Meme: 11 coisas — Parte 2 - Melhor Ângulo

Zé Zorzan

Dando continuidade ao meme 11 coisas (se você não leu a primeira parte, vem cá), chegou a hora de responder as perguntas e criar mais 11. Respondi as mesmas que a Mel, e apesar das regras mandarem indicar 11 blogs para responderem essas novas que eu vou formular, eu sou mestre em quebrar correntes e vou deixar essa parte em aberto: se você tem um blog e quer fazer o meme se baseando no meu, é só responder as minhas perguntas. ;)

11 perguntas para mim

1Que profissão você deseja seguir? Por que?
Isso pode soar como um choque para alguns, mas a verdade é que recentemente eu venho me questionando se realmente quero ser um designer. Acho que eu já tinha me acostumado com a ideia e nunca parei pra pensar a fundo se eu realmente vou ser feliz na profissão. No fundo eu sei que amo muito mais a fotografia do que o design, e no fim da história essa pode acabar sendo minha escolha pra vida. Vamos acompanhar os próximos capítulos. ;)

2

Um vício.
Clichê, mas acho que é meu único vício: ficar no computador feat. internet mais do que preciso. Ok, eu trabalho com isso e tenho zilhões de coisas para fazer por aqui, mas eu não posso mentir que eu não procrastino — todo mundo procrastina! —, e isso acaba diminuindo mais ainda meu tempo para outras atividades.

3

Que blogs te inspiram? Por que?
Sou bem de momento quanto aos blogs que me inspiram, do tipo que hoje está fissurado com um e duas semanas depois pula todos os posts no Feedly. Mas pra vocês terem uma ideia, esses foram alguns que eu indiquei no Blog Day, e não tenho deixado de ler nenhuma atualização deles. :)

4

O que mudou na sua vida nos últimos 4 anos?
Nossa, dá pra escrever um post só respondendo essa pergunta. Em outubro de 2009 eu provavelmente estava indo pra casa da minha amiga Gabriela quase todos os dias estudar para as provas de fim de bimestre no CEFET. 2010 foi o último ano lá e o mais complicado por causa do PFC (Projeto de Final de Curso). E de 2011 pra cá foram mudanças radicais como: vir pra Juiz de Fora estudar na UFJF, morar em uma república, morar sozinho, primeiros empregos, o crescimento do blog, e meu trabalho como designer indo cada vez mais pra frente.

Zé Zorzan em 2009

5O que você menos gosta da sua infância? E o que mais gosta?
Acho que o que eu menos gosto é que meus pais nunca foram de me dar brinquedos e presentes super caros. Digo, na época era bem frustrante, mas hoje vejo que isso me ajudou muito a valorizar o que eu ganho e tenho. O que eu mais gostei foi a fase onde eu e meus amigos do bairro tínhamos um grupo e a gente fazia tudo junto: brincávamos na rua, assistíamos filmes, jogávamos videogame, jogos de tabuleiro, até fazer festa e acampamento a gente fez!

6

Qual o seu maior sonho?
Meu maior sonho é o objetivo de qualquer um: ser feliz e bem sucedido, não só materialmente como em todos os outros aspectos da vida.

7

Você não consegue viver sem…
Materialmente falando e confirmando o número 2… meu notebook. Na vida, pulando os óbvios Deus, família e amigos, acho que… dinheiro?

8

De onde veio o nome do seu blog?
Vou copiar essa lá da página Sobre: O nome surgiu depois de duas longas semanas pensando e riscando várias possibilidades no papel. Melhor Ângulo foi uma sugestão super espontânea dada pelo meu então colega de república, Washington. Perguntei aos leitores no Twitter se eles aprovavam, e a galera curtiu de verdade! Não perdi tempo e registrei logo o domínio. :)

9

Você se estressa facilmente? Se sim, com o que?
Não me estresso facilmente, mas quando acontece geralmente é por pressão, clientes que dão mais trabalho por não entenderem por que contrataram um designer ou pessoas sendo injustas comigo.

10

Você gosta de ler? Que livro é a sua cara?
Gosto sim, mas como disse na primeira parte do meme, sou um péssimo leitor, hehe. Quanto ao livro que é a minha cara, acho que não tenho um assim na ponta da língua, já que não li tantos assim até hoje.

11

Quais são os seus planos para o futuro?
Profissionalmente eu me imagino tenho meu próprio negócio (seja uma agência ou um estúdio fotográfico) e morando em outro país em determinado momento da minha vida, provavelmente Estados Unidos ou Inglaterra. Mas nunca fui simpatizante com a vida regada a trabalho demais (mesmo se eu amar o que eu fizer), então quero tentar encontrar um equilíbrio e viver com tempo para fazer todas as outras coisas que eu gosto sem precisar esperar a aposentadoria pra isso.

11 perguntas para vocês

  1. O que você comeu no almoço de ontem?
  2. Qual foi o último filme que você assistiu? Dê sua opinião sobre ele.
  3. Liste 5 cidades do mundo que você gostaria de conhecer.
  4. Seu maior guilty pleasure (algo que você gosta e tem vergonha de admitir).
  5. Você tem um plano B pra se tudo der errado na sua vida? Se sim, qual?
  6. Uma característica estranha na sua personalidade.
  7. Qual seria seu primeiro ato ao ganhar na loteria?
  8. Qual é seu mês favorito? Por que?
  9. Mostre um print da sua área de trabalho nesse momento. Não organize antes!
  10. Qual foi a última besteira que você comeu?
  11. Qual das 10 perguntas foi a mais legal de responder?

É isso pessoal, espero que tenham gostado da segunda parte do meme! Se fizerem seguindo minhas perguntas, não se esqueçam de linkar pra esse post, assim eu fico sabendo e posso ler as respostas! ;)

Compartilhe:
Facebook Twitter Pinterest Google+

  1. Mateus Schiontek
    15 de outubro de 2013 às 13:26

    1. Risoto de Palmito e Tomate Seco
    2. Acho q foi Jogos Vorazes. Livro>Filme (Se eu não tivesse lido não teria entendido o filme)
    3. Londres, NY, Amsterdam, Roma, Veneza
    4. Não sei rs
    5. Pensando agora eu não tenho :/
    6. Notei ja faz um tempo q sou meio volúvel com relação a algumas coisas.
    7. Passagem direta pra NY, uma passadinha na loja da Apple, e depois eu analisava como prosseguir rs
    8. Dezembro, natal, férias
    9. http://i.imgur.com/GzQufbY.jpg
    10. KitKat
    11. A 3

    Responder


    • 15 de outubro de 2013 às 18:38

      KitKat <3 Adorei suas respostas, Mateus. ;)

      Responder

  2. Adrielly
    15 de outubro de 2013 às 17:30

    Design não é uma profissão lá muito fácil mesmo! Conviver com clientes malucos não é pra qualquer um! hahaha Gosto muito do seu trabalho como designer, por isso fico #chatiada em saber que talvez você não vá seguir por esse caminho! Por outro lado, sua outra opção não é nada “aleatória”, assim como no design você manda muito bem na fotografia! Então seja lá qual for sua escolha, boa sorte! :)
    Beijos

    Responder


    • 15 de outubro de 2013 às 18:40

      Poxa Adri, muito obrigado! Espero que eu consiga entender melhor minhas vontades nas duas áreas. E eu também gosto muito do seu trabalho no xCake, parabéns por isso. ^-^

      Responder

  3. Francisco Leite
    15 de outubro de 2013 às 18:43

    Gostei, a gente coincide muito nos objetivos de vida!
    Abs, zé!

    Responder

  4. Miriam Carmo
    15 de outubro de 2013 às 18:53

    E como eu não me identificaria com a 1ª resposta?
    Sou estudante de Design e também me pego varias vezes perguntando se é isso mesmo que eu quero pra mim, por amar muito mais fotografia haha
    Maas.. a gente vai tentando consolidar os dois. E com certeza também espero pelo meu estúdio daqui uns anos :D

    Responder


    • 15 de outubro de 2013 às 22:51

      É difícil, né Miriam? Mas espero que a gente consiga decidir, haha.

      Responder

  5. Babee
    15 de outubro de 2013 às 18:56

    Eu curso design há 3 anos e vira e mexe me pergunto se é isso mesmo o que eu quero, o que soa muito engraçado porque eu sempre soube que seria designer, sempre tive muita facilidade com essa área, mas o fato é que, pelo menos pra mim, algumas coisas desanimam, como as próprias oportunidades de emprego que são muito aleatórias e que o nível das pessoas que disputará essas vagas com você por vezes será bem injusto, esses dramas que no fundo acompanham todas as profissões! O bom de comunicação num geral é que uma coisa complementa a outra, você pode sair como um webdesigner, ilustrador, editor de vídeos, fotógrafo, hippie, pasteleiro, nunca se sabe HAHAHAHAHA

    Responder


    • 15 de outubro de 2013 às 22:52

      Pasteleiro IAHSDUIASHDUIASHDUAS Tô rindo aqui!

      Responder

  6. Augusto Machado
    15 de outubro de 2013 às 19:01

    1. Filé de frango grelhado, salada de couve flor e brócolis, arroz e feijão.
    2. Bling Ring. Curti o fato de ser baseado em fatos reais, curti a história, mas não sei se gostei do filme como um todo.
    3. New York, Los Angeles, Paris, Rio de Janeiro e Punta Cana.
    4. Justin Bieber, eu acho. Mas na verdade eu admito que gosto então sei lá.
    5. Sim, morar debaixo da ponte. rs
    5. Bipolaridade entre “raiva” e “calma”.
    6. Marcaria uma viagem com a minha família.
    7. Janeiro. Na verdade desde o Natal até a primeira semana de Janeiro. São normalmente três semanas de festa (Natal, Ano Novo e meu aniversário), família reunida e muita coisa que engorda. <3
    8. http://tinypic.com/r/2md3o21/5
    9. Estou comendo Cheetos nesse momento. kk
    10. Acho que a 7.

    Responder

  7. Carla
    15 de outubro de 2013 às 23:09

    Olá! Nunca comentei aqui antes, mas venho acompanhando as postagens do seu blog há uns dois ou três meses e acho que você é um sujeito bastante talentoso. Eu, com meus 31 anos de idade (e 3 anos e meio trabalhando como webdesigner) fico aqui me inspirando no seu trabalho. Sério. Você manda muito bem!
    Maaas, não acho que isso seja importante. Porque eu mandava muito bem sendo administradora de empresa, mas larguei tudo para fazer o que eu gosto, e me sinto muito mais feliz agora.
    Então, se fotografia é o que te faz feliz, vai lá. ;)

    Fiquei com invejinha do Mateus e quero fazer o meme aqui também, mas vou deixar pra depois porque a bateria está acabando. rs

    Responder


    • 16 de outubro de 2013 às 06:15

      Obrigado pelo incentivo, Carla! :)

      Responder

  8. Fran
    16 de outubro de 2013 às 11:53

    1 – Pior que não lembro D: Acho que foi um sanduíche de queijo com chocolate quente.
    2 – Universidade Monstro. Curti bastante, mas senti falta da Boo.
    3 – Paris, Roma, Praga, NY e algum lugar de praia na oceania.
    4 – Não sei.
    5 – Meu filho, sei nem qual é o plano A.
    6 – Não sou muito boa de “poker face”… vivo fazendo caras que revelam meus pensamentos!
    7 – Gritaaaaaaaaaaaar! Não sério, acho que seria me mudar pra uma casona.
    8 – Junho, meu aniversário + inverninho.
    9 – aaaaah como que bota o prink aqui?
    10 – Kit kat meio amargo!
    11 – a 5

    Responder


    • 16 de outubro de 2013 às 16:34

      Praga! Tenho muita vontade de visitar também. :)

      Responder

  9. Carla
    16 de outubro de 2013 às 12:29

    Voltei para responder o seu meme. ;D

    01 – Arroz com legumes.
    02 – “No pain, no gain” – Bizarro! Indescritivelmente bizarro.
    03 – Toda a região da Toscana, na Itália; quase todas as cidades da Romênia; Londres; Bonito, no MS; e São Tomé das Letras.
    04 – Não tenho vergonha de admitir que gosto das coisas, mas gosto muito de desenhos animados estilo Disney, e no meu convívio social isso parece ser algo bizarro. rsrs
    05 – Viver. Esse é meu plano A, B, C, para quase tudo. Porque eu não faço planos. Vou vivendo um dia de cada vez, e vamos ver no que dá. ;)
    06 – Tenho mania de organização virtual. Você vai entender pela minha área de trabalho. rs
    07 – Comprar uma casa.
    08 – Março, porque é quando começa o outono, e porque chove bastante e eu gosto de chuva. =)
    09 – http://img36.imageshack.us/img36/4618/iuui.jpg
    10 – Besteira? Acho que foi pizza.
    11 – A número 3, porque me fez passar um tempão vendo fotos das cidades para escolher as cinco. ;)

    Responder


    • 16 de outubro de 2013 às 16:35

      Hahaha, meu desktop também é suuuuuper organizado, se eu começo a juntar coisas lá eu rapidinho coloco nas pastas certas e deixo tudo limpinho, não esquecendo é claro que esvaziar a lixeira. AHSDUIASHDS

      Responder

  10. Moises Gomes
    16 de outubro de 2013 às 12:57

    Zé, continue escrevendo posts assim. Que fonte(s) você usou na primeira imagem?

    Responder


    • 16 de outubro de 2013 às 16:36

      Pretendo continuar. :) A cursiva é a minha letra mesmo, e a sans serif é a Proxima Nova.

      Responder

  11. Pingback: 10 coisas | Gineceu Apogeu

  12. Danni
    16 de outubro de 2013 às 14:38

    Minhas respostas:

    1- Se não me engano, ontem não tive tempo para almoçar, comi apenas um pacotinho de amendoim japonês. #TENSO
    2- Um filme coreano chamado “100 dias com o Sr. Arrogante” (ou algo assim haha). Sempre assisto filmes ou seriados (lá é chamado de dorama e cada dorama tem 20 epis +/-) asiáticos, a cultura deles me fascina. O filme não era lá muito profundo, mas gostei de assistir só para passar o tempo. Falava de como um casal totalmente oposto se apaixonavam, tipo assim, do nada.
    3- Londres, Toronto, Califórnia, Atenas e Seoul.
    4- Cantar Valeska Popozuda. Vergonha da minha vida, mas cantava tanto para zoar que acabei curtindo e sempre estou cantando… não na frente dos outros.
    5- Não, plano B nenhum. Brinco dizendo “se nada der certo caso com o primeiro que aparecer e aparente ter condições de me sustentar , depois vou lá cuidar da casa e dos meninos”. Acho isso um retrocesso gigante, não sei o que faria se nada desse certo.
    6- Sou TOTALMENTE desconfiada. De tudo e de todos, sejam familiares, amigos ou desconhecidos (esses são os piores). Sempre acho que por trás de qualquer atitude ou palavra, o que for, está uma intenção diferente. Às vezes é bom, já me livrei de alguns perengues na vida (assalto, sequestro e daí pra pior). Às vezes não, minha família e amigos ficam meio magoados quando deixar transparecer minha desconfiança neles.
    7- Não contar para ninguém. Aqui puxa um pouco da pergunta anterior. Imagina eu, desconfiada até da minha sombra, ganhar na loteria e sair contando pra todo mundo: nunca na vida. Meus familiares só saberiam depois de 6 meses, quiçá 1 ano. Meus amigos, provavelmente, não saberiam nunca. Também não usufruiria do $ antes de 6 meses – 1 ano depois de ter ganho.
    8- Novembro, mês do meu aniversário. Ao meu ver, não existe mês melhor. Não tem feriado (que odeio), tá perto de acabar o ano (que amo, não o ano novo em si, mas a passagem de ano) e gosto da potência do mês (por ser meu aniver. e tal, acho novembro um mês potente diferente de agosto, mês do desgosto). Outro mês que gosto é Janeiro. Começo de ano, parece tudo tão calmo e morgado.
    9- Não estou no meu PC, então não dar para printar PC alheio, né. Fico devendo. :P
    10- Nutella com bisnaguinha quentinha! AAAAAAH, PECADO!
    11- A 3. :D

    :*

    Responder


    • 16 de outubro de 2013 às 16:38

      Nossa Danni, sua resposta sobre a loteria me deixou agoniado, hahaha. Você conseguiria mesmo não contar pra ninguém e ainda se segurar pra não sair comprando tudo? IUAHSUIDHSSUD Eu sempre me imagino pegando uma quantia (tipo uns 20 mil) e indo num shopping passando em TODAS as lojas.

      Responder

      • Danni
        18 de outubro de 2013 às 00:38

        HAHAHA, pois eu conseguiria numa boa. :}
        Claro, existem milhares de coisas que quero comprar, mas eu conseguiria me segurar sim, pelo menos por 6 meses. Ainda mais quando anunciassem que o ganhador é da lotérica onde vivo fazendo pagamentos (mesmo nunca tendo feito uma fezinha na vida) e tal, nan, eu piraria na desconfiança de quem alguém descobrisse. HAHAHAHA

        Responder

  13. Gabriela Macêdo
    17 de outubro de 2013 às 01:51

    1: arroz integral, feijão e frango grelhado (tô de dieta)
    2: As bem armadas. Filme incrível e mega engraçado. Sandra B. sempre arrasa
    3: Búzios, Paris, Londres, Campos do Jordão e Nova York.
    4: Gosto de algumas músicas de pagode. (EU DISSE ALGUMAS)
    5: Vou vender algodão docê. Já vendo pra pagar a faculdade, vou continuar adoçando e estragando os dentinhos das crianças. hehehe
    6:Falo sozinha, tipo muito mesmo. Bato altos bapos mega interessantes comigo mesma. kk
    7: Agradecer a Deus e fingir que ainda sou pobre.
    8: Junho, pq é o mês q o friozinho começa a dar as caras. (adorooo)
    9:Não sei fazer isso.
    10: Chokito ( q droga eu tô de dieta) :/
    11: A 3.

    Responder

  14. Gabriela Macedo
    17 de outubro de 2013 às 15:23

    1: arroz, feijão e frango grelhado (estou de dieta)
    2: As bem armadas, muito engraçado, Sandra B, sempre arrasa
    3: Búzios, Paris, Londres, Campos do Jordão e Nova York
    4: Gosto de algumas músicas de pagode (EU DISSE ALGUMAS)
    5: Caso a fotografia de moda não me dê futuro, vou continuar vendendo algodão doce, já vendo p/ pagar a faculdade e continuaria estragando os dentinhos e enchendo a vida das crianças de açucar! hehehe
    6: Eu falo MUITO sozinha, falo muito mesmo, bato vários papos inteligentes comigo mesma.
    7: Agradecer a Deus e fingir q ainda sou pobre.
    8: Junho, pq é o mês que o friozinho começa a dar as caras (adorooo)
    9: Não sei postar isso :/
    10: chocolate….. (ai meu pai eu tô de dieta) :´(
    11: a 3. :p

    Responder

  15. Suane
    17 de outubro de 2013 às 20:09

    1. O que você comeu no almoço de ontem?
    Realmente não lembro. Acho que feijão, bife e maçã.
    2. Qual foi o último filme que você assistiu? Dê sua opinião sobre ele.
    Collorful. Um anime que aborda a morte e uma segunda chance para a vida, como tema. Ainda estou pensando muito sobre essas coisas. Me faço perguntas e só me vem mais perguntas na sequencia em relação a isso. E também fala de gosto por arte da personagem central. Gosto de filmes assim, até agora sempre acabo me identificando com longas desse tipo. Outros exemplos: O Lenço Amarelo (tem fotografia), A Arte da Conquista (tem pintura), anime Jardim das Palavras (tem desenho),Valsa com Bashir (tem animação) e Os Famosos e os duendes da Morte (é esteticamente bonito).
    Todas as personagens principais utilizam de um tipo de arte como forma de expressão.
    3. Liste 5 cidades do mundo que você gostaria de conhecer.
    Roma, Curitiba, Olinda, São Paulo e Forks (nada contra quem gosta, mas é a única coisa que acho interessante em Crepúsculo). Tem mais lugares (países), mas você só questionou por 5.
    4. Seu maior guilty pleasure (algo que você gosta e tem vergonha de admitir).
    Prefiro não admitir…Haha
    5. Você tem um plano B pra se tudo der errado na sua vida? Se sim, qual?
    Não. Levo cada dia em seu ritmo. Não costumo parar para imaginar o futuro. Tento manter as coisas em ordem, faço o que puder para que algo dê certo. Procuro correr atrás daquilo que creio convir. O que não for para ser, não foi. Tento não me martirizar muito nas coisas que sei não estar ao meu alcance. Na verdade, sempre fui muito pessimista. Quando algo dá errado de cara, costumo querer desistir logo. E ao mesmo tempo sou medrosa. Tem coisas que não desisto de fazer por medo de me arrepender. Espero que você tenha me entendido.
    6. Uma característica estranha na sua personalidade.
    Eu não gosto de conversar. Se passar mais de 5 minutos falando, meus ouvidos fustigam, depois doem. Acontece se eu estiver ouvindo alguém falar nesse período. Eu gosto mesmo de silêncio. De olhar coisas e pessoas. De fazer atividades que remetam á isso.

    7. Qual seria seu primeiro ato ao ganhar na loteria?
    Sair da casa dos meus pais. Não precisa ser u lugar luxuoso. Apenas confortável, do meu jeito simples. Nunca liguei para tamanha grana, só quero poder ter meu canto, meu silêncio, minhas coisas pequenas; do meu jeito.
    8. Qual é seu mês favorito? Por que?
    Dezembro. Possui os melhores tipos de comidas típicas: e viva o panetone!
    9. Mostre um print da sua área de trabalho nesse momento. Não organize antes!
    Não costumo trabalhar aqui. Mas uso o PC aqui. As vezes faço uns “desenhos”. Essa revista é de minha irmã. Ela trouxe uma para ela e esqueceu de que gosto de coisas sobre cultura. Na verdade é tema do meu curso na faculdade. P.s.: minha câmera é uma bosta, então talvez a imagem fique na mesma qualidade dela.
    http://weheartit.com/entry/82399956/via/suane_1
    10. Qual foi a última besteira que você comeu?
    Se besteira se refere a alimentos não saudáveis, foi um Ruffles.
    11. Qual das 10 perguntas foi a mais legal de responder?
    A 2 e a 5.

    Acho que é isso.

    Responder

  16. Ester Rocha
    20 de outubro de 2013 às 19:04

    Amei o post. Gosto de ler sobre o dia-a-dia e o gosto das pessoas. Gosto de suas histórias.
    Respondi também no meu cantinho: http://estrelaria.blogspot.com.br/2013/10/meme-11-coisas.html

    Responder

  17. Raquel
    23 de outubro de 2013 às 17:26

    Zé vc fez curso de Web Design? Eu estou muito interessada nessa área, mas aqui na minha cidade não tem esse curso. :( Alguns amigos meus disseram para mim aprender sozinha, pois na internet tinha tutoriais, mas já procurei e nada encontrei. Na sua cidade tinha esse curso? você aprendeu com apostilas ou livros comprados? Será que você poderia me dar dicas e orientações sobre. Bjs e grata.

    Responder


    • 23 de outubro de 2013 às 17:54

      Oi Raquel, eu aprendi o que eu sei sozinho, com a prática. Hoje faço o curso de Design na UFJF. :)

      Responder

  18. Malu Lima
    24 de outubro de 2013 às 16:13

    Bem, antes de mais nada, gostaria de dizer que a-me-i seu blog, e me identifiquei com toooooodas as perguntas da primeira parte do meme, haha. Já até anotei o nome do livro pra comprar ;), sou publicitária (em formação ainda, pq andei trancando a facu) e pretendo voltar aos estudos ano que vem (pois vou enlouquecer se ficar mais tempo sem estudar) mas irei para o curso de Design Gráfico, por achar que tem mais a ver comigo. Bem, de fato não é nada fácil esta profissão, e alguns clientes são um pouco sem noção mesmo, rs. Bem vamos responder.

    01. Frango grelhado, verdura cozida, arroz integral e banana frita.
    02. Quem vai ficar com Polly, eu sei que é antigo, maaaas, só vi esses dias, achei legal e açucarado.
    03. Buenos Aires, Gramado, Natal, Madri e New York,
    04. Gosto de caixas.
    05. Tenho, se nada der certo, abro uma pousada.
    06. Sou meio esquisita, as vezes não me sinto bem comigo mesma.
    07. Quitar minhas dívidas.
    08. Julho, mês do meu aniversário.
    09. http://we.tl/OjluSm7gUA
    10. Brownie, ontem.
    11. A número 05.

    Responder


    • 24 de outubro de 2013 às 18:36

      Oi Malu, que bom que gostou do blog, e fico sempre feliz quando vejo alguém se interessando pela carreira de design. :)

      Responder

  19. Pingback: Jessica M » Arquivo » Meme 11 coisas

Deixe um comentário!


Comentário:
Para ter sua foto no avatar dos comentários, siga esse tutorial.