    Há! Meus parabéns!! Já amei seu blog ^^

    Responder


Deixe um comentário!


Comentário:
Para ter sua foto no avatar dos comentários, siga essa tutorial.