28 • junho • 2012

Nikon vs. Canon

“Qual marca é melhor? Nikon ou Canon?” Tenho certeza que você já fez essa pergunta a si mesmo ou a uma pessoa que entendesse mais do assunto, tô certo? Se engana quem pensa que a resposta é simples. Na verdade ela é mais uma incógnita, um dos maiores dilemas do mundo da fotografia, e ninguém sabe responder ao certo, afinal ambas são ótimas marcas, fato incontestável.

Pra você ter uma ideia, a concorrência Nikon vs. Canon na fabricação de câmeras DSLRs se tornou tão acirrada com o passar dos anos que hoje as duas chegaram ao ponto de serem praticamente equivalentes. É claro que o lançamento de um novo modelo ou as ações feitas em determinado ano podem deixar a Canon na frente, do mesmo jeito que podem fazer a Nikon disparar, mas no fim das contas, acredite, elas acabam voltam para o ponto de partida, sem muitas diferenças. Fala sério, você consegue diferenciar no olho uma foto feita com uma Canon e outra com uma Nikon?

Então como decidir qual marca escolher na hora de comprar uma câmera profissional de entrada ou mais avançada? A decisão depende única e exclusivamente de v-o-c-ê.

Primeiro, saiba ou relembre um dos princípios mais importantes da fotografia: quem fotografa é o fotógrafo, não a câmera. É por isso que você vê pessoas entendidas e com olhar apurado fazendo fotos incríveis com câmeras de bolso, compactas e celulares; tendo uma lente já é o suficiente! Moral da história: não pense que comprando de uma marca considerada “melhor”, suas fotos vão sair igualmente “melhores”, porque equipamento não é nada sem a pessoa que o controla.

Segundo: procure conhecer pelo menos uma câmera da Canon e outra da Nikon. Pegue, fuce os menus, veja qual você acha mais confortável de segurar e configurar. Parece brincadeira, mas isso pode ser decisivo, porque não é legal usar um trambolho que você não tem afinidade, não consegue encontrar nem onde muda a resolução das fotos. Eu por exemplo, consigo trabalhar muito melhor com a Canon, acho as câmeras mais leves ergonômicas e com botões e menus mais interativos. Mas isso vai de cada um, não adianta seguir minha opinião porque sua experiência pode ser bem diferente, ok?

Por último, seja sensato: se for comparar especificações, compare com câmeras da mesma categoria em cada marca. Uma top de linha da Canon vai ser bem melhor que uma DSLR de entrada da Nikon, e assim o contrário. Exemplos de câmeras na mesma linha: Canon T3 - Nikon D3100 e Nikon D5100 - Canon T3i.

Seguindo esses três passos (principalmente o segundo), você com certeza vai encontrar a marca ideal que sua futura câmera deve ter. Lembre-se sempre de pesquisar sobre algum modelo pretendente, ler reviews, enfim, se informar bastante antes de decidir, porque é um bom investimento em jogo!

Aproveite e leia a série Qual câmera comprar?

Tenho 21 anos, sou de Cataguases (Minas) e trabalho como web designer, sempre mantendo e praticando minha paixão pela fotografia nas horas vagas.
Compartilhe:


  1. Douglas
    28 de junho de 2012 às 19:29

    RIGHT!

    Responder

  2. Douglas
    28 de junho de 2012 às 19:42

    Oi, Zé! Nossa, achei bem interessante esse post, poque sempre achei que uma(Nikon) era melhor que outra(Canon). E é sobre exatamente isso (Nikon x Canon) que gostaria de lhe perguntar qual você considera melhor: Canon Powershot SX40 HS ou a Nikon Coolpix P510. Já li algumas reviews sobre ambas, mas a dúvida não fugiu, então gostaria de saber a opinião de alguém que tem muito mais conhecimento que eu, que sou um leigo.
    Saiba que seu blog se tornou o meu preferido, com um jeito simples e fácil de ler e aprender e sempre acompanhado de imagens lindas! Parabéns!

    Responder


    • 28 de junho de 2012 às 21:32

      Pelo que eu li rapidinho aqui, acho que a da Canon seria uma escolha melhor.

      Responder

      • Lucas
        06 de junho de 2014 às 18:53

        Fala Zé, blz?
        Cara, estou numa dúvida enorme, sobre qual câmera devo comprar , entre essas estão a nikon D3200, cânon T3i e cânon sl1 no qual a quem diga ser a irmã da T5i, umas coisa q não curti Mto na sl1, q apesar das especificações dela ser Mto melhor q as D3200 e a T3i, é q ela ela pequena, menor q as outras.
        Não sei oq fazer, se puer me da um toc, haa e se puder responder no meu email, pq não sei como seguir seu blog, rs. Mas vou continur tentando aqui. Curti Mto seu blog, vlw.

        Responder

        • Marcio
          20 de agosto de 2014 às 11:43

          Lucas, Canon, sem acento. E a pronúncia é “canôn”. :)

          Responder

    • Leonardo
      26 de novembro de 2012 às 16:45

      AMigo, estive em dúvida como vc e assumo que ainda nao decidi a respeito. Aliás observo muito a Canon G15 e a Lumix LZ200.
      Hoje já existe a SX50 e esclareço o seguinte:
      A qualidade da foto da Canon tanto da SX40, SX50, como G15 sao muito superiores, principalmente a noite em realçao a 510. A G15 e a melhor de todas, mas nao tem o zoom gigante.
      Tenha em mente o seguinte: quanto mais zoom, pior a qualidade da foto, mesmo assim a sx 50 supera a 510
      Ocorre que a 510 tira fotos em 3d, tem o GPS e ai vc nao consegue isso nas demais que apresentei, salvo na LumixLZ200.
      Por fim, estou mais tendente a G15, pois ela faz milagres em fotos em ambientes com pouca luz, como museu, paisagem noturna, e dentro de casa.

      Responder

  3. Jaqueline
    28 de junho de 2012 às 19:58

    Estou a ponto de comprar minha câmera profissional canon, e é realmente uma dúvida que se carrega a vida toda. Escolhi a canon eu nem sei o porquê direito, mas daí fui pesquisando câmeras, vendo vídeos e optei pela t3i.

    Beijos
    http://www.garotaxmulher.com

    Responder

    • Sergio
      07 de março de 2013 às 21:37

      quando for trocar sua T3i por uma profissional, pense em duas opções a Nikon D4 ou a Canon 5D MarkIII. Talvez a Canon seja uma boa opção se você puder usar uma de suas atuais lentes (se possuir alguma para FX).

      Responder

      • Ederson
        05 de maio de 2014 às 18:06

        Apenas uma nota, não dá para comparar a Nikon D4 com a Canon 5D Markiii, são categorias diferentes, o correto seria a Canon 5D Markiii com a Nikon D800 ou a Nikon D4 com a Canon 1Dx, só precisa ter um pouquinho de dinheiro e o gosto esta resolvido.
        Para tirar totalmente as duvidas empreste ou alugue a camera desejada e teste pelo menos por um dia, suas dúvidas estarão resolvidas.

        Responder

  4. maay
    28 de junho de 2012 às 20:07

    Sempre me fiz essa pergunta e achava que tinha alguma diferença, mas pior que é isso mesmo, vai de cada um!

    Responder

  5. Jaque
    28 de junho de 2012 às 20:14

    Comprei minha DSLR este ano, estava em dúvida entre uma Canon T3 ou uma Nikon D3100. O que me ajudou muito na hora da minha decisão foi ir até a loja e fuçar os botões e menus, como você disse, já que as câmeras possuíam praticamente os mesmos recursos. Acabei me adaptando melhor com o da Canon, já a minha amiga se adaptou melhor com uma Nikon, vai depender muito da pessoa na decisão final. Adorei o post e com certeza vai ajudar muita gente.
    Beijos

    Responder


    • 28 de junho de 2012 às 21:24

      Pois é, pegar e usar um pouco a câmera pode mudar TUDO na hora de decidir.

      Responder

  6. Nath
    29 de junho de 2012 às 16:41

    O que mais me chamou atenção não foi sobre a batalha, e sim sobre a sua frase “quem fotografa é o fotógrafo, não a câmera”. Já li isso em diversos blogs que visito de fotografia e eu acredito nisso. Não tenho uma câmera boa, ela é uma compacta, antiga e na época custava 900 reais, o que hoje deve estar valendo 300. Mas sou apaixonada por ela, pois ela tem um foco incrível e tira fotos maravilhosas de dia, então… As pessoas favoritaram bastante a Canon e Nikon e esqueceram das outras, que são boas também.

    Responder

  7. Aline
    29 de junho de 2012 às 17:32

    Oi Zé,
    Adorei o post,
    como ainda estou me aventurando pelo mundo da fotografia,fico perdida com tantas câmeras e informações, tenho uma câmera compacta até bem pouco tempo ela atendia minhas necessidades, já que eu não entendia muito achava que minhas fotos estavam boas e ponto, mas agora me vejo na necessidade de comprar uma câmera melhor, como gosto de sair a noite e tirar bastante fotos a minha já não atendende essa necessidade pois as fotos ficam com bolinhas,escuras e muito estranha. Não dá para tirar fotos de longe se não saem horrorosas. Mas estou na dúvida em qual escolher. Pretendo fazer um curso para aprender mas e ter técnica na hora de fotografar.

    Responder

    • Cristiano
      28 de novembro de 2012 às 21:41

      Olá, talvez você já tenha até comprado sua câmera mas se não se importa aqui vai minha opinião:
      Já tive ambas, Nikon e Canon e simplesmente não vejo diferenças em fotos diurnas, elas são fantásticas, mas em fotos noturnas a Canon se saiu melhor, mas existe uma explicação…o sensor da Canon é CMOS e o da Nikon é CCD, câmeras com sensor CMOS são muito melhores do que as com CCD para fotos noturnas, mas um tio meu comprou uma Nikon com CMOS, resultado, as fotos noturnas de ambas ficaram excelentes, ou seja, hoje em dia procure usar sempre os sensores CMOS, são muito melhores para fotos com pouca iluminação.
      Espero tê-la ajudado e fique tranquila pois tanto Nikon quanto Canon são excelentes máquinas.

      Responder

  8. Mauricio
    30 de junho de 2012 às 20:06

    é bem assim mesmo, no geral as duas se equivalem. mas tenho a percepção que as compactas das canon são mais fáceis de usar e geralmente as fotos saem com cores mais agradáveis. e em termos de dSLR o que mais influencia é se a pessoa prefere os menus de uma ou da outra.

    Responder

  9. Ana Cecília Leonel
    01 de julho de 2012 às 22:37

    Realmente tem que procurar bastante antes de comprar, as duas são bastante famosas e lindas ! Eu escolhi nikon por maior conhecimento no mercado, será que fiz uma boa escolha? xoxo!

    Responder

  10. Pingback: Canon ou Nikon? | Blog Escola de Imagem

  11. André
    03 de outubro de 2012 às 17:31

    Poisé tbm, estou com essa duvida, nikon p510 ou canon sx40, já peguei as duas na mão, tirei foto com as duas, mas só vi as fotos no lcd da camera, não no computador, por isso minha duvida ainda continua, quero uma câmera para hobby, viagem, fotos da familia, fotos de surf, fotos de paisagens, animais…
    por isso queria saber quem vence, nikon ou canon, pois quero ter fotos com qualidade boa, não vou mexer em foto para melhorar, vai ficar do jeito que eu tirei

    e aih qual das duas???

    abraço

    Responder

  12. André
    03 de outubro de 2012 às 18:01

    a duvida é grande zé, já li muitos blogs sobre essa briga, e tbm vi muitos videos no youtube, e na maioria das vezes muitos falam que a canon tem melhor qualidade de imagem, vc concorda com isso?? e o sensor da canon é superior, conhesse essas bridge??

    pode dar sua opnião
    abraço

    Responder


    • 03 de outubro de 2012 às 22:02

      André, isso depende da câmera, uma Nikon avançada poder ter qualidade de imagem e sensor maiores do que uma Canon, e vice-versa!

      Responder

  13. André
    09 de outubro de 2012 às 20:33

    Zé, tive contato com as duas câmeras, e vou dar minha opnião a canon sx40 é superior a nikon p510, peguei as duas na mão e fiz várias fotos, realmente nao adianta ter muito megapixel se o sensor é pequeno, como é o caso dessas duas cameras por isso a cannon abaixou o pixel da sx 40, pois a qualidade da imagem melhora e o sensor dá conta, por isso minha decisão acabou, é cannon com certeza, e e sair a sx50 até final do ano com certeza é ela que eu vou comprar!!! Mas valeu pelas dicas, e seu blog é massa

    Abraço

    Responder

  14. CLAUDIO SILVA
    23 de novembro de 2012 às 02:02

    OI ZÉ, DESCULPE MINHA IGNORÂNCIA, MAS ME RESPONDE UMA COISA A NIKON D3100 ELA E SEMI – PROFISSIONAL OU PROFISSIONAL?

    Responder


    • 23 de novembro de 2012 às 11:27

      Ela é uma profissional de entrada, ou seja, um modelo mais barato, mais simples. Talvez por isso algumas pessoas categorizam ela como semi-profissional, você vai ver ambos os termos por aí.

      Responder

  15. CLAUDIO SILVA
    23 de novembro de 2012 às 19:58

    Muito Obrigado Zé.. Bom Final de Semana

    Responder

  16. Karine
    06 de dezembro de 2012 às 21:53

    Oi, na sua opinião entre nikon p510 e canon t3 qual tem qualidade melhor pra foto?
    qual delas tem focagem melhor para fotos de proximidade? noturna?

    Responder


    • 06 de dezembro de 2012 às 23:26

      Eu nunca usei nenhuma das duas, Karine. :/

      Responder

  17. RICARDO
    09 de dezembro de 2012 às 16:35

    Olá!
    Eu andei pesquisando por câmeras que tenha o maior zoom possível…
    e encontrei justamentem a Canon SX50 com zom de 50x e a Nikon P510.
    Como não entendo muito sobre o assunto… gostaria de saber sua opinião.
    E outra dúvida que tenho em relação a zoom… seria os de filmadora.
    Por exemplo: O zoom de 78x de uma Filmadora e o de 50x de uma Canon…
    A da filmadora é superior? Ou depende muito de como se configura uma Canon?

    Responder

  18. Raquel
    08 de janeiro de 2013 às 00:34

    Na sua opinião, para iniciantes em fotografia eu compro uma Canon sx50 ou já vou para uma T3? Sabe qual a melhor qualidade? Ambas tem a mesma faixa de preço. Obrigada.

    Responder

  19. Rita Angélica
    15 de janeiro de 2013 às 10:49

    Que site bom! Parabéns!

    Responder


    • 15 de janeiro de 2013 às 11:42

      Opa, obrigado Rita! :)

      Responder

  20. marco paulo
    16 de janeiro de 2013 às 06:58

    Canon SX50 HS ou Nikon P510 ? Qual tem mais qualidade final para macro e foto estilo book? Aguardo resposta amigo.
    Se puder me responder email, agradeço, pois tenho umas duuvidas, que podem me ajudar muito, é algo importante, por favor.

    Responder

  21. Mariana
    21 de janeiro de 2013 às 17:10

    Verdade que tem que saber manusear a câmera, mas tem umas que não adianta nada saber. Comprei uma top nos EUA e é uma porcaria. Agora comprei a Nikon p510, gente, as fotos ficam incríveis. Ou seja, não tem nada a ver saber ou não manusear. Manusear a câmera a gente aprende com um tempinho de teste e lendo o manual. Depois na prática, principalemnte para quem tira muita foto, fica sabendo tudo. A p510 da Nikon, só tem um porém: editar vídeo é um saco, perde a qualidade é não é em qualquer programa que edita. Mas o filme original fica com qualidade impressionante.

    Responder


    • 21 de janeiro de 2013 às 23:01

      Então Mariana, na verdade o post foca nas diferenças das duas marcas e quais são as dicas para se decidir quando essa é a dúvida. Cada câmera tem suas características que vão além da marca e são elas que vão determinar a qualidade das fotos.

      Responder

  22. Alessandra Saraiva
    22 de janeiro de 2013 às 17:29

    Eu prefiro Canon, comprei a minha em Novembro passado. Canon EOS Rebel t4i com lentes de 18-135mm IS e adorei, já tive experiências com a t2i e t3i na faculdade, e achei melhor comprar a t4i, já usei Nikon, mas sei lá, gosto mesmo da Canon, e super recomando, mas como o Zé disse, não adianta só ter uma boa câmera, tem que meter a cara e tirar fotos e testar mesmo os efeitos com a opção manual, é errando e acertando que a gente vai entendendo o mecanismo da câmera e percebendo o que fica bom e o que não fica.
    Beeeijos!

    Responder

  23. fernanda
    29 de janeiro de 2013 às 14:05

    EU comprei uma câmera da marca Nikon e eu estou gostando muito, a imagem dela é otima..

    Responder

  24. ceccoto
    29 de janeiro de 2013 às 22:35

    Sinceramente! Não tem comparação. Já tive Canon e agora vou de Nikon. A qualidade da lente da Nikon é superior, as cores da foto idem. Pegue uma de cada e fotografe a mesma cena. Vc vai reparar que as cores de Nikon são mais naturais e as imagens mais nítidas enquanto a Canon é mais desbotada. Repare só, os equipamento da Nikon são mais caros que os da Canon e isso se traduz no resultado de sua foto. A bola da vez é a Nikon D600, pura magia no formato FX. É nessa que eu vou.

    Responder

  25. Glazia Gabriela
    30 de janeiro de 2013 às 23:25

    Zé, na sua opinião, entre a Nikon D5100 e a Canon T3i qual você prefere? E qual torna a imagem com uma pegada “mais profissional” ao olho de uma pessoa que não sabe nada sobre fotografia?

    Responder


    • 31 de janeiro de 2013 às 00:08

      Eu nunca usei a D5100… :/

      Responder

  26. kleber
    05 de fevereiro de 2013 às 13:37

    Zé, tenho uma Nikon P500 e um Iphone 5.
    Uso os 2 para Fotografia…
    Mas ja estou sentindo a necessidade de trocar a minha camera por uma outra melhor.
    Pois ja esta muito atrasada. E devido ao fato de Eu Amar Fotografia, e viajo muito, preciso Urgentemente troca-la.
    Nao sou Profissional ainda, e tambem nao tenho nenhum curso sobre aprendizado de fotos.
    Meu unico aprendizado sobre fotos, detalhes de fotos, Photoshop, cameras, modelos de cameras. isso tudo eu faco aqui na internet, lendo todos os dias…
    Alias, gosto muito de seus topicos. Parabens!!!
    Mas a minha Maior Paixao, Fotografar!!!
    Futuramente quero estudar tudo sobre Fotografia. Mas queria comprar uma boa camera ja.
    Tenho 5 mil disponivel pra comprar minha camera.
    Viajo bastante e gosto de fotografas todos estes lugares que passo.
    Normalmente cidades, e Natureza, animais tambem.
    Mas aprecio muito uma otima foto com qualidade. E Adoro zoom.
    Tambem gosto muito de fotografar cidades a noite.
    Pessoas nao fotografo muito.
    Tenho em mente algumas cameras.
    EOS 60D Kit EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS
    Canon Eos Rebel T4i Kit Com Lente Ef-s 18-135mm F/3.5-5.6 Is
    Oque voce acha sobre elas??
    Voce teria algum modelo bacana que se encaixaria no perfil dos meus quisitos??
    Aguardo respostas e muito obrigado.
    kleber

    Responder

  27. Sidney Renan
    15 de fevereiro de 2013 às 12:26

    Tudo isso é muito relativo, tenho Nikon D7000 q mata a pal as canons em filmagem e tempo de gravacao. Não levem isso tão a sério, tem fotógrafos com os melhores equipamentos e ainda assim são fracos!! Sua criatividade é muito mais importante q sua câmera!!! Antes de escutaram uma crítica procure ver não só o lado dos amadores de fim de semana mais principalmente com os profissionais verdadeiros q nada tem haver com sites que favorecem marcas. A Nikon é para pessoas inteligentes por isso é tão complexisa!

    Responder

  28. JuJu
    08 de março de 2013 às 12:34

    Ola. O olhar fotografico é primordial, concordo com tudo que voce falou, porem, SIM existem grandes diferentes entre Nikon e Canon. Passei algum tempo utilizando Canon (60d, T3i e 7d) e passei a utilizar apenas Nikon (Nikon D7000, Nikon D600) . Bem as fotos com a Nikon possuem mais contraste, mais dinamic range, sao mais nitidas, possuem mais cor, de dia e “principalmente a noite” com isos otimos. E as diferenças sao BEM visiveis colocando as fotos lado a lado. Se possivel conseguir fazer um topico mostrando as diferenças tecnicas seria bem legal. Abraços

    Responder

  29. Aluipio
    19 de março de 2013 às 11:21

    Bom Dia, Zé.. Parabéns..!! Excelente Artigo.. !! Por favor, Gostaria de uma opnião Pessoal e Profissional sua.. Ouvi severas criticas na comparação entre a canon rebel t4i e d3200 Nikon, qual dessas poderia me possibilitar melhor qualidade de image, nas fotografias, para todos os momentos..? E em poucas palavras, qual é mais prática, apresenta facil manuseio, maior variedade de lentes, custo mais acessivel..? Enfim, qual você me indica como câmera de entrada..?. Desde já, Obrigado. Abraço.

    Responder

  30. Marcelle
    21 de março de 2013 às 17:50

    Adorei! Deu pra tirar um pouquinha minha dúvidas,mas não TODAS claro!rs… Muito se fala de semi-profissionais,e profissionais. Eu quero começar a fazer um curso profissionalizante mesmo,e ainda não sei qual equipamento comprar! Pesquiso,procuro no google,já perguntei pra várias pessoas do ramo,e ninguém sabe me dizer,vamos ver se VC pode me ajudar: quais são as melhores PROFISSIONAIS mesmo da nikon e canon hoje no mercado? Fico no aguardo! Abraços!

    Responder

  31. Armando Mores
    18 de abril de 2013 às 10:01

    Bom dia pessoal! Como muitos acima postaram, as dúvidas são imensas quanto ao sair de uma compacta para uma semi profissional. A principio queria uma P 510 ! Depois conheci a Sony hx 200v, e agora a Canon Sx 50. Estava quase decidido a adquirir a Canon pelo sensor CMOS qualidade superior ao CCD. Porém um Canon Sx 50 modelo 2013 com apenas 12.1 MP? Gosto de fotografar paisagens, pássaros, Canyon, mar, mas tb aniversários e festas em ambientes mais fechados como salão, de dia ou noite. Eliminando a P 510 devido a qualidade de imagem decorrente do sensor, qual seria a ideal, SX 50 12.1 mp 50x ou Sony hx 200v 30x,18.2 mp e 3 D? Abraços.

    Responder

  32. jairo
    28 de abril de 2013 às 06:54

    gente nao sei em que pais vcs estao mas a nikon deixou de usar o ccd da d90 pra ca, quanto a imagem da canon que parece meio desbotado isso eh simples tenta usar o wb manualmente assim vc vai ter uma melhora significante, comparar uma 60d da canon com uma d600 da nikon eh covardia, tenta fazer a seguinte comparacao: d90 x 50d , d7000 x 60d , d300 ou d300S x 7d , d600 x 6d , d800 ou d800 x 5d mark3 vc vai ver que a disputa eh bem acirrada, bom as 3 tops nao posso dizer nd pois nunca usar.
    Abracos

    Responder

  33. jairo
    28 de abril de 2013 às 07:07

    Kleber se vc gosta de tirar a noite e nao tem a intencao de se tornar um profissional e apenas por hobby, acho que uma d3200 ou uma x5 ou x6 da canon, ai no brasil acho que seria rebel t4i, nao sei muito bem estaria de bom tamanho mas com um detalhe se vc gosta de fotos noturnas entao as lentes ideais seria 11-16 f/2.8 , 20-40 f/2.8

    Responder

  34. Brubs
    03 de maio de 2013 às 17:53

    Olá, eu gostaria de comprar uma câmera semi-profissional, mas que tenha um zoom bom. Eu surfo e queria uma máquina que fosse boa para tirar fotos de surfistas, podes me dar um auxilio?! Att.

    Responder

  35. Gustavo Gebaille "N
    13 de maio de 2013 às 15:32

    Eu acho que a melhor foto ou o melhor video nao está na camera eu acho que esta na pessoa se a pessoa tive uma camera muito boa e nao saber usar nada vai adianta …eu acho que depende da imaginação de cada um e da força de vontade de ser um fotógrafo !!

    Responder

  36. Gustavo Gebaille "N
    13 de maio de 2013 às 15:35

    ólha brubs ja que vc kér zoom eu aconselho vc a compra uma Nikon p510 … nao é tao cara ´´e uma boa camera tem todos os recursos é o zoom dela é 42 x pode compra que voce nao vai se arrepender !!

    Responder

  37. Marcelo
    26 de maio de 2013 às 09:47

    Nikon tem melhor qualidade de imagem que canon. A Nikon D5100 bate até a Canon 5D Mark II em qualidade de imagem.

    Um site bom para comparar maquinas:
    http://snapsort.com/compare/Canon_EOS_5D_Mark_II-vs-Nikon-D5100

    Responder

    • jose tadeu fioravanti
      29 de dezembro de 2013 às 22:27

      Dizer que a nikon d5100 bate até a canon 5d mark ll é falácia.A fotografia fica dividida antes e depois da canon 5d mark ll.Essa máquina redefiniu o mundo da fotografia.

      Responder

  38. line
    28 de maio de 2013 às 21:12

    Alguém me ajuda pleaseeeeeeee!!!!
    Comprei uma Nikon D100 nos EUA. Qdo ligo ela ela fica naquela página de informação sabe? Aquela verde e amarela e logo apaga :(. Para eu fotografar eu tenho q colocá-la no modo lv ( aquele q tem contagem regressiva. Será que já veio quebrada? Tem possibilidades de eu nao saber mexer kkkkk eu vou fazer o curso mas queria saber como eu faço para ela ficar no modo que a tela fica acesa e vc vendo no visor o que vai fotografar ( sem estar como contagem regressiva , entendeu?).

    Aguardando respostas :)

    Bjão :)

    Responder

  39. Gabriel
    12 de junho de 2013 às 10:18

    estou entrando no ramo de filmagem, qual camera me aconselha para fazer filmagens curtas em full hd, que seja de valor mais acessível?

    Responder

  40. alexandre
    18 de julho de 2013 às 16:45

    Bom o seu site, gostei dos comentários e me ajudou a decidir. Estava na dúvida entre a Canon 60 D e a Nikon 7000, decidi pela Nikon.
    Obrigado pelas dicas

    Responder

  41. Dailson
    06 de agosto de 2013 às 17:50

    Tenho uma Nikon D7000. Excelente máquina, comparei, estudei as máquinas, consultei pessoas da área, fui em lojas de produtos fotográficos, fóruns, enfim, cheguei a conclusão que os produtos da Nikon são melhores (claro comparando com máquinas da mesma categoria). Lembro que quem capta a imagem é a lente e para quem está começando entenda isto: a lente é mais importante que a própria câmera. Se puder comprar uma câmera mais simples e uma lente melhor, conhecidas como lentes claras (50mm f/1.8 ou uma versátil com abertura fixa a exemplo da 24 -70 mm f/2.8) seria uma boa forma de começar.
    Mas antes de tudo, ESTUDEM, leiam, vejam bastantes fotos (melhor se na foto tiver as informações de iso, abertura, velocidade…). A lente capta a imagem, a câmera registra e você faz a foto ;). Claro outro ponto é ver uma máquina que tenha pré-flash pois ajuda muiiiito nas fotos que precisem do uso deste acessório. Se alguém quiser tirar dúvidas pode me procurar pelo face: http://www.facebook.com/dasilvafotografia, abraços a todos e boas fotos!

    Responder

  42. Elisângela Farias
    15 de agosto de 2013 às 12:23

    Oi Zé,

    Estou começando a fotografar agora e pensando em comprar ou uma Nikon p510 ou a Canon sx50 hs… mas estou muito em dúvida, quero levar em conta o custo benefício, porém gostaria de ter uma máquina boa… =/
    Você poderia me ajudar nessa escolha? ou me indicar alguma outra opção..

    Obrigada

    Responder

  43. Arthur Miller
    23 de agosto de 2013 às 14:12

    Oi Zé, estou incitando na fotografia e pretendo seguir a diante, estou em duvida entra a nikon 3200 ou a Canon EOS T3, estou em duvida e gostaria de ouvir a sua opinião…

    Responder

  44. Simoes
    24 de agosto de 2013 às 08:12

    Bom dia Zé e um exelente artigo!!! essa briga entre nikon e canon ja vem de anos rss eu acabei de comprar mha primeira dslr depois de mtas pequisa na net e tbem por morar tao proximo a uma grande loja de cameras fotograficas me ajudou muito na decisao. gosto é uma coisa indiscutivel eu pedi mtas opinioes sobre marcas e modelo mtos de meus amigo apontavao pra canon…mas eu no fundo me simpatizei mas com a nikon depois da marca decidida era o modelo em mente era uma D3100 ou a D5000 mas nao gostava do sensor CCD que ela tem ouvia falar mto do sensor CMOS e foi a mha paixão foi ver umas fotos que um amigo fez com uma D800, e acabei comprando uma D600 + 50mm f/1.8G estou encantado com ela tem uma qualidade de fotos magnificas sei que é boa camera e preciso explora-la ao maximo so uso no modo Manual o que vc acha dessa camera?

    Responder


    • 26 de agosto de 2013 às 20:33

      Oi Simoes, infelizmente eu nunca tive contato com a D600 pra te dar uma opinião formada… :/

      Responder

  45. Simoes
    24 de agosto de 2013 às 08:40

    Uma correçao em meu comentario! eu queria dizer nao era CCD era o tipo de formato de sensor que a D3100 e a D5000 usa o DX porque o sensor de imagem e o mesmo o CMOS, eu prefiro os formato de sensor o FX por isso optei pela D600 o tipo de sensor de imagem tbem é o CMOS obg.

    Responder

  46. EDUARDO MAGRAO
    02 de setembro de 2013 às 04:39

    muito muito legal o site, parabenssssss, tenho duas nikons , d3100 e d7000 , nao tenho do que reclamar delas, mais o negocio e sempre buscar conhecimentos e tentar aprimorar sempre, pq NINGUÉM sabe tudo que nao tenha mais o que aprender… abçs a tds

    Responder

  47. Maria
    10 de setembro de 2013 às 22:34

    Faço vídeo clipes e vou comprar uma câmera para esse fim. Estou na dúvida entre a Canon T3i e a Nikon D7000. Qual a melhor para essa finalidade?

    Responder

  48. Thaís
    19 de setembro de 2013 às 22:02

    Olá tudo bem?
    sou nova no blog e estou adorando!
    Então vou começar a fazer o curso de fotografia, já estou lendo bastante sobre o assunto, mais ainda tenho varias duvidas, uma delas é que eu ainda não possuo a câmera profissional, mais como estou lendo, eu não preciso de cara comprar um SUPER câmera, quero mim torna uma fotografa profissional, para isso preciso que qual marca e modelo de câmera para iniciar? é melhor eu comprar a câmera primeiro pra depois fazer o curso de fotografia? ou então fazer o curso e entender melhor sobre as maquinas pra depois comprar?
    Estou em duvida sobre a Canon T31 e a nikon D500, que para mim essas sai mais em conta para iniciantes, mais não entendo do assunto AINDA. Enfim, Obrigada pela atenção e sucesso sempre, sou a mais nova seguidora! :)

    Responder

  49. Ana Paula
    23 de setembro de 2013 às 17:56

    Olá!
    Eu comprei no começo do ano uma câmera Nikon P510 devido ao “superzoom” que vi em muitos vídeos. Porém não consigo nem chegar perto do zoom que vi nos vídeos. Será que existe algum problema com a lente da minha câmera? Para ter uma ideia, gosto de tirar foto de pássaros, o portão (onde existe um comedouro) fica a menos de 10 metros da varanda e tenho que usar o zoom total (1000 mm) para conseguir tirar foto dos passarinhos (eles caberem inteiros na tela). Isto é normal? Alguém sabe se existe alguma configuração que desabilita o zoom total?
    Preciso muito de ajuda.

    Muito Obrigada

    Responder

  50. buga
    23 de setembro de 2013 às 22:33

    Amigo, não entendo nada de foto, mas estou pensando em comprar uma máquina “não compacta”.
    O pessoal sempre fala entre Canon e Nikon, mas as sony Alpha?
    São tão ruim assim? Porque o pessoal de foto não gosta delas?
    Pois vendo as especificações (coisa de quem não entende) parece que possuem um bom custo benefício.
    Existe alguma desvantagem nelas? Você compraria? E porque?

    Responder

  51. André
    25 de setembro de 2013 às 11:37

    Estou em dúvidas entre a Canon Rebel SL1 e a Nikon D3200. Já vi reviews e sei das vantagens de cada uma. Tenho uma D300 e gostaria de algo mais compacto para o dia a dia. Pois toda viagem é um incomodo por exemplo colocar o corpo da D300 em uma bolsa. Alguém já teve experiências com a D3200 e a SL1? Grato.

    Responder

  52. Rosi Nunes
    26 de setembro de 2013 às 15:26

    Boa tarde,
    Gannei de presente uma Nikon P520,gostaria de opniões sobre esta maquina e se consigo fotograr casamentos,aniversarios,etc.Pois no momento não tenho verba para combrar uma mais moderna ou profissional.
    Obrigado e um abraço.

    Responder

  53. Júnior Lima
    27 de setembro de 2013 às 15:13

    Boa tarde,
    Estou querendo comprar uma câmera superzoom. Estou em dúvida entre a Canon sx 50 e a Panasonic Fz 200. Goataria de uma opinião! Quem puder me ajudar seria ótimo.

    Responder

  54. jairo
    30 de setembro de 2013 às 02:59

    Ola gente, acho interessante essa comparação, pois uma coisa todos tem que entender, nao adianta vc ir na loja e fuçar as duas marcas se nao tiver um minimo de conhecimento, no meu caso por exemplo tenho nikon D800e mas estou migrando para a canon o por que disso? 2 coisas que eu acho necessaria em qq camera, iso e velocidade e nesse ponto a nikon peca e peca muito, muitos falam e megapixel mas na minha opiniao 16MP ja é o suficiente, entao acho que o melhor mesmo seria para que finalidade vc vai usar a camera que tipo de fotografia.
    Valeu gente um abs..

    Responder

  55. Bruno
    02 de outubro de 2013 às 22:27

    Realmente, prefiro as cameras da Nikon,são muito boas, recursos confortaveis, o preço não é dos melhores, mas vale a pena pagar mais por mais.

    Responder

  56. Bruno
    02 de outubro de 2013 às 22:39

    Olá pessoal, estou com uma duvida. Eu quero saber se vale a pena comprar uma Nikon coolpix s3300. No shoptime eu achei ela por 269R$. Eu estava lendo um site de fotografos e la constava que a mesma é a câmera mais vendida do mundo. Obrigado por quem me ajudar.

    Responder

  57. Ricardo Santos
    04 de novembro de 2013 às 12:10

    Tenho 30 anos como fotógrafo profissional a questão é quem quer jogar dinheiro fora. Prefiro a Nikon mais, como fotógrafo a quase 30 anos posso passar a minha experiência e dizer a melhor a Nikon mais uso a Canon, porque a Canon exporta não só tecnologia mais conhecimento técnico ou seja as suas câmeras dão conserto já o resto fica quase o valor da câmera isso quando você consegue um técnico para conserta la e se der conserto que sempre não tem. Pessoalmente para o dia a dia prefiro uma D70 que filma em Full HD e é WIFI.
    obs: mais ou menos 5000,00 assessórios.
    OU;

    Canon Powershot S120 Wi-fiHs Is 1080p 10x Zoom Full Hd

    Câmara com desempenho profissional, rápida e com conectividade, que cabe no seu bolso.

    Com uma objetiva luminosa f/1,8, HS System, disparos contínuos super rápidos até 9,4 fps*, ergonomia aperfeiçoada e Wi-Fi, a PowerShot S120 oferece um desempenho superior compacto para os verdadeiros profissionais.
    Vantagens

    Objetiva ultra grande angular de 24 mm, luminosa f/1,8, com zoom de 5x. ZoomPlus de 10x
    HS System: CMOS de 12,1 MP, DIGIC 6 para ótimos resultados com ISO até 12 800
    Intelligent IS para fotografias nítidas com um Estabilizador de Imagem Dinâmico de 5 eixos, para filmes mais estáveis
    Desempenho super rápido com focagem automática de alta velocidade e disparos contínuos a 9,4 fps*
    Grande ecrã LCD tátil PureColor II G , de tipo capacitivo, com 7,5 cm (3″)
    obs; mais ou menos 1500,00 ela é compacta.

    Responder

  58. Andre Zucato
    16 de dezembro de 2013 às 20:01

    Nos modelos profissional, elas realmente são equivalentes… e vai de gosto. Mas é bom deixar claro, que nas semi e principalmente nas compactas, a Nikon da um banho na Canon em qualidade x preço. Agora, no fator gosto pessoal, eu fico sempre com a Nikon.

    Responder

  59. renata
    26 de dezembro de 2013 às 13:29

    Olá Zé. parabéns pelo post!! Estou com uma duvida quanto a Nikon D100, ela pode ser usada profissionalmente? Desde já agradeço, abraços

    Responder

  60. jose tadeu fioravanti
    29 de dezembro de 2013 às 22:34

    Olha,dizer que a nikon d5100 bate a canon 5d mark ll é pura falácia.A 5d redefiniu a fotografia no mundo todo.

    Responder

  61. Sander Lavoistein
    08 de janeiro de 2014 às 22:54

    Bastante simples e prático o post para quem quer iniciar no mundo da Fotografia. Com a chegada de celulares com câmeras cada vez melhores, podemos dizer que todos somos fotógrafos. Mas, se você quer chegar ao mundo profissional, que está cada vez mais “estreito”, não basta apenas ter uma máquina. é necessário um conjunto de lentes para cada finalidade (e isso sim faz a diferença), saber sobre exposição fotográfica, velocidade, distância focal, iluminação e uma infinidade de coisas. Nikon e Canon sempre serão concorrentes e como você bem citou, possuem pouca diferença – ao menos para as câmeras de entrada. Já tive as duas (hoje possuo estúdio e meu principal equipamento é Mamiya), mas para efeito deste post, acredito que a Canon tenha uma maior “robustez” e uma coisa que me chama a atenção – sem merchan pois não ganho nada com isso: Se você utiliza o foco automático, a Canon tem uma resposta mais rápida que a Nikon. Quase imperceptível, mas para fazer fotos esportivas (por exemplo) isso faz uma diferença muito grande. Digo robustez pois com uma teleobjetiva de 300mm que pesa entre 2 e 5 quilos, uma câmera leve e sem “pegada” torna um pouco complicado o manuseio. Mas enfim, sempre haverá o dilema entre as marcas, e dizer que uma ou outra é “melhor” ou faz fotos melhores ou ainda que redefine a fotografia, é puro gosto pessoal. A fotografia é um conjunto de técnicas de um fotógrafo e não de uma máquina. Abração e parabéns pelo post!

    Responder

  62. Viviane
    25 de maio de 2014 às 04:06

    Entre a Nikon COOLPIX AW120 e a Canon Powershot D20,qual você recomenda?

    Responder

  63. Pablo Karol
    29 de maio de 2014 às 12:56

    Quero comprar minha Nikon mais estou numa duvida entre a 3200, d5200 ou d7000, qual seria a melhor, fotografar festa de aniversario, passeio de lancha, uma que supra tanto nas fotos paradas quanto as em movimentos com qualidades é claro

    Responder

  64. Thiago
    02 de junho de 2014 às 16:44

    É só ver o DxOMark. Em questão de alcance dinâmico as Nikon saem na frente das Canon. Uma 6D tem 12 EVs de alcance dinâmico, enquanto uma D800 tem mais que 14 EVs, ou seja, é mais próxima aos nossos olhos em relação à claros/escuros. Isso pra mim é uma característica essencial numa câmera, mais do que qualidade de cores. Dá pra escolher uma câmera equilibrada de acordo com o dinheiro que você tem pra gastar.

    Responder

  65. Maria Eduarda
    01 de julho de 2014 às 00:22

    Olá Zé! POR FAVOR PODERIA ME AJUDAR!!!!Estou pesquisando, mas estou em duvida entre Nikon e Canon. Nikon D3200 24MP DSLR Camera XCanon EOS Rebel T3 1100D Body.

    Responder

  66. Danielly Brito
    17 de julho de 2014 às 12:51

    Zé, boa tarde..
    Eu gostaria de saber qual a câmera profissional (mas não de entrada, aproveita e me explica a diferença) mais em conta pra quem esta começando, e sem tem livros pra indicar a respeito de fotografia..

    Desde já obrigada.

    Responder

  67. Getulio Alves
    13 de agosto de 2014 às 10:20

    Bom Dia nobre!
    Dentre todas as pesquisas na internet que tenho feito nos últimos dias, descobri seu blog, que parabenizo pelo excelente trabalho.  Entretanto gostaria de dicas para decidir qual câmera comprar, Nikon ou Canon. Minha última câmera era uma super zoom  Lumix FZ35 a qual foi subtraída de minha residência de forma ilícita com uma outra compacta Olympus 815x.  
    A finalidade é para fotos de eventos domésticos, viagens de férias, (paisagens nas estradas). Enfim estou declinado pela Nikon D5200. Apesar de ter visto outras tipo a Canon t3i, não sei ao certo se estão no mesmo nivel para comparação, apesar de que em termos de preços estão bem parecidas.
    Caso tenha alguma ideia por favor aguardo.
    Abraços
    Que DEUS te abençoe

    Responder

  68. Jose silva
    16 de agosto de 2014 às 14:26

    Acho que você não ajudou em nada. Falou falar da qualidade da imagem, tamanho do sensor, preço das lentes, melhor para filmar, etc.
    Câmeras dessas de entrada a Nikon é disparada a melhor em qualidade de imagem por ter melhor sensor. Para vídeos as Canon tem vantagem e melhor preço de lentes.

    Responder

  69. Daniele Reily
    16 de agosto de 2014 às 21:08

    Muito bom o post ! Parabéns !
    Eu adoraria um ajuda ! Quero começar mais poder ser cânon ou Nikon mas que não fosse tão cara e boa .

    Responder

  70. Gabriela
    28 de agosto de 2014 às 19:55

    Qual é a semi profissional da canon e da nikon?

    Responder


Deixe um comentário!


Comentário:
Para ter sua foto no avatar dos comentários, siga essa tutorial.