Eu aprendi a gostar do verão - Melhor Ângulo

Pés na água

Eu sempre fui fascinado pelas estações do ano. Tenho uma lembrança em especial da minha infância, onde eu, pirralho, coloria um desenho (daqueles mimeografados) com uma mesma paisagem no outono, inverno, primavera e verão. Achava interessante, sabe? Como podiam ser tão diferentes? Mais tarde eu entenderia porque não nevava na minha cidade, ou porque as flores não desabrochavam da noite pro dia: alguém me explicou que no hemisfério sul as estações não eram tão divididinhas, que o verão e o inverno eram as que mais davam para sentir na pele.

A partir daí as duas começaram uma briga sem fim pela minha preferência. Ainda criança, preferia o verão porque era sinônimo de férias, achava mais divertido e tinha mais ânimo para inventar moda em casa: fazer picolé, tomar banho de mangueira, brincar até tarde na rua. Já maior, eu me vi uma dessas pessoas que dizem amar o inverno e são irredutíveis sobre isso. Era só chegar o fim do ano que o sentimento bom de festas entrava em conflito com o calor e me deixava mal humorado, implicante e reclamão.

vani verão (1) vani verão (2)
vani verão (3) vani verão (4)

Percebi também que era influenciado pelos clichês “no inverno as pessoas se vestem melhor” ou “no inverno dá pra ficar debaixo do cobertor vendo um filminho e comendo pipoca”, mas a verdade era que com meus 12 anos de idade minhas roupas ainda eram escolhidas pela minha mãe (pense num armário todo azul marinho) e eu raramente assistia filmes a não ser os da Sessão da Tarde.

Passei anos assim, dizendo a todos os cantos que o inverno sambava no verão, até que há alguns meses eu lembrei de todo esse meu histórico com as estações e decidi reparar melhor no que acontecia em cada uma delas. Descobri que assim como tudo na vida, o inverno tem seus contras e o verão por incrível que pareça tem seus prós, características essas que não vou citar aqui porque continuo achando que é uma questão de opinião, e de bagagem. Já parou por exemplo pra pensar que coisas incríveis (ou não) que te aconteceram em determinado mês podem ter te ajudado a construir essa preferência?

Em vez de reclamar no Twitter como fiz um dia desses, aprendi que dá para sobreviver ao verão com um conjunto de 5 coisas simples: um ventilador, bermudas, sucos de frutas (gelo extra), banhos frios e um bom óculos de sol. E digo mais: se eu sair por aí me sentindo bem comigo mesmo, não há suor que vai me vencer!

vani verão (1) vani verão (2)
vani verão (3) vani verão (4)

Parece uma explosão de otimismo, né? Chega a soar estranho e pode gerar até uma vergonha alheia em algum de vocês, mas acho que aquela fase adolescente de reclamar de tudo já passou pra mim. As responsabilidades na vida de um rapaz de 21 anos só vão crescendo, e com elas as coisas vão ficando mais sérias, difíceis e estressantes. Não dá pra se fechar num cômodo de negatividade num cenário assim, sabe? Aos 15 eu disse a mim mesmo que nunca mais seria o garoto influenciável e sem personalidade que eu era. Ainda hoje me restam alguns obstáculos para chegar ao 100% eu mesmo, e foi com um exemplo simples como o do verão que eu quis compartilhar duas das minhas conquistas mais recentes: descobrir que tudo bem mudar de ideia e que é possível ser mais positivo sobre a vida.

E você, o que pensa sobre o verão?

Compartilhe:
Facebook Twitter Pinterest Google+

  1. Garotas Rosa Choque
    15 de Janeiro de 2014 às 22:56

    Eu não sou muito feliz no verão, mas é mais pq sempre tenho fortes dores de cabeça nessa época, já fui ao médico e fiz exames, mas nada foi resolvido. Também não gosto de suar, e eu suo muito, daí não dá pra fazer as coisas que eu mais gosto, que envolvem maquiagem. :P
    Mas sei apreciar as coisas boas do verão, que são salada de frutas geladinha, açaí, banho frio, andar de chinelo pra todo lado… acredito que se eu morasse numa ilha comento frutas e sushi a vida toda, verão seria o máximo pra mim, acho que até a dor de cabela iria embora! :D
    Mas adorei o jeito que vc encara as coisas, apesar de eu ser mega reclamona, ver o lado bom das coisas é sempre bom! Adorei o post. :)

    Responder


    • 16 de Janeiro de 2014 às 01:57

      Acho que o suor é o que mais incomoda mesmo, hahaha. Sem ele acho que seria tudo mais fácil! E que bom que gostou Helena, fico feliz. :)

      Responder

  2. Hudson Antunes
    15 de Janeiro de 2014 às 22:57

    “(…) descobrir que tudo bem mudar de ideia e que é possível ser mais positivo sobre a vida”.

    Preciso dizer algo mais? Simplesmente fenomenal a postagem.

    Não somente pelo fato de que você viu que gostava do verão (eu, apesar de gostar do verão, odeio o bendito horário diferenciado que temos aqui em Brasília), mas sim pelo fato de que cresceu e venceu um obstáculo interior.

    Às vezes a melhor alternativa é tão somente se adaptar.

    Fico feliz por ver que mudaste tanta coisa pra achar quem você realmente é. Isso se reflete aqui no blog, obviamente. Quem te acompanha há certo tempo (eu sou um deles! :D ) percebeu o quão mais otimista e pessoal se tornaram as postagens (teve até aula de culinária, gente! hahahaha!).

    Parabéns, Zé! Tô curtindo sua nova vibe!

    Abraços.

    Responder


    • 16 de Janeiro de 2014 às 01:58

      Oi Hudson, sempre por aqui! :) Obrigado por comentar e por gostar dessas mudanças minhas e aqui no blog!

      Responder

  3. Quezia
    15 de Janeiro de 2014 às 23:02

    Q texto lindo! Mas é assim mesmo, com o tempo a gente percebe que existem coisas mais importantes na vida! eu por exemplo moro em um lugar que o verão é eterno : Nordeste! Quando mais nova simplesmente odiava o calor e sempre disse que queria morar em algum lugar frio. Mas depois de um tempo aprendi a apreciar o céu azul as nuvens branquinhas e com um sol de rachar! rs

    Responder


    • 16 de Janeiro de 2014 às 02:00

      Exatamente Quezia, e esse céu não é lindo? Às vezes eu fico no terraço da minha casa em Cataguases olhando. Lado bom, sempre lado bom. #mantras

      Responder

  4. Lucas Lima
    15 de Janeiro de 2014 às 23:19

    Nossa, muito legal ver que especialmente nos dias de hoje, ainda tem pessoas que fazem a própria opinião! Sobre o verão, definitivamente não é minha estação preferida, não chega nem perto kk O inverno é uma ótima estação, mas calma, não uso os clichês, o fato é que onde moro o calor é muito intenso, obviamente fica pior no verão, ventilador tem horas do dia que se ligar ventila ar quente, estou falando sério, só ar condicionado, o que muitas pessoas não tem, tipo eu :) Já no inverno a unica parte ruim é levantar de manha, já que o frio é muito intenso também, de vez em quando tem até previsão de neve pra algumas cidades(Obvio que ninguém fica acordado de madrugada para tentar ver a neve)! Enfim, acho que depende da região! Também disse a mim mesmo que não seria o garoto influenciável,e acreditem é difícil mesmo! Ótimo post e a decisão Zé!

    Responder


    • 16 de Janeiro de 2014 às 02:00

      Obrigado por deixar sua opinião também Lucas. :D

      Responder

  5. Karyne Duarte
    16 de Janeiro de 2014 às 10:12

    haha
    amei!
    Li muito de mim aqui =)
    Eu amo inverno e amo verão (sem o calor escaldante!)

    Blog do Sofá
    Loja Kodry

    Responder

  6. Pablo
    16 de Janeiro de 2014 às 11:04

    Eu também era de detestar o Verão e amar o Inverno, mas isso não faz sentido. Acho que todas as estações são necessárias e tem sua beleza. Que mal há em carregar uma camiseta à mais na bolsa caso você derreta de suor no horário de almoço? Assim como não vejo nada de errado em encharcar os tênis num dia de chuva. Molhou? Seca… Calor demais é tão ruim quanto Frio demais. O que acontece é que as pessoas só procuram um motivo pra reclamar. Só acho… reclama quando está calor demais, reclama quando chove, reclama quando passa frio. :P

    Gostei do post! :)

    P.S. Estou louco pra ver Frozen! s2

    Responder

  7. Nicolle Brito
    16 de Janeiro de 2014 às 13:17

    Eu também amava o Inverno e o defendia por aí, haha. Depois de um tempo, eu nem percebi como isso aconteceu, eu comecei a enxergar o que cada estação tem de melhor. Hoje eu prefiro o Outono e Primavera, por causa das temperaturas mais agradáveis, mas isso não me impede mais de aproveitar o melhor do Verão e do Inverno. Aliás, essa história de “as pessoas se vestem melhor no Inverno” é um mito daqueles, haha.

    Responder

  8. Gabriela Macedo
    17 de Janeiro de 2014 às 20:44

    Eu ainda odeio o verão. mas eu defendo a ideia de que o odeia pq ser pobre e adulto no verão no verão não tem vantagem. Com dinheiro vc paga por férias na praia u parques aquáticos com piscinas de ondas, ouse criança vc se contenta bem com uma mangueira e bixigas cheias de água, qnd se cresce e ainda por cima cresce pobre não vejo vantagens. kk Gostaria de saber quais os lados positivos realmente quero mudar minha visão.

    Responder

  9. Douglas
    19 de Janeiro de 2014 às 18:23

    Comecei o ano com um shot de otimismo bem parecido. Sabe, parece que caiu a ficha que as coisas só parecem chatas se eu deixar que seja assim. Ou seja, se quer que seja algo legal, faça com que sejam legais. Então tentando fazer com que coisas tão normais parem de me deixar de mau humor, como o calor, por exemplo. :D

    Responder


    • 20 de Janeiro de 2014 às 08:15

      O espírito é bem esse mesmo, não parar só no calor e continuar tentando ver outras coisas normais com mais otimismo. :)

      Responder

  10. Quézia
    19 de Janeiro de 2014 às 19:56

    Esses dias eu estava analisando que o melhor mesmo é meia-estação.
    Eu gosto do inverno, mas como eu moro no sul do RS quando é inverno é inverno MESMO, depois de alguns meses com essa estação, cansa. Sair sempre atolada de roupas e quando entrar em um local agradável ter de ficar tirando camadas e camadas de tecidos… Lembro de quando começou a primavera do ano passado, eu agradeci por finalmente poder usar um short e uma camiseta apenas. Mas então o verão chegou, e sinceramente, eu não aguento. É tanto calor que eu não tenho vontade de fazer nada, vivo com a cara em um ventilador mas não adianta. Para mim o único pró do verão é que o sol vai embora mais tarde, assim da para fotografar bastante com a luz natural (:

    Adorei ler este post Zé, esse seu jeito de ver a vida é muito inspirador ^^

    Responder

  11. Ednaldo
    19 de Janeiro de 2014 às 20:24

    Eu amo o verão. De longe é minha estação favorita.
    As pessoas dizem que gostam do inverno, que o inverno é isso, é aquilo, àquele blá blá blá. Porém eu digo para essas mesmas pessoas que eu adoro o verão.
    É ilusão essa ideia de que no inverno as pessoas se vestem melhor, podemos nos vestir muito bem com roupas de verão, os blogs de modas esfregam isso na cara de qualquer um. Também é ilusão a ideia de que as pessoas se vestem melhor. Vejo várias pessoas no inverno que se parecem com aqueles mendigos que encontramos a noite quando voltamos de uma festa para casa.
    O inverno é bom para aquela pessoa que não acorda cedo, que tem a sua cama para dormir, assistir a hora que quer. Qual o prazer em acordar as 06:00 com um baita frio e neblina fora de casa? Qual o prazer de esperar o ônibus debaixo da chuva?
    Já no verão saímos para qualquer lugar, feliz, leve, e solto.

    Responder

  12. Stephanie Pereira
    20 de Janeiro de 2014 às 00:10

    Cresci na beira do mar (numa cidade chamada Garopaba, em SC, conhece?). Então, minha relação com o verão sempre foi positiva. Mas te entendo, e consigo me relacionar com pequenas conquistas (como aprender a gostar de uma estação). Pra te falar a verdade, não tenho uma estação que não goste, ou, menos preferida. O sol e mar do verão, o tom alaranjado do outono, as flores da primavera, e os casacos maravilhosos do inverno me fazem querer ser feliz não importa a estação. Deve ser uma coisa boa, não é mesmo?

    :)

    Responder

  13. Rafael
    25 de Abril de 2014 às 10:47

    Cara, fantástico.

    Eu particularmente, não gosto de muito quente nem muito frio. Eu amo a mudança das estações mais do que as próprias estações em si.

    Uma coisa que tenho reparado que é verdade é que, o meio ambiente influencia em muito as atitudes das pessoas.

    Tipo, quanto mais quente é um país, mas as pessoas são agitadas, descontraídas, falantes e tudo mais. Agora países mais frios as pessoas são mais retraídas porém mais responsáveis, disciplinadas, educadas (de certo modo).

    Na minha opinião temos que aproveitar o que tem de melhor em cada época, independente de qualquer coisa. Tipo, amo praia, mas só dá pra ir no verão mesmo… já o verão incomoda não pelo suor em si (porque sem o suor íamos nos super-aquecer) mas pelo calor excessivo, e principalmente insetos que querem sugar todo meu sangue, sem contar outras pragas nojentas hauhauahauaahah.

    Mas isso aí, tudo tem um lado bom, só temos que saber desfrutar de tudo. Precisamos é mudar a nossa maneira de pensar e de encarar as coisas como se receiando do novo, do desconhecido ou sei lá o que, rsrsrs.

    Abraço.

    Parabéns pelo artigo e pelo site. Onde assino a Newsletter!???

    Rafael

    Responder


    • 25 de Abril de 2014 às 12:51

      Oi Rafael, super concordo com o que você falou! Aqui do lado na barra lateral tem uma área pra assinar a newsletter. :D

      Responder

Deixe um comentário!


Comentário:
Para ter sua foto no avatar dos comentários, siga esse tutorial.