Qual câmera comprar? Parte 3: Superzooms

Impressão minha ou as câmeras do tipo superzoom (ou bridges, ou mesmo semi-profissionais) têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de fotografia? Isso provavelmente porque elas têm aquela cara de profissional e ainda sim são mais baratas. Mas atenção, quando eu digo cara de profissional, é só cara mesmo, porque a câmera superzoom fica bem encima do muro: tem mais recursos que uma compacta e menos que uma profissional. É uma boa opção (mas talvez não a melhor) para quem quer ter mais controle sobre as fotos e tirar menos dinheiro do bolso.

Na minha humilde opinião, as vantagens contra as compactas são poucas, pelo menos as que eu experimentei me deram resultados parecidos, apenas com uma qualidade melhor. Quando alguém me pergunta qual superzoom comprar, meu conselho é sempre que se for possível, junte mais um pouco e compre uma profissional de entrada, nem que seja um modelo mais antigo e que falte algum recurso que você não usaria muito, como criação de vídeos; o preço cai e muito.

Depois de ler a introdução da série que fala sobre 9 assuntos que você precisa saber antes de comprar qualquer câmera, vamos ver outros específicos das superzooms:

Prós e contras

Prós: Disponibiliza algumas opções manuais de abertura e velocidade, muito zoom, sensor um pouco maior que nas compactas e a maioria vem com encaixe para gadgets externos, como flash.

Contras: Não possuem lentes intercambiáveis, o autofoco pode não lidar bem com a grande variação no zoom, o flash acoplado quase sempre decepciona, é menor que a profissional mas ainda não cabe em qualquer lugar.

Zoom

A parte mais divertida de ter uma bridge é justamente poder brincar com o zoom que ela oferece, conseguindo enxergar coisas que estão muito longe (favor não usá-la para espiar a janela dos vizinhos). Hoje o mercado oferece de 20 a 45x de zoom em média. Para ter uma ideia de como isso é muito, lembre que as compactas oferecem apenas de 3 a 5!

Fabricante da lente

Acho que já deu pra perceber que a lente é a parte mais importante de uma câmera, né? Então além de verificar o quão longe ela alcança, confira também a fabricante, fique com as mais reconhecidas: Carl Zeiss, Leica, etc.

Estabilizador de imagens

É quase uma obrigação que a superzoom já tenha recursos como um bom estabilizador de imagens para as fotos não ficarem tremidas e borradas. O estabilizador pode estar localizado em dois lugares: na lente ou no sensor. O que fica na lente é mais eficiente, levando em conta que o do sensor geralmente se resume no aumento do ISO e da velocidade, o que pode não adiantar nada em lugares com menos luz.

Sensor

Existem dois tipos de sensores presentes nas câmeras hoje, o CCD e o CMOS. O primeiro aparece mais nas compactas, não é grande, mas faz fotos com mais nitidez e menos ruído em ambientes com pouca iluminação. O CMOS é bem maior (ponto pra ele), está na maioria das profissionais, captura cores de forma mais verídica, mas pode pecar no quesito nitidez e ruído. Aí vai depender do que você mais fotografa para fazer a escolha certa.

Gravação de vídeos

É sempre bom que sua câmera também faça vídeos, sempre tem aquela ocasião que você sabe que as fotos não vão ficar boas e é um alívio ter como recorrer à gravação de um vídeo para não perder nada. Confira se a câmera possui tecnologia Full HD (1080p) ou no mínimo HD (720p); são dimensões presentes em todos os cantos hoje, não dá pra ficar para trás.

Alguns detalhes que geralmente não fazem tanta diferença mas que podem importar pra você são o tamanho do LCD e o peso do equipamento, pergunte ao vendedor sobre esses itens.

Importante: Os modelos apresentados na imagem acima foram coletados de vários sites, tanto os que fazem comparações e reviews, quanto recomendações de usuários reais. Vale lembrar que nenhuma câmera foi testada pela equipe do Melhor Ângulo, são apenas referências para quem está totalmente perdido e não sabe por onde começar. Os preços são médias feitas com base na busca dos modelos no Buscapé, cada loja dará seu preço concreto.

Concordam que ultimamente o que mais tem é gente com semi-profissional na mochila? Gostaram das indicações? O próximo post da série vem para falar das desejadas DSLRs (ou se preferir, profissionais).

Continue lendo os outros posts da série:

Compartilhe:
Facebook Twitter Pinterest Google+

  1. Amanda Sousa
    16 de fevereiro de 2012 às 19:19

    A minha é a Sony HX1, tenho ela mais de um ano, nunca me deixou na mão.


  2. Ann Sundrani
    16 de fevereiro de 2012 às 19:21

    Adorei o post! A minha câmera é essa Fujifilm da foto e gosto muito, recomendo! o/ Mas já ando louca por uma profissional *-*
    Beijos

    Ann;
    Vinte & Poucos


    • Guilherme Crossi
      30 de julho de 2012 às 11:30

      Olá Zé, conheci seu blog a pouco tempo, poderia me dizer se valeria comprar a câmera Câmera Kodak Easy Share MAX Z99 para hobbie apenas, me arrependeria? Aguardo a sua resposta e MTTTTTO PARABÉEEEENS pelo seu blog/site, é perfeito.



      • 02 de agosto de 2012 às 23:31

        Olhando assim rapidinho na internet não me parece furada não, Guilherme! E obrigado!


  3. Felipe Vieira Carvalho
    16 de fevereiro de 2012 às 19:31

    Não vou esconder de ninguém. Estou esperando o post sobre as câmeras profissionais.



    • 16 de fevereiro de 2012 às 19:42

      IUSHADFUIHD Semana que vem ele chega!


  4. Den Bender
    16 de fevereiro de 2012 às 19:48

    ei zé vc falo q a grnde maioria de semis não trocam lente, tem algum modelo q troca? pergunta burra mas enfim.



    • 16 de fevereiro de 2012 às 20:04

      Erro meu: as semi-profissionais que trocam lente são as profissionais mais simples e acessíveis: D3000, D5000, etc. No post eu tô falando das semis no sentido de serem ponte entre as compactas e pros, na dúvida é melhor chamá-las de superzoom’s.


      • Yul Barbosa
        12 de maio de 2012 às 03:55

        Apenas corrigindo. As D3000 (agora substituidas pela D3200), e a D5100 não são semi-profissionais também. São câmeras de entrada. Semi-profissional da Nikon apenas a d7000. Ou seja, as de entrada ainda estão abaixo das semi-profissionais.

        Nem toda SLR é profissional, como a maioria do pessoal acredita. Há câmeras voltadas apenas para amadores, como as de entrada, ou então, amadores mais avançados, ou profissionais da área (como eu, que uso uma 50D, semi-profissional da Canon), mas que não querem fazer um investimento maior numa profissional (como a 1D-x)


  5. kellen
    16 de fevereiro de 2012 às 21:07

    OBRIGADA PELAS DICAS! VOU TENTAR ACHAR A MELHOR!!!!! ABRAÇOS


  6. Jéssica Macedo
    16 de fevereiro de 2012 às 22:02

    olá, estou maravilhada! adoro fotografia mas nunca entendi nada do assunto. com seu especial, estou vendo tudo mais claro e estou formigando para comprar uma câmera novinha que atenda á todas as minhas necessidades. tenho uma compacta, mas ela não me permite explorar o pouco que eu conheço sobre fotografia. estou ansiosa pelo restante dos posts, para decidir qual a melhor câmera pra mim. você está de parabéns! seu blog é maravilhoso!



    • 16 de fevereiro de 2012 às 22:55

      Oin, obrigado Jéssica, que bom que tá ajudando. Aliás, tem que ajudar mesmo, esses posts dão trabalho, viu? UISAHDIUF


  7. Monalisa
    16 de fevereiro de 2012 às 23:00

    Nossa, primeiro queria dizer que estou amando esse blog(ah, quero um codigo com o banner p/ por no meu blog ^^)!

    Sobre camera, tenho uma semi profissional, n é tão boa quanto uma profissional, mas também é muito melhor que uma compacta ^^ e essas que vc mostrou são bem legais, tenho um Fuji S2800HD ela não é tão boa, mas eu consigo uma fotos bem bacanas com ela. Tem um monte delas no meu blog

    http://monamigz.blogspot.com/


  8. Kah
    17 de fevereiro de 2012 às 09:46

    Já faz tempo que estou pesquisando pra escolher uma câmera. Acho que até maio eu realizo essa vontade. Tenho uma compacta que é péssima e por isso quase não uso e pretendo comprar uma semi. O principal motivo é que além das profissionais serem muito mais caras elas ainda precisam da lente avulsa, que às vezes é tão cara quanto a câmera. Mas espero o próximo post e vou continuar me informando pra não errar na escolha. (Ah! essa HS20 da Fuji, a P500 da Nikon e a SX40 da Canon são as minhas primeiras opções.)


    • Kah
      17 de fevereiro de 2012 às 13:07

      Ah esqueci algo importante! Você afirmou que o sensor CMOS é melhor que o CCD. Sugiro uma pesquisa melhor do assunto. Já li várias matérias sobre isso e não é 100% verdade.
      Como exemplo, dá uma olhada nesse link: http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-digital-o-que-e-sensor



      • 17 de fevereiro de 2012 às 13:38

        As opiniões variam muito, uns dizem que é muito melhor, outros que é pior e outros que dá do mesmo. De qualquer forma, vou deixar mais imparcial no post.



    • 17 de fevereiro de 2012 às 13:36

      As profissionais precisam de lente avulsa só se você quiser/precisar, Karine. Na maioria dos casos ela já vem com uma lente no kit.


  9. Ava
    17 de fevereiro de 2012 às 18:16

    Eu pensei seriamente em comprar uma profissional, mas tanto é um caso de grana (além da câmera ainda preciso de um tablet pra facul) quanto a falta de uso que uma mais completa teria pra mim, já que quero a câmera pra trabalhos mais específicos e que uma semi cobre bem.
    Pelo que eu andei pesquisando a Kodak Z990 é bem decente e tem o preço bom, depois dá uma olhada nela Zé.
    Tô adorando essa série <3


  10. Anna
    18 de fevereiro de 2012 às 11:33

    Eu tenho uma compacta, eu tenho que fazer alguns malabarismos pra algumas fotos, mas tudo bem :)


  11. Clara Alves
    19 de fevereiro de 2012 às 16:01

    A minha é uma Canon SX110IS. Quando eu comprei, não tinha feito nenhuma pesquisa, hoje me arrependo. Mas tudo bem, na época eu tinha uma compacta muito ruim e, apesar da minha Canon não fotografar bem em lugares com pouca luz, ela é bem melhor do que a que eu tinha.
    Acho que uma coisa que a pessoa tem que ficar atenta é a bateria. Hoje, acho que a maioria deve ser assim, mas eu dei o azar de escolher a que era à pilha e nem me tocar disso! Pior é que ela só pega a Duracell, que é a mais cara. Me ferrei. UHAUAHU Mas tenho ela há 3 anos já, queria uma profissional agora. Só que elas são tããão caras :(


  12. Luiza
    21 de fevereiro de 2012 às 16:33

    Zé,na sua opnião qual das duas é melhor: a Nikon Coolpix L120 ou a Fujifilm Finepix S4000??? Preciso de resposta urgentemente!!


  13. Gabii Siqueira
    28 de fevereiro de 2012 às 15:14

    No meio do ano (no meu niver ~rebola~ ) eu vou comprar uma dessas, fico pesquisando que nem louca apesar de faltar um tempinho para realizar a compra!
    Estou em duvida entre a Canon SX40HS e a Sony Hx-1, sei que a Canon é uma marca melhor para esse tipo de câmeras (certo?) mas qual você acha que é melhor?!

    Parabéns pelo blog, ta muito lindo aqui adorei !!
    Vou vir te visitar sempre posso !?
    xD


  14. Luciane S Santos
    09 de março de 2012 às 11:59

    Oi!
    Queria saber o que significa o “macro até 1cm” significa q eu posso chegar com a câmera a 1cm do objeto a ser fotografado??
    Parabens pelo manual!
    O melhor que encontrei!



    • 09 de março de 2012 às 12:37

      É isso sim, Luciane!


  15. Nicole
    18 de março de 2012 às 18:32

    Oi!

    De uns tempos pra cá, eu comecei a ter um certo interesse sobre fotografia e nessa minha curiosidade, já aprendi algumas coisinhas. Mas mesmo assim, fico em dúvida! Tenho um blog e pretendo tirar fotos pra postar por lá e também quero treinar e aprimorar meus conhecimentos de fotografia, nesse caso, deco comprar uma semi-profissional ou uma profissional?



    • 18 de março de 2012 às 18:45

      Se você tem dinheiro pra comprar uma semi (1200 mais ou menos), vale a pena juntar um pouco mais e procurar uma profissional mais barata (1600, 1700). (:


  16. Lara
    18 de março de 2012 às 20:07

    Adorei o post! :P
    Sou de Bauru (SP), aonde vendem essas máquinas?


  17. Fernanda
    18 de março de 2012 às 21:08

    To pesquisando a tempo e é quase certo que vou comprar a Panasonic fz150… Você sabe dizer se seria uma boa escolha? Pelo que vejo falar dela parece ser uma ótima camera, mais ainda tenho muitas duvidas, pq ela custa quase 1300, e pra mim é um investimento muito grande hehehe



    • 18 de março de 2012 às 21:42

      Joga o modelo dela no snapsort.com, Fernanda, dá uma olhada se tem bastante pros e poucos contras, esse tipo de coisa (:


  18. leandro
    27 de março de 2012 às 21:57

    Ola Ze, cara estou com uma duvida q ta me deixando maluco, sou designer gosto muito d foto e estou querend comprar uma camera para me auxiliar no desenvolvimento de estampas e quem sabe ate fazer alguns trabalhinhos com a camera, estive olhando uma canon sx40 e um amigo me disse para pegar uma t3i ou t2i, a diferença é muito grande dessas para sx 40,

    desde ja agradeço



    • 27 de março de 2012 às 23:02

      Não tanto, Leandro, mas olhando as configurações da t3i e t2i, elas parecem ser melhores que a outra.


    • Tiago
      11 de agosto de 2012 às 22:01

      Então Leandro, pra voce que trabalha com design, a melhor opção seria a T3i ou a T2i, por varios motivos, mas o mais importante no seu caso, é que a camera fotografa em RAW, que te da uma gama incrivel de ajustes se comparada ao JPG, digo isso por que tenho uma SX40 hs e ela não tem a opção RAW( a menos que voce instale o CHDK)e também possui um sensor maior além de ser 18 Mpx vs 12 Mpx da SX40 (Y)


  19. leandro
    27 de março de 2012 às 21:59

    queria pegar algo mais em conta mas se a diferença d qualidade for consideravel faço um esforço para pegar uma t3i ou t2i a q for mais barata, rsrsrsrsrsr

    grato.


  20. Gisele
    29 de março de 2012 às 12:59

    Bem, a Sony Cyber-Shot DSC-HX1 filma em Full HD ?



    • 29 de março de 2012 às 16:24

      Filma.


  21. julio
    08 de abril de 2012 às 23:57

    E aí Zé,blz?Na verdade as alemãs zeiss ,leica e schneider-kreuznack


  22. Bea
    21 de abril de 2012 às 00:38

    Ê Zé, sempre ahazando! Tanto aqui, quanto no DDQ.
    Bom adorei o site, e adorei o post.
    Tenho uma semi profissional, e concordo com você em dois aspectos:
    não compensa comprar uma semi, é bem melhor juntar dinheiro pra comprar
    uma profissional, até por que a semi não tem nada de muito especial.
    ”O autofoco pode não lidar bem com a grande variação no zoom”
    é bem isso mesmo, não adianta NADA o zoom ser enorme, sendo que
    quando você vai ver esta tudo embassado! (parecendo vidro de carro,
    quando chove).



    • 21 de abril de 2012 às 11:57

      E num é? Sempre que eu uso semis isso acontece.


    • Tiago
      11 de agosto de 2012 às 22:10

      Depende, se voce quer uma foto com foco perfeito é certo que voce terá que usar um tripé,por exemplo a sx40hs tem zoom de 35x e quando eu uso ela ao maximo de zoom, mas em cima do tripé eu não tenho problema algum com foco, porém vale lembrar que quando se usa tripé é sempre bom desligar o estabilizador de imagem, pois a maquina pode fazer confusão e desfocar o assunto e ainda, a menos que voce tenha um punho super firme um zoom muito grande é sempre dificil de manter focado, masmo nas DSLR.


  23. Paulo Gonçalves
    21 de abril de 2012 às 23:17

    AAAAAAAAAAAH, sério que eu to aprendendo muita coisa que eu não sabia aqui no MelhorAngulo, pois bem tava justamente nesse dilema de o que comprar. Uma semi ou uma “profi” logo. Acho que depois desse post to convencido a juntar um pouco mais de grana e tentar logo uma profissional.
    É, qual que é mesmo sua camera Zé ? Cê usa uma semi ou uma profissional. ?

    Da hora o Blog, ta nos meus favoritos até mais :B



    • 22 de abril de 2012 às 00:16

      Que bom que tá ajudando, Paulo! ^^ No F.A.Q. do blog (www.melhorangulo.com/faq) eu digo sobre minha câmera (:


  24. Thais
    24 de abril de 2012 às 14:39

    Zé eu vou comprar a câmera Sony Nex C3, ela tem lentes intercambiáveis. Queria saber se vc já ouviu falar nela e se acha que é um bom investimento. Bjoos



    • 24 de abril de 2012 às 17:42

      Não tinha visto ainda, Thais, não sei te dar boas informações. Procura pela review dela no Google mesmo, algum blog já deve ter feito!


  25. Morgana
    27 de abril de 2012 às 13:34

    Zé preciso de dicas suas estou com duvida em comprar Câmera Digital; SLR Nikon D3100 com Lente VR 18-105mm ou a Câmera Digital Nikon Coolpix P510…..pois não tenho muita noção de câmeras sei bem pouco me indicaram uma dessas duas! gostaria de saber sua opinião? que ate monstro como dica de compra a Nikon Coolpix P510!



    • 27 de abril de 2012 às 19:03

      A Nikon D3100 com a lente, com certeza.


  26. prado
    08 de maio de 2012 às 22:29

    sem duvidas a nikon p510 e a melhor disparado tem ate gps intergado e sensor de estabilização de imagem e o melhor de todas sem falar no consumo de bateeria que e pouco


  27. Ana Virgínia
    14 de maio de 2012 às 13:22

    Comprei uma semi KODAK Z990
    Depois fui saber que poderia ter investido um pouco mais em uma câmera melhor.
    Agora já era.
    Se tudo der certo futuramente compro uma profissional e colho informações antes.

    Gostei muito deste post.



  28. 04 de junho de 2012 às 13:54

    Zé, estou para comprar um camera, mas estou mto confusa, rss
    nao sei se compro a Nikon P510 ou a P500! :/ oq vc me diz?
    Adoooooorei esse post, esta de Parabénss! ;P



    • 04 de junho de 2012 às 21:03

      Acho que não vai ter muita diferença, Sú. Tenta olhar no Snapsort qual tem a maior nota e olha os detalhes de cada uma. (:



      • 04 de junho de 2012 às 22:10

        Vou dá uma olhada! obrigadaaaaa ;)


  29. Silvia Façanha
    08 de junho de 2012 às 13:53

    Qual a diferença da sony hx1 para hx100v?


  30. Eduarda Mirelle
    12 de junho de 2012 às 11:52

    Olá, gostaria de uma ajudinha tb hehe.
    Estou em dúvida da Nikon 510, Sony Hx1 e a Fuji Hs20.
    Qual a melhor? Obrigada :)



    • 12 de junho de 2012 às 19:27

      Tente fazer uma comparação no site snapsort.com (:


  31. Carol
    13 de junho de 2012 às 11:34

    Há algum tempo que estou querendo uma camera melhorzinha, aproveitando que a minha havia quebrado.. To querendo comprar essa Canon PowerShot SX150, o que me diz a respeito? Obrigada!


  32. thaysa
    23 de junho de 2012 às 17:13

    Quero compra uma câmera profissional mais estou em duvida,quero uma realmente boa.Alguém me indica sugestões?


  33. Saturnino Jr
    27 de junho de 2012 às 00:45

    Boa noite, bom li artigo e fique com uma duvida não sou nenhum entendido no assunto camera e fotografia, mas como eu gosto procuro algumas informações. Tenho uma superzoom nikon coolpix p100 e uma compacta sony w290 nas fotos noturnas realmente ha sim uma diferença boa da p100. Minha duvida é a seguinte: li em alguns artigos que existem cameras boas para um tipo de foto e não tão boa para outro, deixa eu explicar camera boa para estudio e não é tão boa para festas ou ambientes externos isso é verdade? lembrando que sou amador por isso comprei uma semi. Existe uma camera de facil manuseio que tenha fotos de boa qualidade em varios ambientes?



    • 27 de junho de 2012 às 22:12

      Depende muito de como você está tentando tirar as fotos, principalmente as nos ambientes fechados e à noite, não dá pra te falar assim.


  34. Carlos
    28 de junho de 2012 às 22:53

    Oi turma
    Estou querendo muito entrar no mundo das semi-profissionais, e gostei muito da Sony NEX-C3, pelo fato dela ser muito compacta, só nao sei se a lente 18-55mm é uma boa lente. Ficaria agradecido se alguém comentasse sobre a camera.
    Parabenizo pelo site, de grande valia e muito esclarecedor.
    Abs
    Carlos



    • 29 de junho de 2012 às 08:01

      Não conheço o modelo de perto, mas posso dizer que a lente 18-55mm é uma lente básica e pau pra toda obra, geralmente é a lente do kit das câmeras profissionais de entrada.


  35. Luana
    29 de junho de 2012 às 00:38

    Ganhei uma Fuji S2980, é uma boa máquina?!? Não entendo muito mas adoro fotografia e gostaria de aprender um pouco mais agora que ganhei uma semi como presente.


  36. Hugo Ribeiro
    29 de junho de 2012 às 00:48

    Olá ‘Zé’… rsrs’
    Estou querendo comprar uma câmera semi profissional lá pro mês de agosto, preciso de sua dica pois estou querendo MUITO a Nikon Coolpix L120, e tbm não sei se levo da Fujifilm S2800hd.
    Help please!! rs’
    Abração ae… Fico no aguardo da resposta…


  37. Andrieferson
    06 de julho de 2012 às 15:19

    Zé manda o nome de algumas Profissionais de 1e600 mais ou menos ou alguma Semi bem boa nesse preço, e se possivel alguns sites que disponibilizem a venda da mesma. Valeew :D


  38. Fábio
    13 de julho de 2012 às 06:35

    Gostei muito do post,
    Estou com uma baita dúvida, estou há bastante tempo estudando a Fuji FinePix SL300, quando me decidi comprá-la (R$750,00 com mini tripé, bolsa, sd 16gb e com bateria Li-ion NP-85), encontrei a Kodak Z990 (R$599,00 com mini tripé, bolsa, sd 8gb e à pilhas) e fiquei bastante na dúvida novamente, pois lendo as características a Kodak é melhor, até no snapsort.com a Kodak ganha (72 a 60), mas pesquisei um pouco e vi que muitos reclamam da lentidão da mesma, e que a Kodak está falindo, aí eu te pergunto, o que tu me indicaria? será que as diferenças são grandes?
    Obrigado


  39. guilherme
    15 de julho de 2012 às 13:56

    qual melhor camera para mim compra ?eu vou viajar eu qeuria uma camera semi-profissional qual melhor para mim compra?



    • 15 de julho de 2012 às 14:33

      Tem indicações no post, Guilherme.


  40. Joyce
    18 de julho de 2012 às 02:49

    Ta bom,você trocou as fotos certo? Se sim,essas cameras são melhores que as do outro post? Se não,por favor ignore totalmente esse comentário.



    • 18 de julho de 2012 às 06:36

      Não troquei não, Joyce. Você deve estar confundindo com a parte 4 da série, não?


  41. Joyce
    18 de julho de 2012 às 20:27

    Ah é eu confundi esse post com aquele que você fez sobre cameras boas e baratas,de qualquer forma muito obrigada,seu blog é demais.


  42. Cristiam
    21 de julho de 2012 às 16:01

    Gostaria de frisar que as Nikon P100, P500 e a P510, são lacradas, ou seladas resumindo. Se você tiver a infelicidade de entrar algum residuo dentro do tubo ótico, adeus camera, pois não pode ser aberta para limpeza, constatei isso diretamente no site da Nikon, a camera é um espetaculo, mas não tem limpeza interna o que condena essas cameras!!! Aconteceu comigo… Abç a todos!!!


  43. wladir
    21 de julho de 2012 às 18:34

    Boas a todos. Depois de anos fotografando com uma Nikon N50 e Uma Minolta AF5000, analógicas estanquei nas minis digitais , até comprar a Nikon P100, que acho maravilhosa, e estou pra receber uma P510. Pergunto: se estou trocando quase 6 por meia dúzia , ou realmente estou evoluindo em termos de maquina. Isso , no geral já que existem algumas poucas vantagens sobre a P100. Não quero mais andar com aquela parafernália de equipamentos fotográficos e acho a praticidade das Coolpix conveniente. Como referência a todos, acho as fotos noturnas da P100 surpreendentes,,,, Abraço e parabéns pelo blog.


  44. Cristiam
    23 de julho de 2012 às 10:53

    Glr voltei aqui de novo para dar mais umas dicas para quem quer adquirir uma superzoom, que muitos chamam de semi-profissional ou até mesmo Bridget, mas o correto é superzoom. Essas câmeras são ótimas para quem quer ter uma maquina potente sem ser de grande porte e a um preço acessível tirar fotos legais e principalmente ter um zoom gigante. Para se ter uma noção, com uma câmera profissional sem uma lente especial você jamais conseguiria fazer uma foto de zoom como essas fazem, em contrapartida as profissionais tem muito mais qualidade de imagem que nós amadores e amantes de fotografia jamais perceberíamos.
    Agora o que vocês precisam saber! As câmeras superzoom, bem como as compactas são fabricadas em sua maioria esmagadora, com o compartimento óptico selado (blindado) ou seja não pode ser limpada por dentro, tipo sujeira por dentro do tubo de zoom… Isso condena a maquina, uma vez que a reposição dessa peça, se da quase ao valor de uma nova…
    Guarde sua câmera em local seco sem umidade e calor, se usar um bag, coloque pacotinhos de sílica, pode ser igual aqueles que vem em remédios manipulados para puxar a umidade, as câmeras são sensíveis ao calor e frio extremo, podendo criar fungos, que dai é o fim da sua superzoom…
    Gostaria muito de entrar em contato com o Zé dono do blog para conversarmos, e se alguém quiser algo mais, posta ai, que a gente da uma força se o Zé permitir…
    Abç glr e boas fotos!


  45. Fabrício Corrêa
    23 de julho de 2012 às 16:44

    Boa tarde, amigo… o que vc me diz da Sony HX200v, grato… no aguardo


  46. Luh
    27 de julho de 2012 às 22:23

    Olá, boa noite!
    Pretendo comprar uma câmera e estou em dúvida na melhor opção:
    Tenho que tirar fotos no meio da mata, escondida entre arbustos (sempre foca a folhagem e não o objeto) ou numa voadeira em movimento, e aí, o que vc recomenda?
    Aguardo…


  47. Gabriela Albuquerque
    02 de agosto de 2012 às 15:51

    olá adorei seu post,mas estou com uma duvida,ouvi dizer que se tem que trocar a lente de tempo em tempo queria saber se da Canon Powershot SX40 HS e nescesario trocar e quanto tempo dua ma lente aproximadamente.bye



    • 02 de agosto de 2012 às 23:21

      Na verdade essa troca de lentes que você ouve falar não é porque a lente estraga. As pessoas trocam as lentes pra ~subir o nível~ da câmera, fazer fotos melhores de acordo com o que se quer fotografar. No caso da sua Canon, a lente é fixa, não dá pra trocar. :/


  48. Deise
    04 de agosto de 2012 às 02:16

    Estou querendo comprar uma semi profissional ou super zoom(como dizem)estou em dúvida entre a nikon 510 e nikon 3100……achei a nikon 3100 muito pesada,não quero ser fotógrafa,apenas quero uma camera que fotografe nitidamente no escuro,que dispare algumas fotos por segundo e tenha um zoom que não distorça! qual dessas que citei seria mais recomendável? obrigada e parabéns pelo blog!



    • 04 de agosto de 2012 às 19:18

      A D3100 na verdade é uma profissional de entrada, troca lentes e não tem um zoom tão grande como a superzoom P510. Pro SEU caso, acho que eu iria de P510


  49. Deise
    05 de agosto de 2012 às 21:57

    Obrigadaaaaa,só faltava esse empurãozinho p eu decidir de uma vez qual câmera comprar…rs….Só mais umas perguntinhas: o flash dela é bom? detesto fotos escuras!o zoom desfoca? gosto de fotografar meu filho de 2 anos,mas quando uso minha sony daqui que ela dispare ele já saiu da posição e perco a foto,affff….Mais uma vez obrigada, vc está me ajudando muito,pois não entendo nada de câmera e não gosto de perguntar p vendedores,pois eles sempre empuram as mais caras!rs…..


  50. Gabriela
    07 de agosto de 2012 às 21:36

    Oii, eu estou indo pros estados unidos semana que vem, mas vou a viagem mesmo, to querendo comprar uma camera la fora e tirar as fotos la, entao queria uma camera facil de usar com a qualidade muito boa, qual você me indicaria?


  51. Deise
    14 de agosto de 2012 às 09:47

    Galera,comprei minha camera!!! estava muito em dúvida em qual modelo comprar,mas o Zé me ajudou a definir……AMEIIII A NIKON P 510! sensacionallllllllllllll…..o zoom é maravilhoso e não distorce,as fotos no escuro ficam perfeitas!enfim,vim agradecer e dizer que estou satisfeitissima com a escolha!!! VALEUUUUU PELAS DICAS!!


  52. Júlia
    14 de agosto de 2012 às 15:26

    Olá, tudo bem ? :) Eu estou muuuuito interessada na canon powershot sx30is. Voce poderia me falar em qual site achou por esse preço? Na americanas está indisponivel ;/. Obrigada.



    • 14 de agosto de 2012 às 16:41

      Esses preços foram pesquisados no Buscapé no início do ano, Júlia. As lojas provavelmente já mudaram muito os preços nesse meio tempo…


  53. Erika
    15 de agosto de 2012 às 16:27

    Boa tarde alguem sabe me informar se vale a pena compra a sony SLT-A37??


  54. taiza
    16 de agosto de 2012 às 22:40

    olá acheii muito enteressante teu post, então quero comprar uma camera grandona iuaeeaio não entendo muito tinha uma sony comum e meu marido esta nos Haiti e vai encomendar uma maquina pra mim mais como não entendo nada, só de tirar a foto não sei qual escolher e tbm não queria uma muito cara e queria opinioes então não queria gastar muito poiis o uso não é profissional ..
    estou olhando uma NIKON D3100 mais esta 500 dolares quero saber se vale a pena,pensei em uma mais barata , bom gostaria que me desse idéias e saber se vale a pena mesmo .. Grata aguardo sua resposta


  55. Barbara
    19 de agosto de 2012 às 18:32

    Olá, sempre quis comprar uma semi-profissional, agora vou morar uns meses nos EUA e sei que lá é mais em conta, gostaria de duas opiniões uma semi-profissional e outra para carregar na bolsa, aquelas digitais simples mesmo. Você pode me indicar algumas opções? Obrigada!


  56. Crisna
    20 de agosto de 2012 às 18:28

    Nossa… O post é ótimo! Eu entendi tudo e olha que nem entendo de fotografia. Já tinha olhado em vários outros blogs e em todos era tudo muito confuso! Parabéns mesmo, muito show!


  57. Tamara
    05 de setembro de 2012 às 10:11

    Oi Ze!
    Tudo bem?

    Estou encantanda com o seu blog, os post são muito bem esclarecidos, mas estou com uma dúvida terrivél.
    Tenho um amigo que está indo para China e ele vai comprar uma semi, qual você recomenda?
    Nikon Coolpix P510 ou Sony HX100V?

    Obrigada


  58. Tamara
    05 de setembro de 2012 às 12:12

    È legal o site, acho que pelo que entendi a Nikon.
    Obrigada!
    =)


  59. marisa
    05 de setembro de 2012 às 22:45

    Bem legal seu site parabens!!!
    Eu gostaria de comprar uma camera mas nao tenho noçao de nada,no caso seria para postar fotos perfil (rosto e principalmente olhos)pois vou trabalhar como maquiadora e preciso divulgar meu trabalho..Tenho uma em casa nova mas nao achei legal a foto fica muito desfocada…pensei na nikon 120 coolpix.Será que essa seria legal ou vc tem alguma sugestao.


  60. Stephanie Maciel
    07 de setembro de 2012 às 18:14

    Oi Zé, falta 1 mês e meio pro meu aniversário, e eu estou em dúvida de qual câmera escolho. eu sou apaixonada por fotografias, me inspiro muito com as fotos do Tumblr. qual câmera você me recomendaria?



    • 07 de setembro de 2012 às 18:31

      Oi Stephanie, infelizmente não dá pra indicar uma câmera assim, cada um é cada um, você pode ficar super feliz ou super frustrada com uma indicação minha. Por isso eu fiz os posts, pra vocês entenderem do que uma boa câmera precisa e escolherem a melhor pra vocês! (:


  61. Tamara
    08 de setembro de 2012 às 15:15

    Olá, primeiramente parabenizar o blog.. Querido, estou a procura de uma câmera fotográfica semi de ate mil e 800 reais.. Estou vendo o modelo D310 e o P510 da Nikon oque você acha deles? Des muito obrigado, aguardo ansiosa para finalizar a compra


    • Tamara
      08 de setembro de 2012 às 22:38

      Corrigindo profi de dois.400.. Você indica o modelo D3100? Des de Muito obrigado


  62. antonio
    08 de setembro de 2012 às 20:39

    olá parabens pelo siter… pois sou fotografo a muito tempo por paixão…
    sou apaixonado por uma camera, a minha é um nikon e pra mim, não tem outra igual…


  63. Stephanie Maciel
    09 de setembro de 2012 às 14:39

    Zé a canon powershot sx30IS terá a mesma qualidade desta foto? http://24.media.tumblr.com/tumblr_m989hbCOrf1qeuv5ko1_500.jpg



    • 09 de setembro de 2012 às 16:54

      Não dá pra responder isso, Stephanie, só usando a câmera mesmo e tal…


  64. Stephanie Maciel
    09 de setembro de 2012 às 14:41

    ou esta: http://25.media.tumblr.com/tumblr_m3ma1zpaZR1ro2v3oo1_500.jpg
    é que eu estou a procura de uma câmera com a qualidade das fotos do Tumblr.


  65. Suelen
    11 de setembro de 2012 às 13:20

    ql a melhor nikon coolpix 510 ou sony hx200? e ql profissional vc me indicaria? qro pra brincar rsrs tirar fto em shows. a noite. desfocadas. mas pra brincar com as fotos mesmo.


  66. Queli Cristina Ferreira
    12 de setembro de 2012 às 18:05

    Ze!! por favor!! por favor!! Me ajuda escolher uma digital??
    Nao aguento mais procurar, fico soh mais em duvida. Ja decidi por uma Canon, mas tem linhas, sub linhas e afins rsrs…nao sou profissional mas muuito viciada, tiro fotos todo dia e em todo tipo de ocasião. E revelo todas! Fiquei apainoxada pela sx40 mas ela eh muito grande pra levar pra shows e baladas. Ai tem Elph , s, sx etc…cada uma tem uma coisa que a outra nao, em alguns casos tem ate umas mais caras que nao tem tantas funções como outras mais simples…quero uma com zoom legal, que faça boas fotos ao sol e a noite tbm, e com filtros criativos. Mas nao quero com AA, prefiro bateria recarregavel. Help Please! Obrigada!


  67. aguida
    18 de setembro de 2012 às 09:19

    oi q ja acabei d comprar uma Ge X500 16MP COM ZOOM DE 16X E ESTABILIZADOR sera q fiz um bom negocio para tirar fotos do dia a dia antes tinha uma kodak easy share


  68. Betinho
    29 de setembro de 2012 às 08:56

    Site de comparatividade. Muito bom pra matar dúvidas sobre qual máquina comprar: http://www.cameraversuscamera.com.br


  69. Lincoln
    02 de outubro de 2012 às 16:41

    Olá. Eu preciso de uma câmera para tirar foto de documentos A4 normalmente a uma distância de uns 30 centímetros. Até R$700,00 eu consigo alguma coisa? Grato.


  70. Eduardo Furlan
    09 de outubro de 2012 às 17:26

    Olá. Queria parabenizar pelo post. Deve ter ajudado muita gente como eu que está afim de comprar uma semiprofissional. Só tenho uma dúvida que vejo na maioria dessas cameras: Por que todas elas são com pilhas AA?? Não seria melhor se fosse bateria recarregável? Essas pilhas não descarregam muito rápido?? Aguardo sua opinião sobre o assunto. Um abraço.



    • 09 de outubro de 2012 às 17:28

      Obrigado, Eduardo! Não sei, vai entender as fabricantes, hehe.


  71. Priscila
    10 de outubro de 2012 às 15:55

    Olá ZÉ.
    Estou muita satisfeita com as informações do seu site.
    Muito bacana e esclarecedor.
    Contudo minha grana dá pra comprar uma semi por volta de R$800,00.
    Encontrei uma semi NIKON Coolpix I 810 16.1 MP, zoom optico 26x.
    Ela é boa????
    Tenho uma digital da Sony com a lente alema Carl Zeiss.
    Há muita diferença entre elas.
    Grande abraço.
    Atenciosamente
    Priscila Santos


  72. ana paula
    15 de outubro de 2012 às 17:32

    gostaria de saber sobre a maquina semiprofissional da ge ,quem tem acha ela uma boa maquina?pq quase não vejo falar dessa marca


  73. pedro
    20 de outubro de 2012 às 10:13

    bom dia, tenho lentes de rosca uma trom 28-200/4-5.6 e 35-70 f3.5-4.5 as duas rosca usava em uma zenit sei que tem adaptadores para baioneta, tenho duvida será que serve em qualquer marca gostei muita da sony nex-f3 vc poderia me indicar uma que aceite estas lentes ok valeu


  74. Allana Lopes
    21 de outubro de 2012 às 23:05

    A Câmera Digital Nikon Coolpix L810 , é boa? >< e a Câmera Digital FujiFilm FinePix SL300 ? Quaal seria melhor? Help Me!!


  75. Pedro
    24 de outubro de 2012 às 15:35

    Olá Zé, adorei o post. Sei que é chato ficar respondendo, mas já pesquisei sobre o assunto e ainda não encontrei resposta. Eu ando pensando na compra de uma superzoom, e já experimentei uma ou outra. O fato de não trocar a lente até não é problema pra mim, já que vou usar apenas como hobby. O que realmente me incomoda é o zoom ser controlado por botão ao invés de ser controlado no giro da lente! Sei que parece besteira, mas realmente queria saber se tem alguma superzoom que tenha esse controle de zoom na lente ao invés de botão.



    • 24 de outubro de 2012 às 16:00

      Até onde eu sei, as superzooms não tem regulagem na lente mesmo, Pedro…


  76. Chamedres
    26 de outubro de 2012 às 09:54

    Olá,estou querendo comprar uma semiprofissional,adoro fotografar,mas não sei qual a melhor opção,me ajude por favor.Obrigada


  77. teresa
    27 de outubro de 2012 às 00:05

    ola comprei uma fujifilm s2980 otima imagem porem na hora de gravar ate mesmo em hd fica um chiado…. no audio e assim mesmo? ou tem como melhorar? vc pode me ajudar? desde ja obrigada


  78. Buuh
    27 de outubro de 2012 às 02:02

    Ola Zé, queria uma sugestão sua sobre que câmera é melhor eu comprar.
    Preciso de uma câmera que tire fotos boas de paisagens (pois irei viajar e queria fotos boas), as semis são recomendadas para isso, se sim tem alguma mais especifica?

    Obg ;D


  79. Ludmila
    02 de novembro de 2012 às 16:50

    Olá, Zé, tudo bem? Estou procurando uma câmera que tenha um macro poderoso (rs), pois trabalho com Botânica e preciso dos detalhes das plantas… não entendo muito de fotografia, qual câmera vc me indicaria???


  80. Sanney
    05 de novembro de 2012 às 17:59

    Olá, estou em duvida na Canon sx30, Canon sx40, Canon sx50 ou nikon p510. Qual será melhor escolha?