09 • junho • 2012

Depois de ter uma ideia do que se trata a série “Fotografia do começo” e de entender que a fotografia só acontece porque existe luz no post sobre exposição, hoje eu vou falar um pouco sobre a abertura do diafragma e o quanto ela interfere nas fotos.

Antes de mais nada você precisa entender o que é esse tal de diafragma. Bom, o diafragma fica localizado na lente e é uma espécie de “olho” formado por inúmeras lâminas que criam um diâmetro de determinado tamanho que controla a entrada de luz no momento do clique. Obviamente, quanto mais aberto do diafragma (maior o diâmetro), mais luz entrará no mecanismo da câmera e vice-versa.

A abertura do diafragma é medida por um valor “f/x”, onde x é o número correspondente à abertura. Atenção: quanto maior esse número, mais fechado o diafragma está. Quanto menor esse número, mais aberto o diafragma está. Esse método confunde muitas pessoas, então na dúvida, imagine que o diafragma seja o muro de uma casa. Quanto maior o muro, menos ladrões vão entrar. Quanto menor o muro, mais ladrões vão entrar. No caso, os ladrões representam a luz.

Na imagem aí em cima você consegue entender melhor essa coisa dos valores e também ver como são essas lâminas que compõem o diafragma na lente.

Pronto, agora vocês entendem o primeiro fator decisivo para a boa exposição de uma foto. Os outros dois lados do triângulo são a velocidade do obturador e o ISO, assuntos para os próximos posts. Mas e aí, confundi mais ainda a cabeça de vocês? Quais são suas dúvidas? É só deixar tudo nos comentários.

Tenho 21 anos, sou de Cataguases (Minas) e trabalho como web designer, sempre mantendo e praticando minha paixão pela fotografia nas horas vagas.
Compartilhe:


  1. Adriana
    09 de junho de 2012 às 20:02

    To começando a entender um pouco sobre fotografia (:
    Ansiosa pelos próximos posts!

    Responder

  2. Leticia
    09 de junho de 2012 às 20:03

    Zé,
    Não tenho uma DSLR e mesma assim sempre busco informações sobre fotografia e câmeras. Leio seu blog e outros sites, pego livros emprestados e tal. Mas ao longo dos dias vou esquecendo tudo e quando perguntam os valores do ISO (por exemplo) já não lembro mais. Isso se deve ao fato de não ter uma câmera profissional para treinar. Mas não perco gosto … tenho certeza que algum dia vou ter a minha câmera profissional.

    Responder


    • 09 de junho de 2012 às 21:07

      Isso é fato, Leticia, eu mesmo quando não tinha contato com DSLRs não mantinha muito por muito tempo essas informações na minha cabeça. Faz parte!

      Responder

  3. Claudia Dias
    09 de junho de 2012 às 21:19

    Na sua opinião ual a melhor câmera indicada para pessoas ue já tenham algum conhecimento em fotos?

    Responder

  4. Johann Roos
    09 de junho de 2012 às 21:49

    Leticia, uma solução barata e muito legal para treinar fotografia de verdade sem uma DSLR são as SLR, as câmeras profissionais analógicas, como a que o Zé acabou de comprar.
    São câmeras baratas, cerca de 100 a 300 reais, que no mercado livre você acha aos montes, e com ela você vai realmente aprender oque é fotografia, e alem de aprender você vai se divertir muito, porque não existe nada melhor que a ansiedade de querer saber como a foto vai sair depois que for revelada.
    Enfim, pra mim foi uma ótima ideia comprar uma SLR e recomendo para todos que gostam e estão começando na fotografia.

    Responder


    • 09 de junho de 2012 às 23:35

      Assino embaixo.

      Responder

  5. Bia
    09 de junho de 2012 às 23:12

    Com o exemplo do muro e ladrão nunca mais vou esquecer, obrigada zé c:

    Responder

  6. Aline Betariz
    09 de junho de 2012 às 23:30

    Ah Zé, obrigada por ajudar a gente! haha A minha camera é compacta, mas ela também tem a opção de mudar o Diafragma, ISO e outras coisas e ler esses posts ajuda (muito) a melhorar as minhas fotos! :D
    Beijos

    Responder

  7. Wilson Nascto
    10 de junho de 2012 às 16:27

    Parabéns Zé, curti tuas imagens e teus texto. Boas imagens prá tí e uma excelente luz.
    ABr.

    Responder

  8. Admiradora do Zé
    10 de junho de 2012 às 17:48

    Ahn muito util a informação!

    Zé s2

    Responder

  9. Paula Schmitz
    11 de junho de 2012 às 11:38

    ZÉ QUERIA QUE FIZESSE ALGUM PROJETO PRAS PESSOAS NOVAS QUE ESTÃO ENTRANDO NESSE MARAVILHOSO MUNDO QUE É FOTOGRAFIA, PRA TU CONHECER NOVO FLICKRS E PODER DÁ UMA FORÇA PRA GURIZADA QUE TÁ COMEÇANDO, QUE NÃO TEM OU QUE TEM CÂMERA PROFISSIONAL (NO MEU CASO ENCOMENDO MINHA T3I ESSA SEMANA UHULESSS), E QUE INDICA-SE MAIS PROGRAMAS E MANDASSE DE NOVO OS SITE DE BAIXAR PHOTOSHOP(É, AINDA NÃO ACHEI UM SITE BOM PRA BAIXAR). http://www.flickr.com/photos/paulaschmitz deixo meu flickr, ainda não sei dosar direito a edição, seriá legal se fizesse um tutorial ajudando, aposto que não sou só eu com essa dificuldade. obs: desculpa pelo sotaque grosseiro de gaúcho. Grata pela atenção.

    Responder


    • 11 de junho de 2012 às 20:17

      Já tenho um em mente!

      Responder

  10. Karla
    12 de junho de 2012 às 10:47

    zé, eu estou adorando os seus post’s você está me ajudando muito a gostar cada dia mais de fotografia !
    A minha camera digital compact acabou estragando. (meu irmao mais novo faz trilhas de jeep e levou junto e sabe no que que deu né… barro e água não fazem bem pra uma digital) Então, estou pensando em comprar uma nova, e com as suas dicas estou devagarzinho amadurecendo a ideia de comprar uma semi ou uma profissional antes de gastar denovo com uma compacta…
    Meua parabéns, não desista nunca !
    um beijo

    Responder


    • 12 de junho de 2012 às 19:27

      Obrigado, Karla!

      Responder

  11. Paula Schmitz
    12 de junho de 2012 às 20:32

    Obrigado por ser atencioso e pela ajuda que vai dar a todos nós que gostams de fotografia.

    Responder

  12. Leticia
    12 de junho de 2012 às 23:34

    Johann Roos | Zé

    Li o último post do Zé sobre SLR !
    Além da ótima resolução o preço é bastante acessível. Vou pesquisar no Mercado Livre e vou adotar uma *O*. Obrigada pela dica, me ajudaram e muito.

    Responder

  13. Thalita
    12 de agosto de 2012 às 13:51

    Adorei o post, você escreve de uma maneira bem fácil de entender! Parabéns Zé!

    Responder


    • 13 de agosto de 2012 às 18:49

      Obrigado, Thalita, essa é a intenção! :D

      Responder

  14. Alessandra Saraiva
    30 de janeiro de 2013 às 15:37

    Muito bom o post! Bem explicadinho! *-*

    Responder

  15. Taymari Leão
    24 de julho de 2013 às 11:37

    Muito bem explicado, melhor impossível!
    Adorei.

    Responder

  16. Pedro Mendes
    16 de agosto de 2013 às 12:17

    Olá,
    É uma explicaçao muito boa, parabéns. Também escreví um post sobre este tema, pode ser que lhe interesse: http://blogpt.pedromendes.com/abertura/

    Um abraço!
    Pedro

    Responder

  17. juliana
    27 de setembro de 2013 às 12:50

    Oi zé,
    tenho uma dúvida, o número de f-stops deve mudar no display de acordo com o zoom ou com a velocidade? Eu desconfio que meu diafragma esteja estragado, mexo em todas as opções… Anel focal, anel zoom, anel da velocidade… E nada faz mudar o número depois do f!

    Responder


    • 27 de setembro de 2013 às 21:47

      Não, as outras variáveis não fazem a abertura mudar automaticamente, é você que define no modo manual, ou no modo de prioridade de abertura. A não ser que vc esteja no modo que prioriza a velocidade. Aí você vai mexer só na velocidade, e a abertura se adapta sozinha.

      Responder

  18. Juliana
    28 de setembro de 2013 às 12:24

    Sim, mas digo isso usando o modo completamente manual da camera, (M/canon) onde eu teria controle completo sobre as 3 variáveis… Ele simplesmente não muda nunca, mudo distância focal, mudo velocidade e nada. Sempre no f5.6

    Responder


    • 29 de setembro de 2013 às 00:19

      Então é diferente. Provavelmente está assim porque a lente está no máximo de zoom (distância focal), nesse caso a abertura não vai passar de 5.6, é o máximo que ela chega nessa distância focal.

      Responder

  19. Luiz Felipe
    13 de janeiro de 2014 às 17:21

    Acabei de comprar uma Fuji S8200 Super Zoom, não é uma das melhores, mas acredito que para começar já será de grande valia! Zé muito Obrigado por disponibilizar seus conhecimentos, tenho aprendido muitos com suas matérias!
    Forte Abraço!

    Responder

  20. Julio Cesar
    16 de janeiro de 2014 às 14:47

    Olá Estou começando a fotografar comprei uma Nikon D5000 o que você me diz? É uma câmera boa?

    Responder


Deixe um comentário!


Comentário:
Para ter sua foto no avatar dos comentários, siga essa tutorial.