Qual câmera comprar? Parte 4: DSLRs

Hendrick Ng

É bem verdade que as câmeras compactas, superzooms, mirrorless e outras variações menos usadas só existem porque se adaptam a algumas necessidades como portabilidade ou preço, porque no fundo, se todos pudessem escolher, ficariam com uma boa DSLR, né? Ela está na lista de objetos de consumo de muitas pessoas, e não é pra menos, quem não tem a conta bancária bem gorda não consegue adquirir uma reflex com tanta facilidade, visto que as boas opções começam numa base de R$1400,00 e só sobem. Quem aí tá afim de lavar uns pratos?

Com o dinheiro na mão, chegou a hora de escolher. Nikon ou Canon? As outras marcas são boas também? O que é preciso observar? Depois de ler a introdução dessa série que fala de alguns itens que você deve saber antes de comprar qualquer câmera, vamos ver outros específicos das profissionais.

Prós e contras

Prós: O modo automático existe, mas você não vai precisar usá-lo, afinal todas as configurações manuais estão livres para brincar a vontade. O sensor é bem maior (ou mesmo full frame), fotografa no formato RAW (sem compressão como o JPEG, o que mantém o máximo de qualidade que a câmera oferece), viewfinder e a importante possibilidade da troca de lentes.

Contras: São grandes e pesadas, o que significa precisar de uma boa bolsa/mochila para carregá-la. As fotos exigem espaço no cartão de memória e no HD do computador, é necessário ter uma boa noção de fotografia para tirar o melhor do equipamento e nem sempre é muito prática, os menus podem confundir um pouco.

Canon ou Nikon?

As duas são concorrentes há muito tempo no ramo das DSLRs, mas resumindo, elas não são tão diferentes assim. Eu fiz um post no blog falando sobre essa rivalidade e o que realmente importa na hora de escolher. Outras marcas também fabricam câmeras profissionais, como a Sony, Pentax e Olympus.

Lentes

As câmeras profissionais podem ser vendidas só no corpo (sem lente) ou com a famosa lente do kit, que geralmente tem especificações 18-55mm 1:3.5-5.6, mas que podem variar de acordo com o modelo. A lente do kit é bem versátil, pode ser usada em várias situações, mas com o tempo, você pode adquirir novas lentes para fotos específicas: macro, retratos, arquitetura, eventos à noite, etc. Mas calma, no futuro vai ter um post só sobre lentes. :)

Sensor

As DSLRs em geral têm sensor 22.2 x 14.8mm que já traz bons resultados. Quanto maior o sensor, mais qualidade e nitidez as fotos terão porque mais pontos de luz verdadeiros serão transformados em imagem. Existem os sensores full-frame, que têm o mesmo tamanho de um quadro de filme (cerca de 36 x 24 mm). Eles estão nas melhores câmeras do mercado, a qualidade de imagem é incrível.

 

Estabilizador de imagens

É ótimo que sua câmera tenha um bom estabilizador de imagens para as fotos não ficarem tremidas e borradas. O estabilizador pode estar localizado em dois lugares: na lente ou no sensor. O que fica na lente é mais eficiente, levando em conta que o do sensor geralmente se resume no aumento do ISO e da velocidade, o que pode não adiantar nada em lugares com menos luz.

ISO e velocidade do obturador

Nós aprendemos sobre ISO e velocidade na série Fotografia do começo, lembram? É bom deixar claro que quanto maior for o limite dos dois na sua nova câmera, melhor (talvez nem sempre no caso do ISO). Verifique se a velocidade alcança de 1/4000 a 1/6000 de segundo e o ISO entre a casa dos 10000 e 30000.

Gravação de vídeos

Nada mais divertido que aproveitar toda a independência que a câmera profissional te dá para gravar vídeos. Confira se a câmera possui tecnologia Full HD (1080p) ou no mínimo HD (720p); são dimensões presentes em todos os cantos hoje, não dá pra ficar para trás.

Dois itens importantes para pesquisar são a fidelização na reprodução de cores (cores mais vivas, fiéis à realidade) e a tela retrátil para explorar novos ângulos como fotografar de cima ou de baixo.

Importante: Os modelos apresentados na imagem acima foram coletados de vários sites, tanto os que fazem comparações e reviews, quanto recomendações de usuários reais. Vale lembrar que nenhuma câmera foi testada pela equipe do Melhor Ângulo, são apenas referências para quem está totalmente perdido e não sabe por onde começar. Os preços são médias feitas com base na busca dos modelos no Buscapé, cada loja dará seu preço concreto.

E aí, entenderam bem a diferença entre câmeras? Gostaram das indicações? Daqui a alguns dias eu apareço com um post sobre as tão faladas mirrorless! A série foi um sucesso, cheia de comentários, links e audiência. Espero mesmo que tenham gostado e já lembro que com o tempo os posts sofrerão alterações pra se manterem atualizados, aviso pra vocês no Twitter do blog e na página no Facebook!

Continue lendo os outros posts da série:

Compartilhe:
Facebook Twitter Pinterest Google+

  1. Thays Aguiar
    23 de fevereiro de 2012 às 16:20

    Oi Zé, então.. eu “trabalho” como fotografa da empresa usando a D90, nunca fiz curso e não sei muito como ajustar a camera de acordo com o que preciso, você conhece algum manual básico dela? Pois acho ela uma camera muiiiito complicada. Adoro seu blog!!


  2. Felipe Vieira Carvalho
    23 de fevereiro de 2012 às 16:36

    Esse era o post que eu tanto esperava.
    Tive contanto com uma DSLR alguns meses atrás na faculdade e foi paixão à primeira vista. Realmente não é fácil usá-la, mas acredito com a prática, lendo o manual e tutoriais os avanços podem ser grandes. É uma questão de querer fazer da fotografia uma “coisa” importante no seu cotidiano.
    Eu quero muito uma câmera profissional mesmo não tendo a habilidade necessária, no entanto, posso adquiri-la.
    Ficaria muito feliz com uma Canon T3i. Seria só felicidades!

    Zé, parabéns por série de posts sobre as câmeras para quem não tinha nem o mínimo de conhecimento foi de grande ajuda. Estarei esperando os posts sobre ISO e OBTURADOR.

    Abraços.



    • 23 de fevereiro de 2012 às 17:34

      Obrigado, Felipe! A T3i é uma ótima câmera pra começar. ;)


  3. Gabriel
    23 de fevereiro de 2012 às 16:37

    O post tirou algumas duvidas que ainda estavam na minha cabeça, rs.
    Quando conseguir a grana (tá difícil), já tenho a ideia mais ou menos de qual quero. ^_^


  4. Gabriel
    23 de fevereiro de 2012 às 16:41

    Olha esta de parabens pela post!!! deixou tudo bem claro e ja decidi qual camera vou compra.Abraço


  5. Luria Corrêa
    23 de fevereiro de 2012 às 16:44

    Fiquei muito feliz em ver que a T3i está entre uma das suas recomendações Zé, pretendo comprar um no início do mês que vem. Ótimo post, a série tá muito legal.


  6. Kah
    23 de fevereiro de 2012 às 16:46

    Como eu disse no post anterior da série queria dar uma olhadas nas profissionais, mas esse post só me confirmou que não são pro meu bolso. Até porque apesar de amar fotografia é só um hobby não um trabalho. No meu caso uma bridge será o bastante.
    (Tomei um susto enorme quando não consegui entrar no blog, recarreguei a página várias vezes)



    • 23 de fevereiro de 2012 às 17:36

      Saiu do ar ontem o dia todo, foi horrível, mas tá tudo ok agora.


  7. Caio Braga
    23 de fevereiro de 2012 às 17:14

    Também acho que o equipamento em si é secundário. Mas isso também depende do tipo de trabalho que você vai desenvolver e o nível de qualidade que cada trabalho vai exigir. Dá pra fazer um bom trabalho autoral com uma lata furada e pedaços de filme, mas pra fazer uma fotografia de moda para a VOGUE, talvez seja melhor uma Fullframe, uma Phase One ou um back digital “acomplado” numa Hassel. (forcei esses exemplos pra contrastar mesmo..rsrsrsrs…)

    A Canon 7D é bacana sim! Das citadas, é a única que eu modestamente considero profissional.
    É um belo corpo, com ótimos recursos pra estudio e filmagens, aguentas quedas e dá pra “clicar na chuva” – se fosse Fullframe seria perfeita. (rsrs) As minhas prediletas não estão aqui: a 5D Mark II (que é meu equipamento principal) e a Nikon D700 que seria, mal comparando, a versão Fullframe da D7000 citada acima. A Sony tem um modelo Fullframe interessante que é a A850, com um conceito novo de “camera reflex”, promete ser mais veloz, mas eu nunca testei. Ela está muito bem avaliada no http://www.dpreview.com.

    Já fiz trabalhos sérios com câmeras de sensor APS-C (com fator de corte), mas a diferença de qualidade – e de preço, inclusive – para as DSLRs FullFrame ainda é gritante, mesmo considerando a imensa evolução dos sensores APS em reduzir ruido em ISOs altos.

    E se posso deixar uma dica: procurem investir em lentes que sirvam tanto nas APS-C como nas Fullframe. (no caso da Canon, as da série L) – são lentes excelentes e assim você não perde nada quando for investir em corpos melhores.

    Um abração!



    • 23 de fevereiro de 2012 às 17:39

      Valeu pelo pitaco, Caio! A 5D Mark II é uma que tava na minha lista de recomendações, mas sai muito do orçamento geral do público alvo do blog, por isso não coloquei.


  8. Su
    23 de fevereiro de 2012 às 22:03

    Muito muito bom! Parabéns! Vai me ajudar de verdade. Faça mais posts desse tipo :)


  9. Raone Araujo
    24 de fevereiro de 2012 às 03:44

    Tá aí uma das minhas metas para 2012! Preciso de uma câmera profissional urgente! Ótimo post! :)


  10. Caio Braga
    24 de fevereiro de 2012 às 10:39

    Entendo a intenção de conversar com o público alvo, mas como a intenção aqui não é vender câmeras, mas mostrar que elas existem, quais são as opções e características, etc…não vejo porque não incluir as câmeras mais caras.

    Acho que seria legal citar as digitais médio formato, backs digitais, as Hasselblad, enfim, todo esse equipamento profissional “de 5D Mark II pra cima”. Quem sabe não seria um tema bacana para um próximo post? (olha a dica…hehehe…)

    Tô aqui te pentelhando, mas gosto do Blog, viu? Muito bacana a sua iniciativa. :)

    Abração!



    • 24 de fevereiro de 2012 às 14:46

      Sugestão anotada, Caio!


  11. Daniele Oliveira
    24 de fevereiro de 2012 às 12:14

    Eu estou querendo comprar a Nikon D5000 (a mesma que a Bruna Vieira usa). Mas além da câmera, tenho que comprar as lentes pra ela.


  12. Mylena Roccha
    24 de fevereiro de 2012 às 15:46

    Há alguns meses eu tô enlouquecendo minha mãe por causa da Nikon D5100. Só que não tenho experiência nenhuma com câmeras profissionais (até agora, só tive compacta). Você acha que vou me dar bem com uma dessas, ou sugere uma mais simples?



    • 24 de fevereiro de 2012 às 17:16

      Essas coisas se aprendem, é questão de prática. Se você pode comprar, compre. (:


  13. Gabi
    24 de fevereiro de 2012 às 19:12

    Zé, adorei o post!
    Quando eu fui pesquisar sobre câmeras pra comprar a minha, o que me disseram foi que a vantagem da Canon sobre a Nikon é que o corpo das Canons são mais resistentes. Tanto que a minha, Canon 7D, quicou no chão uma vez e a única coisa que aconteceu foi dar uma lascadinha na pontinha do plástico da lente. Mas a desvantagem disso é que as Canons são muito mais pesadas que as Nikons.
    Enfim, só quis acrescentar, rs
    Beijos



    • 24 de fevereiro de 2012 às 21:04

      Você por aqui! Vou colocar isso no post (:


  14. Clarissa
    24 de fevereiro de 2012 às 20:39

    Olá…adorei o post sobre as câmeras profissionais! tenho uma câmera digital da sony, mas gostaria de comprar uma profissional…você acha que, sem fazer um curso de fotografia é possível aprender sozinha? pois vai muita grana pra comprar 1º uma semi e depois uma profissional né.



    • 24 de fevereiro de 2012 às 21:06

      Acho que com uma boa olhada no manual + bastante prática + ler artigos na internet você consegue entender bem como funciona a câmera, mas se não conseguir mesmo assim e for do seu interesse, um curso cai bem!


  15. Mylena Roccha
    24 de fevereiro de 2012 às 22:25

    Vou especular mais um pouquinho, Zé. Além da câmera, precisa comprar mais alguma coisa? (tipo flash, sei lá.. não entendo muito)



    • 24 de fevereiro de 2012 às 22:29

      Flash externo se você quiser/precisar. É bom ter uma bolsa própria e filtro UV de proteção pra lente.


  16. Mylena Roccha
    24 de fevereiro de 2012 às 22:35

    A câmera em si tem flash próprio? (Se sim, ou se não, sempre achei que não :s)



    • 25 de fevereiro de 2012 às 12:14

      Tem sim, Mylena, e ainda a maioria vem com suporte pra flash externo.


  17. Milena Fernandes
    25 de fevereiro de 2012 às 20:15

    Muito bom esse post, até quem não tava a fim de comprar, se tiver com grana, já muda de ideia, porque já dá pra ter uma noção legal só de ler esse post e querer se aventurar pelo mundo da fotografia. Parabéns :D


  18. Mylena Roccha
    25 de fevereiro de 2012 às 20:19

    Ah, obrigado por tudo, Zé! :)


  19. Isaac Walenque
    08 de março de 2012 às 11:11

    Tô numa dúvida cruel entre a T2i e a T3i. Se a diferença for mesmo só o visor retrátil, vou de T2i que tah mais barata! O que vocês acham?



    • 08 de março de 2012 às 12:38

      Não é só essa a diferença, essa é a principal. Mas dá uma olhada no snapsort.com, faz uma comparação das duas (:


      • Isaac Walenque
        08 de março de 2012 às 15:17

        Esse snapsort.com é fantástico. Muito completo. Obg e parabens pelo “belíssimo” site. :D


  20. Pedro Henrique
    11 de março de 2012 às 16:45

    Olá Zé, estou em dúvida entre comprar a Semi ou a Compacta, e aqui na minha cidade poucas pessoas tem uma semi então acho que pra não ficar diferentes das pessoas vou acabar comprando a compacta.
    Adoro seu blog!


  21. Giovanna Fonseca
    18 de março de 2012 às 14:02

    Gostei muito do post, porém ainda tenho umas dúvidas… estava pensando em comprar a Nikon D3100, principalmente pela facilidade do “guia pratico” para iniciantes; mas ela não possui estabilizador de imagens, queria saber se para quem faz fotos com pouco movimento (como eu) o estabilizador ainda assim é muito importante? Obrigada :)



    • 18 de março de 2012 às 14:32

      Se você não trabalha com fotos do tipo, talvez pode não ter tanta importância, Giovanna, mas pense sempre no futuro: você acha que vai precisar do estabilizador lá na frente?


  22. Charles Chaplin
    21 de março de 2012 às 12:14

    Melhor post de todos os tempos, com toda certeza! Acho que vou pegar uma Canon T3I ou uma Nikon D90. Parabéns pelos posts ;)



    • 21 de março de 2012 às 18:03

      Obrigado *-*


  23. Aline
    23 de março de 2012 às 14:03

    oi, A M E I o post! MUITO BOM meesmo :D – meu sonho sempre foi ter uma câmera profissional *-* e atualmente ando sonhando com uma nikon d3100 já é boa e barata em comparação à outras. Porém, minha intenção não é ser fotógrafa, e nem pretendo investir em lentes. Queria sua opinião se, quem sabe, existe alguma semi-profissional que possa ser parecida com esse modelo da nikon, já que meu uso não vai ser profissional.



    • 23 de março de 2012 às 17:54

      A D3100 é uma ótima opção e o bom é que lá na frente se você quiser, vai poder comprar uma ou outra lente nova pras fotos ficarem melhores ainda.


  24. Stella
    18 de abril de 2012 às 18:05

    Muito legal o post e as explicações, mas só uma coreção. Tudo bem? :) Então, essas cameras citadas na verdade são semi profissionais. Talvez só a 7D seja, não tenho certeza. A diferença básica entre as semis e as profissionais está na vida util do obturador (muito maior nas “profissa”) e a ausência das “cenas” (aquela q vc ja escolhe pra fotografar algo), elas só possuem o modo manual.


  25. Lorena Baroni
    22 de abril de 2012 às 13:27

    Zé, o seu blog é ótimoo, de verdade, parabéns! =)
    Adorei essas dicas mas ainda estou em dúvida em qual comprar…você pode me ajudar nessa escolha? Estou em dúvida entre a Canon T2I, a T3I e a Nikon D3100. Qual é melhor delas?
    Obrigaada.


  26. Zé Mário
    23 de abril de 2012 às 17:44

    Eae Zé. Aqui é outro Zé. Esse valor da nikon D5100 foi baseado onde? pois assim: no stand center (paulista) é R$ 1.500,00. Na internet e lojas especializadas quase ultrapassa os 3 mil. É uma margem mto diferente de preço. Por isso quis saber onde vc achou essa média. Prefiro pagar um pouco a mais e ter segurança, mas só um pouco a mais, haha



    • 23 de abril de 2012 às 20:37

      Tirei no Buscapé, Zé. Mas foi em fevereiro, os preços já devem ter mudado para mais ou menos.


  27. Nayarah Fogaça
    24 de abril de 2012 às 13:24

    Ótimo post! Adorei!
    Você conhece a canon T3 ( não é T3i! )? Vou comprar ela, será que ela é boa?


    • Ana Carolina
      08 de maio de 2012 às 21:55

      É mt boa, e fácil de usar, eu tenho ela
      O kit de lentes que vei junto(pelo menos na minha veio) é bem legal, e provisóriamente está sendo útil


  28. Julio
    03 de maio de 2012 às 16:43

    Estou em duvida entre a Sony DSLR A580, a Sony SLT A65, a Nikon D5100 e a Canon T3i. Já consultei o site Snapsort, onde verifiquei que a Sony A580 é bem conceituada, porem é muito dificil de encontrar. Estou vendo tambem uma superzoom (a Sony DSC HX200v). O que voce recomenda?


  29. Beatriz Fabrícia
    16 de maio de 2012 às 13:17

    Farei 15 anos em junho e pedi uma câmera profissional de presente, sendo que, eu não sei o modelo certo pra pedir… mas queria uma Nikon ou Canon, que pudesse servir pra carrei de fotógrafa (que é meu sonho). Qual modelo dessas (Canon/Nikon) você mais me recomendaria? :3


  30. Wendel Anthuny
    02 de junho de 2012 às 00:33

    Adorei esse blog cara, é muito bom!! E essa postagem foi realmente muito importante pra eu decidir entre a semi(provavelmente a Kodak Z990)ou uma DSLR(D3200 ou outra Nikon, já havia visto outros postes sobre compras de equipamento antes, mas esse me deu mais certeza de que vale a pena comprar uma DSLR!! Fala aí Zé o que você acha da
    Nikon D3200 Pra quem ta começando a se aventurar por fotografia mas não é um leigo? Sugere outra?


  31. Talles
    10 de junho de 2012 às 22:24

    Muito legal o blog Zé! Gostaria de sua ajuda… sou amador em fotografias e quero comprar minha primeira câmera (semi) profissional. Qual você sugere… Nikon D7000, Canon EOS 7D ou Sony SLT-A77? Sei que a qualidade de filmagem das Canon são tidas como melhores que a Nikon, mas não é para isso que quero a câmera, e que as Sony não tem grande tradição em DSLR’s, embora esteja fabricando câmeras muito boas. A preocupação também não é apenas com o modelo, mas com preço de lentes, facilidade no manuseio, etc. Grato antecipadamente pela ajuda. abraço
    Talles



    • 10 de junho de 2012 às 22:33

      Olha, pelo que eu olhei rapidinho aqui na internet elas empatam demais em qualidade, acho que nesse caso você deveria pensar no preço.


  32. Sarah Sousa
    16 de junho de 2012 às 15:44

    Nossa, to adorando esse blog, foi uns dos principais influenciadores para mim escolher artes e design como curso na ufjf, adoro os temas daqui, são super interessantes, principalmente esse, das câmeras, eu to louca para comprar uma, e estava com muita duvida em qual escolher, e o blog me ajudou muito. Muito obrigado, adorei!


  33. amanda s.
    21 de junho de 2012 às 17:34

    sou designer e no meu atual emprego preciso fotografar algumas peças. tenho um mini estudio mas a camera é semi.. pedi outro equipamento para fotos profissionais e agora me perguntaram que modelo eu quero! essa é a questão. alguma sugestão? o foco principal é fotografar peças e ferramentas de perto.. obrigada!! :)


  34. Raphael Lopes
    21 de junho de 2012 às 23:56

    Faka galera ! Gosto muito dos posts de voces, recentemente recebi uma proposta pra tirar fotis de baladas e bandas, tenho uma t2i, mas quero uma melhor. Conheço a canon 60d 18-135, mas ninguem fala dela, queria saber porque nao é tao cogitada, seria uma boa escolha ? Fico no aguardo pessoal.


  35. Malu Andarde
    02 de julho de 2012 às 22:19

    Ótimo post. Queria saber se você tem alguma opinião sobre a Nikon D3100.


  36. Bruna
    12 de julho de 2012 às 10:19

    Oi Zé! Eu ia comprar um Nikon D3100, mas achei uma Canon T3 bem mais barata. Você acha que vale a pena?


  37. CLAUDIA
    18 de julho de 2012 às 08:54

    Bom Dia minha filha tem 13 anos e quer uma câmera semi-profissional , qual a sua indicação?


  38. Felipe Li
    03 de agosto de 2012 às 22:09

    Olá Zé, queria lhe dar meus parabéns pelo post, a tempos queria que algém fizesse um desse tipo. Eu estou querendo comprar a Nikon D5100. Você acha que é uma boa escolha? E isso levando em consideração as outras que estão na mesma faixa de valor. Mais uma vez, parabéns!



    • 03 de agosto de 2012 às 22:16

      Acho uma boa escolha sim!


  39. Luis
    04 de agosto de 2012 às 17:25

    ola , eu tenho uma nex -c3 da sony , estou querendo comprar uma outra camera , muitas pessoas me falam para pegar a canon t3i , sabe uma outra camera boa na mesma faixa de preço , que filma tbm .. grato


  40. Luis
    04 de agosto de 2012 às 17:29

    Nikon – D5100 ou canon t3i


  41. Cristiane Goettems
    05 de agosto de 2012 às 19:28

    Olá!ouvi falar que tem uma câmera profissional no mercado que se auto-ajusta, para pessoas que nem eu que adora fotografar, mas não tenho curso profissional, então tenho receio de comprar uma e não saber regular. Você sabe dessa câmera? Agradeço, abs.


  42. lucas
    07 de agosto de 2012 às 23:35

    olá Zé!
    olha pretendo fazer um curso e seguir carreira de fotografo, mas nao faço a minima ideia d qual camera comprar. quero uma nao muito cara, mas que d pra começar ate crescer mais no ramo.
    qual vc me indica???
    amei sei blog


  43. Marcelle Monaro
    10 de agosto de 2012 às 16:16

    Ótimo Post!!!


  44. Júlia
    11 de agosto de 2012 às 10:55

    Oi, Zé! Tudo bem?

    Antes, de tudo vamos à clichê (mas importante) parte de elogios ao seu site! :D
    De verdade. O Melhor Ângulo é realmente ótimo e faz as minhas manhãs já há um bom tempo.
    Aprendi e me diverti muito com vocês!

    De resto, minha dúvida é sobre a Canon T3 e a Canon T3i.
    Desculpe a ignorância, mas eu não entendo maiores diferenças entre as duas!
    O que você tem a dizer sobre elas?
    Vou comprar uma mês que vem e estou inclinada para a T3i, mas queria entender o porquê da minha escolha.

    Muito obrigada! (:



    • 11 de agosto de 2012 às 11:31

      Obrigado, Júlia! (:
      Vamos lá: a T3i é uma evolução da T3, foram feitas várias melhorias, sabe? Filmagem full HD, sensor maior, tela de LCD com mais resolução, qualidade de imagem, megapixels… Aqui você vê direitinho a comparação: http://snapsort.com/compare/Canon-T3-vs-Canon-T3i Repare que a T3i tem uma pontuação maior, justamente por causa das vantagens que ela tem.


  45. Cristiane Goettems
    11 de agosto de 2012 às 12:10

    Olá Zé! seu site é realmente um diferencial! e pela minha dúvida, acho q vc é a pessoa indicada p me esclarecer… ouvi falar que tem uma câmera profissional no mercado que se auto-ajusta, para pessoas que nem eu que adora fotografar, mas não tenho curso profissional, então tenho receio de comprar uma e não saber regular. Você sabe dessa câmera? Agradeço, abs.



    • 11 de agosto de 2012 às 15:42

      Não conheço, Cristiane :/


  46. Júlia
    13 de agosto de 2012 às 09:29

    Nossa, você respondeu mais rápido que o que eu esperava! :D

    Pois é, eu percebi que havia algumas evoluções, mas, na minha ignorância, algumas mudanças me pareceram melhorias da T3 em relação à T3i.
    Agora já sei qual comprar! (:

    Muito obrigada, Zé!
    Parabéns pelo site. ;)



    • 13 de agosto de 2012 às 18:53

      Que bom que ajudei, Júlia! :D Obrigado!


  47. Maria
    16 de agosto de 2012 às 07:37

    bom dia!
    obrigada pelas dicas no seu site.
    uma dúvida que gostaria saber sua opinião: sou amadora e adoro fotografia. gosto da Nikon e que comprar uma Reflex: o que me aconselha ? – a D90, D 7000 ou D3200? e como lente “genérica” uma 18-105mm?
    obrigada pela ajuda:)


  48. Cando
    16 de agosto de 2012 às 18:00

    Zé, tira uma dúvida. algumas dessas câmeras profissionais (citadas no post) tem estabilizador na lente? Você recomenda alguma outra que o tenha?


  49. Jesiel
    16 de agosto de 2012 às 20:58

    Olá, Zé
    Sou um novo seguidor do site e pelo pouco que vi adorei tudo. Estou querendo começar no mundo das DSLRs e tinha pensado da seguinte forma: canon t3(kit)+ 50mm+ cartao 16g = 1.700,00 ou canon t3i kit basico = 2.000,00.

    Li no post que a T3i é superior, mas dessa forma, o que vc acha?

    Abç


  50. Paola
    02 de setembro de 2012 às 12:50

    Hey, Zé!
    Gostei muito da Nikon D3100, não tenho intenção de ser fotógrafa profissional, apenas procuro uma boa câmera, pois trabalho com turismo e quero belas fotos. Você acha essa câmera uma boa pra mim?



    • 02 de setembro de 2012 às 16:25

      Acho que pode ser sim! (:


  51. João Victor Ferreira
    02 de setembro de 2012 às 21:12

    Muito legal seu post, acho que vou começar com a Nikon D7000, acho uma ótima câmera e ainda tem a possibilidade de filmagem em HD!


  52. Janaina
    07 de setembro de 2012 às 16:44

    Fiz o curso básico, mas pretendo dar continuidade. Estou em duvida entre a Nikon D3100 e a Nikon D5100. Amo fotografia e estou investindo a principio pela paixão, mas futuramente pretendo investir na carreira profissional foto estúdio e casamento. Da para começar com uma dessas? Qual você me sugere? Muito obrigada desde já.


  53. Natália
    08 de setembro de 2012 às 09:19

    Olá zé !
    Estou querendo comprar a Canon T3i no site Buscapé , mais tenho dúvidas se o site é realmente seguro .Quando abri la no site pra ver a câmera aparece a foto sem a lente, tenho medo de comprar e a Câmera vir sem lente. Você já fez alguma compra nesse site ?



    • 08 de setembro de 2012 às 10:41

      O Buscapé não é um site de compras, e sim um agregador de lojas. Nele você vê o preço de um mesmo produto em várias lojas. Aí você vai ver a loja com melhor qualificação, as que tiveram boas críticas, as mais conhecidas, e é claro, com um bom preço. E sobre a câmera sem lente, é porque só o corpo da câmera está sendo vendido, a lente a pessoa compra separadamente, isso é super normal. (:


  54. Giovanna
    14 de setembro de 2012 às 22:54

    Preciso muito de uma câmera profissional que tenha foco automático em videos, é certeza que a Nikon D5100 tem foco automático durante as gravações?


  55. eliane
    23 de setembro de 2012 às 23:15

    oi zé,meu nome e eliane ,tenho uma canont2i eos 550D ,teho feito algumas festas infantis ,no começo vai tudo bem,depois ela começa a travar e demora para disparar,isso ja me deixou preocupada ,imagina so em um casamento na hora do sim ela travar,n vai ser legal ,vc saberia me dizer pq isso acontece ?O que estou fazendo de errado vc poderia me ajudar?



    • 24 de setembro de 2012 às 10:35

      Oi Eliane! Não sei dizer o que causa isso, acho que você deveria procurar um técnico pra te ajudar. (:


  56. Carolina Mendonça
    23 de setembro de 2012 às 23:33

    Gostei do post.O que me diz da D5100?
    Gostaria de uma câmera c estabilizador de imagens, o que recomenda? Mtas dúvidas!!!


  57. Stelamaris
    24 de setembro de 2012 às 14:39

    Qual câmera me indica com estabilizador de imagens muito bom, que filme muito bem, que seja o mais leve possível e que seja bem rápida pois quero principalmente clicar crianças e bebês, então tem que ser bem rápido para pegar um movimento. Estou entrando nesse mundo de fotografia profissional agora, e estou pensando entre uma d90, t3, t3i…se tiver alguma outra sugestão de câmeras que fique no valor máximo de até R$3.000,00, também agradeço.
    Obrigada e aguardo retorno.


  58. Eliane Marson
    25 de setembro de 2012 às 20:26

    Muito bons os posts dessa série, li super atrasada mas está valendo :-(. Eu vivo na berlinda, gostaria de câmera para tirar boas fotos sem ser profissionalmente, talvez até fazer umas filmagenszinhas, em contrapartida o orçamento é apertado. Pra piorar a situação moro num lugar sem muita luz natural direta. Seria legal se tivesse um teste tipo quiz que a gente respondesse perguntinhas e no final descobrisse a melhor câmera pra gente. Vc já viu algo parecido?


  59. Julia Pereira
    26 de setembro de 2012 às 01:17

    Excelente post! O que você acha da D40? Entre essa e a T3i, qual é a melhor escolha?


  60. Letícia
    26 de setembro de 2012 às 13:46

    Eu sou iniciante, mais quero muito uma câmera profissional, sei que se eu comprar uma semi vou apaixonar em ficar tirando fotos e querer mudar ela rapidinho. Enfim… estou pensando em comprar a nikon D3100, mais será que ela é muito complicada? Se precisa de muitas configurações… E também queria saber qual câmera você usa das fotos do seu flickr? Porque são incríveis… enfim, obrigada :))


  61. jr
    06 de outubro de 2012 às 16:55

    Sou C. Dentista, faço fotos de dentes e bocas(pouca luz), ja existe alguma lente com flash circular embutido. Uso macro com ring flash.


  62. Jessyca
    07 de outubro de 2012 às 21:52

    Oi,Zé,então queria pedir pra tu fazer um post sobre motor de foco,é algo que eu não entendo direito e seria algo pra me ajudar a decidir qual câmera comprar já que estou em dúvida entre a D5100 e a T3i. Muito obrigada


  63. Janaina Mariquito
    10 de outubro de 2012 às 21:38

    Olá, Zé! Amo fotografar e tenho lido muitos blogs sobre máquinas profissionais . tenho uma sony H10 e quero comprar uma profissional. cada vez que leio alguma coisa sobre o assunto, fico mais na dúvida entre d 3200 nikon e d90 nikon. qual é a melhor?


  64. Paulo freitas
    11 de outubro de 2012 às 19:46

    Olá Zé? minha primeira camera foi a nikon d90, hoje tou com canon 7d e para eu as duas sao otimas, claro q a 7d é infinitamente superior, mais sao as minhas preferida. E com uma lente 50mm 1.8, fica beleza


  65. Suzzana Beckenbauer
    18 de outubro de 2012 às 11:45

    Parabéns pela matéria. Uma das melhores matérias explicativas no ramo de fotografia que já encontrei.



    • 18 de outubro de 2012 às 15:47

      Obrigado, Suzzana! ^^


  66. Claudio Fernandes
    19 de outubro de 2012 às 18:56

    Muito bom este blog heim. Deixa te explorar um pouco. Comprei uma Canon 7D com uma lente 28-135mm em uma viagem em Miami, isso há menos de quatro meses. Até agora devo ter feito uns 600 clicks com essa câmera. Utilizo para fotografar peças. Ontem ao tentar fotografar uma peça, com uso de fundo infinito a uma distância de 1,20 metros o sistema de foco automático parece ter ficado “louco” não parava de ajustar, isso durou longos 15 ou mais segundos. O fato voltou a se repetir. Estou preocupadíssimo com isso. Você já ouviu algum relato como esse ou tem ideia do que poder ser?



    • 19 de outubro de 2012 às 19:06

      Oi Claudio! Infelizmente eu nunca soube de alguém que teve esse problema. :/


  67. Claudio Fernandes
    20 de outubro de 2012 às 11:39

    Agradeço da mesma forma. Eu penso que fui agraciado com uma maquina que já está apresentando algum problema eletrônico, vou procurar a Assistência Técnica Canon e vamos ver o que vai dar. Grande abraço Zé, depois eu retorno com o desdobramento desse problema e sua solução ok!



    • 20 de outubro de 2012 às 12:41

      Ok! Torcendo pra que dê certo!


  68. Marina Martins
    21 de outubro de 2012 às 16:42

    Oi zé. Quando comprei a minha primeira câmera, a Nikon D3100 me ajudou muito este post, mas a 1 mês e pouco roubaram ela ):. Vim dá mais uma conferida, não sei se pego novamente uma D3100 ou uma D5100 agora, e ai?. E parabéns pelo blog !


  69. jackson
    22 de outubro de 2012 às 22:00

    olá, me responda uma coisa
    comprei uma nikon D3100?
    em termos práticos, já que sou iniciante, quais seriam as vantagens e as desvantagens?
    Obrigado e parabéns pela iniciativa.


  70. marcos
    26 de outubro de 2012 às 22:46

    zé, tô achando que seu nome não é “zé”. (seria José? he, he, he.) também acho que essa foto não é sua… tu é muito safo!

    se você fosse comprar uma câmera profissional para você, qual compraria?
    grande abraço, parabéns pelo trabalho!


  71. marcos
    26 de outubro de 2012 às 23:45

    xiii, li seu perfil… Em meu primeiro comentário dei mancada! acho que a foto é sua mesmo! (é que seu texto é muito elaborado para alguém tão jovem!)e seu nome de fato é José. Desculpe aí companheiro! Tu é GÊNIO! grande garoto!
    Com relação à camera profissional, de uma dica, por favor.



    • 27 de outubro de 2012 às 08:00

      Haha, obrigado! Eu tenho uma Canon T3i, comprei recentemente. :)


      • marcos
        27 de outubro de 2012 às 10:51

        Zé, obrigado pela resposta e pela dica de câmera.Valeu mesmo. Em tempo: Em minha opinião, seu trabalho tem grande potencial, continue assim e você vai longe… obrigado e boa sorte!


  72. Dilamar
    29 de outubro de 2012 às 00:41

    Estou para comprar uma câmera Dslr, qual das duas você acha melhor, a Sony slt a77 ou a nikon d7000, tenho maior inclinação pela nikon que tem mais nome em fotografia que a sony, mas olhando em sites de comparação fiquei em duvida.
    Se puder opinar entre as duas agradeço.


  73. Francielly Mendes
    01 de novembro de 2012 às 10:42

    Olá, bom dia!
    Estou precisando de uma dica pra eu comprar uma câmera DSLR pro meu dia-a-dia.. Eu amooo fotos, gosto de olhar cada detalhe.. Sou bem detalhista e adoro tirar fotos no meu cotidiano. Preciso da sua ajuda, pois a tempos que eu pesquiso qual câmera eu devo comprar.. Estou na dúvida em qual marca eu compro, Canon/Nikon .. Como eu já tenho amigos que usam a “Nikon D3100” e vejo que as imagens ficam perfeitas. Tomei a decisão de querer comprar uma Nikon D3200 .. Mas ainda estou na dúvida de comprar ainda.. Peço que me ajude, e me indique um site confiável pra comprar. Desde já agradeço a compreensão .

    Ótimo dia! :D


  74. Andrea
    02 de novembro de 2012 às 09:05

    Adorei seu blog! Parabéns e obrigada pelas dicas! Quero uma Nikon D3200… pra fotografar meus babies! :D



    • 02 de novembro de 2012 às 11:21

      De nada! A D3200 vai ser uma mão na roda. :)


  75. Renan Oliveira
    03 de novembro de 2012 às 13:00

    Iai zé u.u
    Adorei o post, tirou bastante duvidas, mas em troca, alimentou outras… não sei se compro uma mais acessível e depois troco, ou se junto dinheiro de uma vez e já compro logo uma que eu quero. Dúvida cruel.

    Enfim, adoro a parte de fotografia do melhor ângulo :3 abraço!


  76. Viviane
    08 de novembro de 2012 às 20:55

    Adorei mesmo me ajudou muito… sábado vou atras da minha.. hauhauhua… presente de aniversário!!!


  77. Eduardo
    09 de novembro de 2012 às 11:52

    E a D5100, comparei ela com a D90 e com T3I e ela foi superior.. ela realmente tem uma qualidade boa? eh full frame?