Como perder a vergonha de fotografar em público - Melhor Ângulo

Se você nasceu nos 90 (ou antes disso), provavelmente sua família tinha uma câmera analógica que era levada pra todas as viagens e registrava os momentos mais legais dos fins de semana. As fotos das 12, 24 ou 36 poses dos filmes eram cuidadosamente planejadas, então aniversários e casamentos são exemplos perfeitos de situações onde rolava aquele momento espreme-pra-caber-na-foto. Hoje, além da fotografia digital que permite cliques infinitos, com nossos inseparáveis celulares, qualquer um anda com uma câmera no bolso o tempo todo. O interessante é que nesse contexto de compartilhamento e redes sociais que a gente vive, acontece um comportamento curioso: a vergonha que muitas pessoas sentem ao fotografar em público.

Zé Zorzan fotografar em público

Tirar fotos em pontos turísticos ou festas é uma prática esperada, porque como eu disse, é uma tradição construída há anos, então as pessoas já ficam super à vontade nessas situações. Mas se você estiver andando em uma rua movimentada, sem qualquer atração aparente, e do nada sacar uma câmera da mochila, a vergonha é instantânea, tô aqui de prova.

Eu pensava que sentir esse desconforto ao tirar fotos em público era exclusividade minha, mas é totalmente comum, inclusive pra aparecer nas imagens. Isso é horrível, porque você pode perder a chance de conseguir uma foto maravilhosa.

O fato é: fazer qualquer coisa diferente num lugar público vai atrair os olhares das pessoas em volta. Diferente daquele casamento da sua prima, na rua todos esperam que você ande como se não houvesse amanhã (geralmente com pressa), então sim, só o ato de parar e tentar registrar qualquer coisa vai chamar atenção. Mas isso não quer dizer que esses olhares sejam de julgamento. Normalmente as pessoas se perguntam “Do que é que ele tá tirando foto?” e, segundos depois, esquecem completamente o que aconteceu. Elas tem mais o que fazer, né?

Às vezes, essas pessoas acham que elas estão na mira da câmera, e realmente ninguém gosta de ser fotografado por um desconhecido. No fundo nós somos todos uns bandos de animais à solta pela cidade, que instintivamente vão tentar identificar se é um momento de ameaça, pra desviar, é claro. Se estiver tudo bem, dobrando a esquina o fotógrafo já virou história. Agora, se você precisa tirar fotos focando em um grupo ou alguém, peça permissão e tente bater um papinho rápido. Quem sabe não te pedem pra mandar a foto depois? A mesma dica vale pra acontecimentos incomuns, metrôs, parques, feiras, enfim, tudo que envolva regras: pergunte aos donos ou organizadores se tudo bem tirar fotos ali.

Ah, e companhia é sempre bom! Chamar um amigo para te ajudar com as fotos também é um jeito de diminuir o desconforto, afinal tem uma pessoinha de confiança logo ali. E se o que você tem é medo de roubarem sua câmera, contar com o reforço dos amigos é mais válido ainda, assim como preferir fotografar em lugares mais movimentados, se possível.

No mais, foque no que você quer registrar e se desligue um pouco do mundo. Consiga sua foto e siga sua vida, não importa o que vão pensar. Espero que essas dicas ajudem aí. Você já passou por alguma situação engraçada ao fotografar em público? Me conta nos comentários!

Post originalmente publicado no dia 18/07/2012 e revisado para se adequar aos novos padrões editoriais do blog.

Compartilhe:
Facebook Twitter Pinterest Google+

  1. Rodrigo Honório
    18 de julho de 2012 às 19:58

    O texto serviu pra mim, sou meio tímido em tira foto em público.

    Responder

  2. Ana Luiza.
    18 de julho de 2012 às 20:06

    Eu reparei nos efeitos, e adorei! Principalmente da segunda foto! Gostei do post, esses dias estava enfrentando esse problema, e estava precisando de dicas.

    Responder

  3. Renê Carvalho
    18 de julho de 2012 às 20:08

    É hoje o aniversário do Melhor Ângulo?

    Responder


    • 18 de julho de 2012 às 20:10

      Aham! Tô preparando o post!

      Responder

  4. Jaque
    18 de julho de 2012 às 20:10

    Sempre fui tímida em relação a isso, mas esses dias enfrentei meu medo e não foi tão ruim quanto eu imaginava, o máximo que aconteceu é as pessoas ficarem olhando. Com certeza o post vai ajudar muito as pessoas que estão passando por isso.
    Quinze Desejos

    Responder

  5. Luciane Huffel
    18 de julho de 2012 às 20:12

    E eu me achando um et por sentir vergonha de fotografar na rua.

    Responder

  6. Douglas
    18 de julho de 2012 às 20:13

    É muito foda isso! Um dia eu tava tirando fotos de um arbusto florido mas nem percebi que atrás dele tinha um casal sentado no banco, eles ficaram olhando pra mim como se eu tivesse tirando foto deles, só que na verdade eu focava no arbusto que estava um pouco mais a frente, ahahahaha

    Responder

  7. Mauricia
    18 de julho de 2012 às 20:45

    Gostei das dicas! Sou a maior “sem jeito” para fotografar em público. Às vezes o olhar das pessoas me incomoda, principalmente se no meio tem algum engraçadinho que grita “isso não é uma câmera fotográfica, é um canhão”, se aludindo a DSLR. Sm, isso já aconteceu. Eu acabo ignorando, claro. Também tenho a impressão sempre de que estou atrapalhando alguém, mesmo não estando. Mas essa impressão pesa e acabo fotografando rápido ou deixando de fotografar o que gostaria por conta dessa sensação. Não sou fotógrafa, e quando alguém, erroneamente se refere a mim dessa forma, claramente por causa do equipamento, aí me afundo mais na timidez.

    Responder


    • 18 de julho de 2012 às 21:09

      É exatamente o que acontecia comigo, acho que uma das dicas do post que mais funcionam é fotografar em público. Com uma pessoa íntima com você, dá aquela sensação de “Não tô nem aí, estou com meu amigo aqui e a gente tá se divertindo!” e tudo rola bem!

      Responder

  8. Mauricia
    18 de julho de 2012 às 20:46

    E parabéns pelo aniversário pelo conteúdo e pela qualidade, pensei que já era mais velhinho!

    Responder

  9. Luria Corrêa
    18 de julho de 2012 às 21:02

    Sempre tive ~tenho até hoje~ esse receio de tirar fotos em público. Principalmente quando quero fotografar situações cotidianas, de pessoas andando para lá e para cá, receio de que elas pensem que o alvo são elas, como foi dito no post. Mas acho que esse receio varia de pessoa pra pessoa, e, em alguns casos, tem que ser tomado como precaução sempre. Boas dicas. E o efeito nas fotos ficou muito legal! E parabéns pelo blog :) Que continue e melhore cada dia mais.

    Responder

  10. Cyél
    18 de julho de 2012 às 22:56

    Haha Falava sobre isso ontem, Zé!
    Comentava com o namorado quantas fotos tenho perdido por medo (não é PERIGOSO o local, e o horário, por volta das 17hrs, tbm é legal, movimentado, mas msm assim tenho trauminha de assalto) e vergonha dos olhares! =( Vou tentar mudar isso.

    Ah! Posso deixar uma “diquinha”? Quem for de BSB, na UPIS, em agosto, terá um Workshop de Introdução a Fotografia Digital. ;*

    Responder

  11. Jessica M
    19 de julho de 2012 às 11:44

    Noossa, realmente. Ja fiz fotos assim, é um desconforto mto grande as pessoas ficarem olhando voce. Da vontade de sair correndo do lugar e nunca mais voltar ali!!! kkkk
    Mas ja aconteceu uma situação inusitada: eu estava fotografando uma igreja e um menininho (de uns 4 anos) parou na minha frente achando que eu ia tirar dele! Todo mundo em volta riu e eu fiquei sem saber se eu podia tirar, ajudou a descontrair.
    Mas amei as dicas!
    ;*

    Responder


    • 19 de julho de 2012 às 17:57

      ASHDUHASUD Conheço uma história parecida só que era uma senhora. Muito bom!

      Responder

  12. Bárbara Constancio
    19 de julho de 2012 às 14:56

    Aii estou amando o blog, eu também confesso que fico sem jeito de fotografar ou ser fotografada em publico, mas é bem assim logo depois as pessoas esquecem do que viram!

    Responder

  13. Diego Terada
    19 de julho de 2012 às 19:07

    Eu tenho até hoje medo de roubarem a minha câmera mas, essa postagem me ajudou bastante da próxima vez, vou chamar mais amigos para tirarmos fotos será mais divertido. Mas, parabéns as postagens estão muito legais :D

    Responder

  14. Daniela Lima
    19 de julho de 2012 às 20:08

    Adorei Zé, estava precisando de umas dicas mesmo, ser tímida não é fácil!

    Responder

  15. Wesley
    19 de julho de 2012 às 21:49

    Poxa, muito bom! Realmente é importante saber lidar com a timidez para conseguir boas fotos! :D

    Responder

  16. Marijleite
    20 de julho de 2012 às 10:33

    Eu MORRO de medo de roubarem minha câmera, foram meses e meses para poder comprar! Também fico meio sem jeito para tirar fotos em público, tem vezes que estou com a câmera no bolso, vejo algo muito legal para fotografar, maaaas tem gente por perto e eu deixo para depois :( Mas eu vou mudar! Ótimas dicas!

    Responder

  17. Ana
    21 de julho de 2012 às 14:30

    Também sinto um pouco de vergonha, mas esses dias o pôr do sol tava maravilhoso e pra fotografia ficar boa eu precisava subir no muro, porque aí teria o melhor ângulo, eu enfrentei a vergonha, peguei uma escada e subi, não me arrependi, a foto ficou muito boa!

    Responder

  18. Bia
    21 de julho de 2012 às 15:03

    Amei o post, vai me ajudar muito da próxima vez que estiver nessa situação c:

    Responder

  19. Rodrigo Tavares
    23 de julho de 2012 às 15:10

    Excelente o post. Já passei por umas tirando foto externa, que só de lembrar me causa dor na barriga de rir. Certa vez, queria tirar fotos de uma igreja, lotada por sinal, pedi minha namorada para ficar na frente, igual estatua enquanto preparava a melhor foto. Feita a foto, dei sinal pra ela e antes dela chegar ao meu encontro, um maluco chegou ao meu lado e disse. “Estava tirando foto da mulher, creio que ela não vai gostar. Você só apontou para o alto.” Respondi, essa era minha ideia. Ele riu demais e saiu. Vergonha é foda…

    Responder

  20. Igor
    25 de julho de 2012 às 22:47

    Parabéns pelo blog, os posts são muito bons. Ganhou mais um fã.

    Responder

  21. Raoní Aguiar
    15 de agosto de 2012 às 10:29

    Oi! Muito legal o seu texto!
    Eu não tinha reparado, mas também sinto algum desconforto quando atraio os olhares na hora de fotografar na rua. :P
    Ah, quanto ao efeito analógico, a Katy Perry fez a pouco tempo um ensaio para a Interview carregado de ruído. Depois dá uma olhada!
    Grande abraço!

    Responder


    • 15 de agosto de 2012 às 16:26

      Postei o ensaio aqui no blog, Raoní! (:

      Responder

  22. Bruna Ferreira
    26 de março de 2013 às 20:26

    Olá, o seu blog é muito foda. Gostei demais. As dicas serviram de alguma coisa, amei elas. Sou tímida demais e vivo perdendo momentos perfeitos para fotografar só por causa da timidez. Acho que agora eu consigo ir pra frente. Valeu. Beijos.

    Responder

  23. melissa
    02 de maio de 2013 às 12:24

    oi! eu vou tirar esse meu meo de tirar fotos em público
    vou levar minha irmãzinha em breve num parque aqui da minha cidade e tirar varias fotos dela e com ela. gostei o post da até pra ter uma noção de como é tirar fotos num aglomerado de gente. valeu! :)

    Responder

  24. Christopher
    14 de setembro de 2013 às 20:11

    Comecei a “brincar” de ser fotografo agora e logo no começo já disse isso a um amigo “fico sem jeito de sair por ai e tirar fotos” e o fato de eu ser tímido ajuda bastante também rs, e quando crio coragem de parar em um lugar pra fazer uma foto eu não consigo tipo que parar analisar e procurar o melhor ângulo, enquadramento e tal, meio que faço correndo rsrs. Queria uma companhia pra sair por ai pra fazer umas fotos, seria ainda melhor se fosse fotografo também ai acho que eu não ficaria tão sem jeito assim, mas boas dicas!

    Responder

  25. Angélica Bessa
    15 de setembro de 2013 às 20:48

    No início eu tinha vergonha sim. Mas antes de comprar minha câmera, li em um artigo que o melhor de fotografar em New York é que todos estão acostumados com as câmeras objetivas e que lá eu poderia circular com a câmera. Como eu comprei a minha primeira lá, já saí da loja com ela mirando tudo.
    Aqui no Brasil sinto sim essa dificuldade mas eu comecei a não olhar para os olhos das pessoas, e a ficar apenas com a minha câmera, eu e ela. Tem dado certo, mas fotografar em público dá sim uma vergonha, tendo em vista que nós que somos fotógrafos não gostamos de ser o alvo das atenções.
    Teho mais vergonha ainda de pedir autorização. Primeiro eu faço a imagem, depois eu vejo se é o caso de perguntar se pode…rs..rs
    Também tenho medo de furtarem ou roubarem minha câmera, muito. Ao mesmo tempo estar com reforço de amigos para fotografar é um pouco tenso, pois se estes não estão na mesma onda, eles querem ir embora…

    Responder

  26. edmar
    24 de agosto de 2014 às 23:31

    Já superei vários medos e receios. Entre eles o medo de ter o equipamento roubado em transporte coletivo e em lugares abertos. Encontrei muito espaço ao fotografar pessoas durante shows e feiras agindo de forma bem natural e solicitando permissão. Divulgo onde a foto será postada no blog ou facebook e as pessoas fazem comentários e se interessam em obter cópias em tamanho original para colocar em álbuns domésticos. O importante é demonstrar segurança e naturalidade.

    Responder

  27. Luiz Alberto Leal da Costa
    10 de agosto de 2015 às 12:01

    Como faço para responder a seguinte polêmica: “fotografar na rua é perigoso”?
    Quando eu estava com meus amigos e eu estava fotografando um belo grafite, um deles fez esse comentário.

    Responder

  28. Sandro OLiveira
    21 de agosto de 2015 às 14:06

    Engraçado mesmo, eu me sinto um ET na rua, acho que vão me atacar por estar fazer algo “diferente” da rotina das pessoas. EU já perdi lindas fotos por conta da vergonha. Já cheguei sacar a câmera e na hora eu travei, daí saí de fininho como se tivesse feito a pior coisa do mundo. É complicado mesmo, pois vejo que essa timidez está começando a bloquear minha direção fotográfica e consequentemente minha criatividade.

    Responder

  29. Débora
    15 de outubro de 2015 às 09:52

    Morro de vergonha de fotografar na rua! Não vou a lugar nenhum sem minha câmera, mas quando vejo algo que me chama a atenção para fotografar, cadê a coragem? Deus, por que tantas pessoas na rua?

    Responder

  30. Loucimar Barbosa
    26 de novembro de 2015 às 17:10

    Nossa, eu tenho esse medo também, rs.
    Me sinto estranho, parece que todos estão olhando.

    Responder


    • 01 de dezembro de 2015 às 11:32

      Hahaha, é estranho mesmo, mas a verdade é que ninguém realmente se importa, tem que pensar assim! :)

      Responder

  31. Mayra
    12 de maio de 2017 às 11:28

    Já me senti incomodada por sacar a câmera e clicar. Até que um dia me achei uma paparazzi(kkkkk). Quando comecei a tirar foto de uma paisagem e se chegou um casalzinho de namorados e o rapaz me disse.
    Tem algum artista ali?
    Eu disse, não, só a beleza que Deus nos deu..
    Ele gostou tanto da minha resposta que pediu para fotografa-lo com a namorada. Disso saiu meu primeiro mini ensaio fotográfico. Vivendo e curtindo a vida. abraços a todos que amam fotografia.

    Responder


    • 12 de maio de 2017 às 13:37

      Aaaah, olha que história legal! Foi uma oportunidade linda que você teve por não deixar a vergonha de lado, adorei Mayra!

      Responder

  32. Débora Mazetti Bittencourt
    12 de maio de 2017 às 12:25

    Amei o post, serviu muito para mim! Sou muito tímida com essas coisas, então gravar/fotografar na rua me dá bastante vergonha… hehe

    Responder


    • 12 de maio de 2017 às 13:38

      Ei Débora! ;) É tenso, né? Ainda mais aqui em Juiz de Fora que a gente “da internet” ainda não é 100% compreendido. Tem que ligar o foda-se e sair tirando foto/gravando mesmo. :)

      Responder

  33. Dani Georgeto
    12 de maio de 2017 às 16:17

    Tenho MTA vergonha de fotografar em público. Parece que você coloca a mão na bolsa pra tirar a câmera e os olhares começam. Deve passar com o tempo, né? hahaha

    Responder


    • 12 de maio de 2017 às 17:43

      Com o tempo e com o costume! A gente vai vendo que na verdade as pessoas não tão se importando tanto assim. :)

      Responder

  34. yasnaya
    18 de maio de 2017 às 08:34

    Já perdi tanta foto legal por vergonha.
    Eu imagino a foto e já penso em um texto – sou dessas.
    Meu celular tá horrível inclusive, aí nem me sinto tão motivada, masssss quando tiver um melhor nem quero pensar em perder tempo, vou registrar tudo que quero, claroooo né olhando bem ao redor pra não levarem embora affff

    Os olhares me incomodam muito
    Por isso a dificuldade
    Mas vou olhar pelo seu ponto de vista e tentar rs

    xoxo

    Responder

  35. Sempre em Santos
    25 de maio de 2017 às 07:34

    Eu curto muito fotografar e não ligo muito para olhares curiosos. Acho que por uma boa foto, o caminho é focar no clique.

    Responder

Deixe um comentário!


Comentário:
Para ter sua foto no avatar dos comentários, siga esse tutorial.