Tudo sobre: Projeto 365

Você lembra como foram todos os dias do último ano? Lembra da data exata daquele acontecimento que marcou um pouco a sua vida? Confessa vai, a maioria das pessoas mal sabe o que comeu no almoço de ontem, e isso sempre me deu uma agonia, uma sensação de que deixamos muito facilmente o nosso dia-a-dia passar em branco. Nosso cérebro tem toda essa personalidade mesmo: só aceita se lembrar de coisas muito importantes, mas fala sério, de vez em quando não dá uma vontade de saber o que a gente fez de bom naquele tal dia do tal mês?

O Projeto 365 surgiu há anos atrás com o objetivo de fazer as pessoas se lembrarem de suas rotinas através de uma única foto por dia, de preferência retratando o evento mais marcante daquelas 24 horas. Com o tempo, os adeptos foram fazendo pequenas modificações e hoje existem projetos parecidos com os mais variados temas: fotos apenas dos pés, de pratos no horário do almoço, cafés da manhã, cabelos, e até do clima.

Noukka SignePaula DanielseJulian BialowasEvelyn Louise

E quando não restar nada além de monotonia para fotografar? Tem dias que são assim mesmo, não rola absolutamente nada de interessante, chega a dar preguiça. Acho que esse é um dos principais motivos para as pessoas desistirem do projeto logo nos primeiros dias, além da falta de tempo, é claro, que deve estar no primeiro lugar das razões. Nesses casos, acho que meu conselho é: faça da obrigação de tirar a foto para o projeto o acontecimento marcante do dia! Coloque a criatividade para trabalhar e monte idéias na sua imaginação, idéias que não precisam seguir regras e nem estar no contexto de nada. Se você quiser vestir uma toalha vermelha como se fosse uma capa de super-herói e fazer um autorretrato, vá em frente. Se quiser ficar horas picando papel colorido e fotografar uma criança jogando-os para cima ao ar livre, por que não?

Com a foto do dia em mãos, você vai escolher onde postar. A maioria das pessoas hoje usa o Flickr para divulgar o projeto, inclusive postam as fotos em grupos como o Project_365, o Project 365 e o 365 Days (esse último mais focado nos autorretratos). Tumblr, Blogger e WordPress também são boas escolhas, basta escolher um tema bonito e minimalista que dê atenção apenas às fotos e fica tudo perfeito! Pra quem procura algo totalmente dedicado ao projeto, existe o site 365 Project e um aplicativo para iPhone, muito bom pra quem tem menos tempo ainda e quer fazer tudo rapidinho, ali no celular mesmo.

Larissa CoutinhoMelina SouzaEmma AttardAndrew Gowen

E pra quem pensa que só vale aderir ao projeto no início do ano, vamos deixar disso, pessoas! Dá pra começar amanhã se você quiser, o importante é que você só termine no mesmo dia do ano que vem. Eu fico muito animado a começar quando penso no assunto, quem sabe eu não coloco em prática? Quando isso acontecer, eu compartilho com vocês e convido a fazer comigo!

Compartilhe:
Facebook Twitter Pinterest Google+

  1. Therry Lee
    19 de julho de 2012 às 19:03

    O meu foi por água abaixo ):, acabava esquecendo de tirar foto 1 dia, 3 dias, 1 semana, 1 mês… IHOEHOIEOIHE

    Responder

  2. Stephanie Reis
    19 de julho de 2012 às 19:23

    Ah, tô no meio de um 365. Prestes a postar minha foto de número 186. E como você disse no final no post, comecei num dia qualquer e espero conseguir terminar! Toma um tempinho e às vezes apelo e posto foto pelo celular, mas é uma delícia e um comprometimento que você cria consigo mesmo e com a fotografia :)
    E acho que a evolução é nítida!

    ;* adoro o blog, é a primeira vez que comento :)

    Responder


    • 19 de julho de 2012 às 20:42

      Adorei suas fotos, Stephanie! Te adicionei lá, e volte a comentar por aqui! (:

      Responder

  3. Victor
    19 de julho de 2012 às 19:29

    Já baixei o aplicativo pro meu iPhone, mas pretendo fazer mu Flickr ou um Tumblr quando ganhar minha câmera profissional, achei muito interessante, na boa, parabéns mais uma vez melhor angulo!

    Responder

  4. Jaque
    19 de julho de 2012 às 19:30

    Sempre quis colocar em pratica esse projeto, só que não tenho tempo. Este ano eu comecei o projeto 52 weeks, que também é uma opção. Parabéns pelo post!
    Quinze Desejos

    Responder

  5. Carol
    19 de julho de 2012 às 19:34

    Adorei o projeto, mas como meu aniversário está perto vou esperar para começar no dia*-* Se não tivesse perto começava amanha mesmo*-!

    Responder

  6. Bárbara Constancio
    19 de julho de 2012 às 19:53

    Uau que show !Muito interessante vou dar uma olhada nesse site !

    Responder

  7. Gabriel Pontes
    19 de julho de 2012 às 21:54

    Que legal, velho!!!11 *-*

    Responder

  8. Marijleite
    20 de julho de 2012 às 10:21

    Eu comecei esse projeto em janeiro,mas só consegui fotografar por 3 semanas :( .Mas essas três semanas com certeza foram muito valiosas para mim!Na época eu só tinha a câmera do celular e pouco tempo para fotografar,na maioria das vezes só tinha a noite e câmera de celular a noite não é lá muito boa.Agora que comprei minha primeira máquina fotográfica (as dicas do melhor ângulo me ajudaram a escolher *___*) quem sabe eu me anime de novo.Sempre olhos minhas fotos no celular,me lembro do que aconteceu naquele dia…
    http://www.petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    Responder

  9. Pamela Wille
    20 de julho de 2012 às 12:14

    Sempre quis, mas eu não tenho tempo. Lembra dos seus tempos de Cefet? Então, mas eu ainda sou pior porque tenho aula sábado. E acho que não conseguiria tirar uma foto a nível de flickr por dia. Eu faria aquele de uma foto por semana.

    Responder

  10. Talita Leal
    20 de julho de 2012 às 13:44

    Zé tem um site que tem os temas de que foto tira em qual dia, pra quem fica com duvida em que foto tira é uma ajuda http://www.garotasdizem.com/2012/01/desafio-de-fotografia-photoaday.html
    ela traduziu só o primeiro mês, mas no site da pessoa que criou o desafio tem os outros meses. :D

    Responder


    • 20 de julho de 2012 às 18:38

      Eu conheço, pretendo colocar em um novo post no futuro (:

      Responder

  11. Nizer
    20 de julho de 2012 às 17:17

    Ótimas dicas :D
    Eu estou fazendo um PROJETO 366 desde o dia 1 janeiro deste ano!
    Aqui está o link pra quem quiser dar uma olhadinha e quem sabe acompanhá-lo!
    http://www.flickr.com/photos/nizerffdesign/
    Beijos

    Responder

  12. Carolina Garcia
    20 de julho de 2012 às 22:13

    Eu também tô fazendo esse projeto! >> projeto366dias.tumblr.com

    Não atualizo todo dia, porque é complicado ficar editando foto todo dia, depois de trabalhar e ir pra faculdade (tiro minhas fotos no horário de almoço e antes de ir pra facul).. Depois de tirar todas pela semana, edito alguma coisa e posto nos fins de semana…
    E não repare nas fotos, não tenho câmera profissional (ainda) e não consigo super fotos… Mas é um pedacinho do meu dia!

    Responder

  13. Alana Bastos
    23 de julho de 2012 às 00:52

    Adorei! E já aderi ao projeto \o/

    Responder

  14. maria carolina
    27 de julho de 2012 às 10:32

    comecei esta semana o meu 365project, espera que eu consiga D:
    http://www.flickr.com/photos/52065621@N08/sets/72157629892564194/

    Responder


    • 28 de julho de 2012 às 01:07

      Boa sorte, Maria Carolina! (:

      Responder

  15. Pingback: Tá Rolando! | Através dos Espelhos

  16. Lucas
    22 de dezembro de 2012 às 08:13

    Comecei um dos projetos no meu aniversário, 6 de outubro, e até agora estou conseguindo lembrar de tirar as fotos! Não estou atualizando minha conta no 365project, mas as fotos estão todas no meu computador, preciso só pegar um dia e upar AUSHAUSHAUS

    Confesso que há dias que não acontece exatamente NADA de interessante, mas esses são os melhores porque você tem que quebrar a cabeça e pensar em algo legal na rotina mesmo. Quando você sabe que vai ter um evento ou algo especial perde a graça, porque você não precisa nem se esforçar, já sabe qual vai ser a foto, só chegar e clicar…

    Meu maior empecilho, no entanto, é que EU NÃO TENHO CÂMERA ): Alguns dias consigo emprestar de amigos e tal, mas na maioria tiro com o celular mesmo. Não é grande coisa, mas já é um sinal que nem isso é desculpa pra não começar né? :D

    Responder


    • 22 de dezembro de 2012 às 21:37

      Tô pensando e começar no dia 1º e meu medo é isso de não ter NADA pra fotografar, medo disso, não tenho muitas ideias nessas situações, haha. Muito bom seu comentário, Lucas!

      Responder

  17. Alessandra Saraiva
    25 de janeiro de 2013 às 16:38

    Ahhhh não sabia desse projeto!!! Dels, como tô por fora das coisas!
    Vou criar um Flickr pra postar!
    Olha Lucas eu tenho uma Canon t4i ela é otima mas as vezes tenho dificuldades pq ela é grande, e junto com a bolsa então é quase uma mala, e ai no dia dia pra tu ficar andando com ela é complicado, primeiro que é pesado e segundo que chama muita atenção, eu trabalho em um banco e ela sempre trava na porta –‘ o que me força deixa-la no armário ( faço um escandalo, mas não deixo ela lá não!! ) por isso as vezes uma câmera compacta salva a sua vida, claro, nos fins de semana é mais facil pois tem tempo e tals, mas no dia dia, fica mais dificil!
    Olha haja imaginação, mas nada que olhando as inspiração aqui do blog, não se dê um jeito!
    Beeeios e obrigada por mais essa dica Zé!

    Responder

  18. Leila
    08 de novembro de 2013 às 01:45

    Eu amo fotografia, respiro fotografia, estava procurando saber mais sobre esse projeto e por sorte encontrei o teu site, amei, vou tentar vamos ver se dá certo! :)

    Responder

  19. Eugênia Melo
    02 de janeiro de 2014 às 15:03

    Olá Zé, achei o máximo este projeto , começarei hoje mesmo, será um desafio muito grande.

    Responder


    • 02 de janeiro de 2014 às 15:40

      O 365 é ótimo! Boa sorte, Eugênia! ^-^

      Responder

  20. Raíne Santana
    13 de outubro de 2014 às 14:48

    A ideia é surpreendentemente interessante, os dias tem passado cada vez mais depressa e acho que com esse projeto as pessoas veriam passar um pouco mais lentamente ou pelo menos teriam consciência do que aconteceu durante o ano.
    Eu não acho que participaria de um projeto com tal intuito por que eu não teria o que compartilhar mas adoraria conhecer pessoas que participaram.

    Responder

  21. Florbela Oliveira
    12 de novembro de 2015 às 09:58

    Comecei à uns meses este projeto de uma foto por dia. Mas é para continuar 365 sobre 365, as fotos não são é do próprio dia, mas são todas minhas.
    https://www.facebook.com/Bomdia.coimbra/

    Responder

  22. AnaSousa
    07 de maio de 2016 às 15:20

    Olá, eu comecei á pouco tempo o meu projeto dos 365 dias, tenho postado as fotos no fliker e no meu blog, já estou no dia 21, no inicio mesmo!
    Muitas das vezes não tenho nada para fotografar, perdida na monotonia dos dias e muitas das vezes fico preguiçosa ou quase não tenho tempo.
    Apetece esticar o tempo do dia para poder fazer tudo, mas não dá e por isso dedo as ideias mais complexas para aqueles dias em que não tenho mais nada para fazer e tento fotografar coisas simples.

    Blog:http://the3oclock.blogspot.pt/search/label/AnaSousa
    Flickr: https://www.flickr.com/photos/135056700@N04/albums/72157664977839013

    Responder

  23. Kelly Cristina
    21 de dezembro de 2016 às 00:00

    Adorei a ideia !! gostaria muito de participar,ja doo sangue de 3 em 3 meses mas tem outra coisa que sempre quis muito fazer, mas ainda nao consegui. Gostaria muito de entrar na fila de doadores de medula, sou de varginha mg e aqui nao consegui descobrir nada sobre como posso conseguir isso, se alguem puder me dar um help! VLW … E q o projeto 365 continue ………

    Responder

  24. Valéria
    06 de janeiro de 2017 às 13:08

    Quando terá aplicativo para Android?

    Responder

  25. Emizael Andrade
    02 de março de 2017 às 23:23

    Sou fotografo a uns 4 anos, e sempre tive vontade de fazer um projeto autoral e gostei da ideia de 365, darei inicio a esse projeto ainda este mes. espero poder contar com os amigos nas primeiras analises.

    Responder

  26. Patrick Medune
    10 de março de 2017 às 22:23

    Olá Zé, tudo bem?
    Pesquisei, mas não achei. O projeto 365 precisa necessariamente ter início no começo do ano?

    Responder


    • 12 de março de 2017 às 15:55

      Não, Patrick! Se você não se importa de começar no meio do ano, tudo bem!

      Responder

Deixe um comentário!


Comentário:
Para ter sua foto no avatar dos comentários, siga esse tutorial.